30 de junho de 2009

USIM5 - maledita

Subiu na abertura quase 2% e voltou pra encher a paciência dos comprados. Mercado não está nada fácil

TNLP4 - fica ex-dividendos hoje

Papel segue avançando pouco a pouco, amanhã paga dividendos de 2 reais.

BISA3

Papel agulhou na compra no gráfico diário, rompeu uma congestão de mais de 2 meses marcando novo pivot de alta, com volume alto, e vai dando entrada no curto prazo com targets em 4.72 e 5.10 (um belo range). Papel acima das MMes 17/34/200, IFR e E/L em elevação. Estope gráfico distante, portanto eu colocaria no meio do candle marobozu branco de hoje um estope financeiro, por volta de 4.08, daonde abaixo já tiraria um pouco do encanto.

WEGE3


Papel trabalha acima da LTB do canal de baixa, mas vai sofrendo para sofrer a primeira retração de Fibo, que virou resistência. O estope está em 12.78, e pra acelerar tem que romper os 14.20 de qualquer jeito. Pode formar um OCO, pode não formar, só saberemos isso se perder o neckline.

IBOV

Retornando após o teste na LTB e tem agora suporte em 51.100, que seria interessante não perder sob pena de irmos visitar os 50k novamente. Alguns papéis dando "pinta" de formarem OCO no diário, como o próprio IBOV, PETR4, WEGE3, mas até que não forem acionados, nada significam. Recomendo diminuir exposição ao mercado.

Ibovespa,

Tocou a linha de retorno do canal de baixa e segue agora afundando...feio demais..dia cheio, depois do almoço volto com uma análise parcial do mercado

Bom dia azul

IBOVESPA FUTURO, 52.970 +0,97%.

29 de junho de 2009

Gafisa - olha quem está querendo aparecer

Repicando na retração de 50% de Fibo, rompeu primeira LTB da cunha descendente, parou cravada no teste da segunda LTB. OBV ainda não muito bom, mas reagindo. Se quiser começar a subir a partir daqui, vai ter amor pra dar.

IBOV e DJIAI



IBOV, anulou o candlezinho sinistro que deixou na última sexta-feira e dá sequência ao repique, tempo target imediato em 52.700, ao mesmo tempo resistência que rompida desconfiguraria a possibilidade de um OCO e daria, por Fibo, o carimbo para uma visita nos 54k.

DJI, anulou também o candle esquisito deixado no último pregão e deu sequência ao repique, sendo que este para significar novas altas precisa passar antes pelos 8.600.


USIM5


USIM5, papel voltou a trajetória de alta rompendo o topo anterior e marcando assim um novo pivot de alta, dando entrada com objetivos em 46.50 e 55.30. Papel trabalha acima das médias móveis, 17/34/200, tem um OBV convergente com um novo movimento altista, agulhada na compra em formação. Estope gráfico distante, usaria um estope financeiro de 3% abaixo do valor de fechamento recomprando o papel em caso de violinada se necessário.


Mercados estáveis e de lado

Visanet com mais de 2bilhões negociados no dia de hoje, deixou o mercado inteiro com baixa liquidez.

Análise grátis ao vivo na ADVFN hoje

Vale muito a pena pessoal. Basta fazer um cadastro lá na ADVFN e clicar
http://www.insidernews.com.br/auditorio

O analista manda muito bem.

VNET3

Bela IPO, quem conseguiu reservar já está faturando 13%, parabéns aos sortudos.

Por hoje, IBOV devendo um rompimento nos 52700 para livrar perigo de mais quedas.

TNLP4


LTB rompida e congestão rompida com preços trabalhando acima da faixa dos 31 reais.

26 de junho de 2009

Até logo Michael



Escreveu, produziu, dirigiu, dançou, cantou, vendeu como ninguém. Quando moleque, só ouvia ele, e tentava imitar o moonwalker, mas sempre em vão.

Infelizmente não deixaram ele ser criança no começo, acabou sendo no final. Mas mandou muito bem na maioria do tempo.

Boa Michael!

Que Deus o tenha amigo ;)

Obs.: A performance no Montow 25 é histórica, de início ele não queria se apresentar, no final acabou indo e de quebra mostrou o moonwalker pela primeira vez, deixou todo mundo de queixo caído.

WEGE3 - vejam quem rompeu um canal de baixa


Belezura, agora é ver se a criança desenvolve. FFTL4, mesmo caso.

No domingo farei a análise dos papéis MGA. Bom fim de semana a todos!

Ibov e Dji



Ibovespa, fechou o último pregão da semana com um shooting star na resistência dos 51.700, que era o ponto importante a ser vencido para tirar a pressão da venda no curto prazo. Pelo martelo deixado no semanal, pode ser que venha a vencer essa resistência num segundo momento. Contudo, se voltar a cair e confirmar essa shooting star seguirá a sua tragetória de baixa terciária e perigar romper uma figura OCO - ombro,cabeça,ombro - no gráfico diário, que seria um tanto quanto desastroso para os compradores de curto-prazo, e modo perfeito de acabar com uma tendência de alta secundária. Atenção ao rompimento dos 51.700 e 49.000.

DJI, fechou o último pregão da semana com um candle de queda, fazendo pullback a LTB rompida na quinta-feira. Nada que assuste muito, mas se voltar a perder os 8400, pode ir buscar 8100 no curto-prazo, para começar.

Troféu MGA da semana vai para o setor de celulose, que resolveu subir com ARCZ6 e VCPA4 nos últimos 3 pregões da última semana de julho como se não houvesse amanhã.

Semana corrida no trabalho, mas durante o fim de semana responderei as perguntas dos leitores amigos.

TAMM4 - chegou ao seu destino

Demorou, teve turbulência, mas chegou. Papel no target.

GGBR4 - BBDC4 - ARCZ6 - bem fortes

Ibovespa

Rompendo os 51.700, bom se manter acima pra chamar rally

25 de junho de 2009

Papéis MGA

Repique lindo e esperado, mas nada de mude o viés baixista do mercado. A coisa só volta a mudar de cara com novos fundos e topos ascendentes. Para mim, realizar cedo demais, nesse período, é mandatório. Muitos papéis com o mesmo comportamento, rompendo LTB, dando compra e com estope nas recentes mínimas desse braço de queda.

ARCZ6, subiu forte e rompeu sua LTB de curto prazo mais inclinada. Vai em busca da próxima resistência em 3.15. Sobrevendido.

LAME4,
subindo lindamente, mas dentro da congestão ainda. 9.70 é aonde começar a acelerar. Sobrevendido.

BRKM5, subiu forte e rompeu sua LTB de curto prazo mais inclinada. Vai em busca da próxima resistência em 7.59. Sobrevendido.

VCPA4, subiu forte e rompeu sua LTB de curto prazo mais inclinada. Vai em busca da próxima resistência em 22.04. Sobrevendido.

RSID3, subindo lindamente, mas dentro da congestão ainda. 7.95 aonde melhora o viés. E/L em elevação.

ITUB4, subiu e confirmou fundo, mais ainda não venceu a mais inclinada LTB. Acima de 31.02 clarea.


CSAN3, voltou a subir. Pra voltar a passar confiança tem que fazer um fundo mais alto agora.

SDIA4, ontem deixou candle de topo e hoje acabou cedendo, apesar de que a lateralização seja seu destino mais provável. Acima de 5.22 a galinha voa, para baixo, 4.61 é o suporte.

ALLL11,ontem deixou candle de topo, hoje subiu forte mas ainda precisa fechar acima dos 12.45. 13 é muralha. Sobrevendido.

JBSS3, subiu muito forte mas AINDA dentro de um canal de baixa e tem viés de mais queda. 6.61 é o estope, 7.81 aonde volta a passar confiança.

ABYA3, se segurando na área de suporte em 2.25, finta os 2.16. Viés baixista, o volume é forte e tem cheiro de mais queda.

PLAS3, que sono desse papel, congestão maior impossível. Bollinger prevê movimento forte. O estope é 2.08.

MMXM3, agulhada na venda no diário, deixou um candle de indecisão hoje. Viés baixista, embora possa surpreender.

LLXL3, subiu mas segue lateralizando e aumentando a área de congestão. Suporte e estope em 3.60. Acima dos 4.14 anima.

WEGE3, com a máxima rompeu o canal de baixa, com o fechamento acabou voltando para dentro dela, vemos que essa LTB é bem forte. E/L em elevação. Segue com estope em fechamento abaixo dos 13.00, e rompendo os 14.20 anima muito.

GFSA3, subiu bonito, quase rompendo acima a cunha descendente, acima da LTB vai dar rally, FICAR DE OLHOS BEM ABERTOS. 14.82 é estope. 16.41 é aonde tem que vencer.

POSI3, subiu mas segue dentro do canal de baixa e precisa animar rompendo a LTB. Estope em 9.75.

Ibovespa - como enxergo


2 canais de baixa, um maior e menos íngrime, um menor e mais inclinado. O canal menor foi rompido hoje, agora parte para buscar os 52.500, que é aonde para mim, clarea um bocado na compra. Mas o mercado volta a ficar bull mesmo, para mim, acima do canal maior de baixa cujo rompimento só se daria mesmo acima dos 53k. Até lá muita coisa pode rolar. Repique de hoje foi monumental, mas o pivot de baixa segue acionado e só muda com um novo fundo ascendente.


Aff, que dia para estar fora da bolsa...

Líquido e com a mão no bolso...dureza...

Dia ausente

Desculpe gente, passei o dia todo no batente hoje, abrindo Home Broker agora. Ví que teve alegria. Mais tarde volto pra falar dos papéis MGA

24 de junho de 2009

Ibovespa - 2 canais de baixa no intraday


Temos 2 canais de baixa no intraday do Ibovespa, um mais largo e menos inclinado, e um mais estreito e íngrime. Pelo primeiro amanhã temos repique, pelo segundo mais queda. Vamos ver o qual prevalece.


Papéis MGA

Muitos papéis abrindo venda no gráfico diário e dando oportunidade de ganhar com os papéis em queda. Mas não vou colocar estratégias de venda para nenhum deles porque acredito que é uma operação mais complicada de se fazer e tenho comigo que sardinha compra mais barato, vende mais caro, ponto final. Mas não é errado de fazer, apenas tem que se saber fazer pois um estope numa operação de venda pode quebrar feio, especialmente numa reversão, que não demorará a ocorrer. O MGA preza pela solvência financeira dos seus leitores, por isso esse cuidado.

ARCZ6, fez candle de fundo ontem e confirmou hoje, contudo segue em tendência de baixa, e em tendência de alta todos os fundos serão rompidos. Precisa romper a LTB e pivotear acima. Sobrevendido, abaixo das médias móveis.

LAME4, congestão brabíssima, clarea acima dos 9.70.


BRKM5, fez fundo ontem, confirmou hoje, mas enquanto não sair do canal de baixa, não tem compra. Sobrevendido, abaixo das médias móveis.

VCPA4, fez candle de fundo ontem e confirmou hoje, contudo segue em tendência de baixa, e em tendência de alta todos os fundos serão rompidos. Precisa romper a LTB e pivotear acima. Sobrevendido, abaixo das médias móveis.

RSID3, lateralizada; 7.04 é o estope e aonde a coisa complica para os compradores. 7.95 aonde melhora o viés.

ITUB4, segue caindo e pressionado na venda por uma inclinada LTB. Acima de 31.02 clarea.


CSAN3, voltou a subir muito forte depois da queda abrupta. Pra voltar a passar confiança tem que fazer um fundo mais alto agora.

SDIA4, mal confirmou fundo e já deixou um candle de topo. Acima de 5.22 a galinha voa, para baixo, 4.61 é o suporte.

ALLL11,subiu forte e caiu forte, deixou um candle horrível, chama queda para amanhã. Abaixo dos 11.02 forma um Mega "M" com projeções em 9.50.

JBSS3, nada de novo, trabalha dentro de um canal de baixa e tem viés de mais queda. 6.61 é o estope, 7.81 aonde volta a passar confiança.

ABYA3, chegou no objetivo dos 2.25 e agora finta os 2.16. Viés baixista, o volume é forte e tem cheiro de mais queda.

PLAS3, fez o pullback na LTA perdida e não teve força para adentrar nele novamente. O estope é 2.08.

MMXM3, rompeu para baixo o triângulo simétrico, estopou compradores e fez pivot de baixa dando chance de venda. 5.85 é o próximo suporte. Agulhada na venda no diário.

LLXL3, vai lateralizando e aumentando a área de congestão. Suporte e estope em 3.60. Acima dos 4.14 anima.

WEGE3, inventou um canal de baixa para trabalhar e complicou a vida dos comprados. Segue com estope em fechamento abaixo dos 13.00, e rompendo os 14.20 anima muito.

GFSA3, segue com preços afunilando dentro da cunha descendente, fez fundo ontem, confirmou hoje, mas enquanto não romper a LTB não passa confiança. Sobrevendido e devendo um rally.

POSI3, segue como o resto do mercado, trabalha num canal de baixa e precisa animar rompendo a LTB. Estope em 9.75.

WEGE3


O danado formou um canal de baixa, coisa que não tinha quando deu entrada. O estope está em 12.99, ou mais abaixo em 12.50. Cheguei a comentar a tarde aqui no blog, quando estava positivo, que precisava muito romper esse canal pra acelerar. Acabou sentido a pressão novamente e se faltar força, deve ir buscar a linha de suporte do canal novamente. Quase todo o mercado está nessa situação. Quem estiver inseguro, vende e tenta recomprar mais em baixo.

Ibovespa - derretendo no canal de baixa - agora negativou

Ibovespa - derretendo no canal de baixa

Por isso nunca compre no ponto de retorno de um canal de baixa, é o alvo dos vendedores.

Dito e feito - bateu na linha de retorno, retorna mesmo

No post do meio dia:

"Gravidade ainda pesa para baixo e se tudo seguir conforme a análise técnica, deveremos ter uma realização na segunda etapa do pregão."

FFTL4 - rompendo canal de baixa


Precisa manter até o fechamento do dia assim e confirmar amanhã.

Ibovespa


Atualizando, vejam a dificuldade em se romper um canal de baixa:


FFTL4


Se não romper esse canal de baixa deve voltar para a base


Ibovespa


Movimento do Ibovespa até o momento dentro do previsível, margeando a linha de retorno do canal de baixa nesse momento, ainda sem conseguir vencê-la e tampouco a MMe200, ainda um pouco distante. Gravidade ainda pesa para baixo e se tudo seguir conforme a análise técnica, deveremos ter uma realização na segunda etapa do pregão.

HAGA4

Peço por favor aos leitores que não comentem sobre esse lixo, sobre essa fraude, sobre essa quadrilha no nosso querido blog e muito menos fomentem qualquer trade no ativo.
Mico não tem lugar aqui.

Por minha vez este foi o último post nesse marcador.

VISANET - eu ia participar

Oferta da VisaNet perde 19 corretoras

Plantão | Publicada em 24/06/2009 às 09h01m

SÃO PAULO (Reuters) - As organizadores da oferta de ações da VisaNet, que pode ser uma das maiores abertura de capital do mundo dos últimos meses, anunciaram nesta quarta-feira a exclusão de uma série de corretoras da operação, no último dia de reserva dos papéis.
Segundo a VisaNet, cerca de 20 corretoras, entre elas Ágora, Bradesco e Fator, deixaram de integrar o grupo de instituições participantes "tendo em vista suposta veiculação de material publicitário acerca da oferta não submetido à prévia aprovação da CVM".
O coordenador líder é o braço de banco de investimentos do Bradesco. Representantes do banco não estavam disponíveis para comentar o assunto. Já a assessoria do Fator não pode comentar imediatamente.
Pelo cronograma da oferta, que pode alcançar 9,7 bilhões de reais se incluídos lotes suplementar e adicional, o período de reserva iniciado em 17 de junho acaba nesta quarta-feira e a fixação do preço se dará dia 25.
No comunicado, os organizadores afirmam que os investidores não institucionais que tenham feito pedidos junto às corretoras excluídas e que por isso tiveram suas reservas canceladas poderão fazer novos pedidos até esta quarta-feira, desde que nos mesmos termos e condições do pedido original.
Os termos do prospecto previam que a oferta ao varejo será de entre 10 e 20 por cento das ações, excluídos os lotes suplementar e adicional.
A abertura de capital da VisaNet, maior companhia de captura e processamento de pagamentos eletrônicos de cartões do país, faz parte de projeto iniciado em 2008, mas que tinha sido suspenso diante da crise econômica global, que paralisou as operações no mercado de capitais.
Veja a seguir a lista das corretoras eliminadas da oferta, segundo comunicado publicado pela VisaNet:
-ABN Amro Real
-Ágora
-Alfa
-Ativa
-Bradesco
-Coinvalores
-Corretora Geral de Valores e Câmbio
-Souza Barros
-Elite
-Fator
-Finabank
-Gradual
-Hencorp Commcor
-ICAP do Brasil
-Intra
-Link
-Solidus
-Umuarama
-Unibanco Investshop



http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/06/24/oferta-da-visanet-perde-19-corr etoras-756486598.asp

23 de junho de 2009

HAGA4


Caindo 60% desde o topo.

Mico: fique longe dele.


MMX - só acaba quando termina


Fechando acima da LTA pode renovar as esperanças.

Sobre MMX

Vai perdendo a LTA do triângulo simétrico com volume muito forte, estopando compradores e abrindo venda no curto prazo. Muito cuidado aí.

BEES3 - auch!


Caindo 23% com um GAP enorme, pulou estope dos compradores que no momento não tem nada a fazer. Um exemplo do que é estar na renda variável.


TNLP4


TNLP4, após corrigir até a retração de 50% de Fibonacci de toda a recente pernada de alta, papel faz fundo e busca a confirmação com fechamento acima dos 30.84. Acima desse valor dá entrada com estope em 29.70 e target inicial em 33 que vencido libera o ativo para o teste no último topo em 36. Ativo extremamente sobrevendido tanto no IFR quanto no E/L e no momento brigando para ficar acima da MMe200. A entrada para operação diária se dá apenas com fechamento acima dos 30.83, mas um adiantamento com metade dos lotes durante o pregão também parece razoável. Setor defensivo durante períodos de queda, ficará ex- dividendos no dia 01/julho.

TNLP4

Acima de 30.83 dá entrada com estope em 29.70.

22 de junho de 2009

Comprado nos 54k

Papéis MGA

Ibovespa, perdeu o suportão psicológico dos 50k e de quebra os suporte dos 49,5k fechando quase na mínima com um expressivo marobozu, chamando mais queda. Nem os mais pessimistas imaginavam isso. Agora suporte em 48k. Dalí pra baixo vai buscar os 45k.

ARCZ6, perdeu o suporte dos 2.84, segue agora na busca pelos 2.51 com pivot de baixa deflagrado. Totalmente vendido.

LAME4, rompeu a figura de Diamante para baixo, vai buscar os
8.50 mas ainda sem pivot de baixa.

BRKM5, comprado foi estopado com o fechamento abaixo dos 6.84, papel segue com pivot de baixa acionado chamando venda com objetivo inicial em 5.49.

VCPA4, outro que estopou comprado e declarou venda com objetivo inicial em 13.45. Volume acima da média nessa queda.

RSID3, 7.09 é o estope e aonde a coisa complica para os compradores. 7.95 aonde melhora o viés, que por enquanto vai sendo baixista.

ITUB4, se segurou bem diante da carnificina, mas ainda não confirmou fundo. Segue pressionado na venda por uma inclinada LTB. Acima de 31.02 clarea.


CSAN3, caindo como se não houvesse amanhã; sem sinal de melhora. Suporte em 13.28, resistência imediata em 14.12.

SDIA4, se segurando. Acima de 4.80 confirma fundo e gera oportunidade de compra, para baixo, 4.61 é o suporte.

ALLL11, Seguiu na correção e estopou compradores fechando abaixo dos 11.56. Abaixo dos 11.02 forma um Mega "M" com projeções em 9.50.

JBSS3, nada de novo, trabalha dentro de um canal de baixa e tem viés de mais queda. 6.61 é o estope, 7.81 aonde volta a passar confiança.

ABYA3, rompeu triângulo simétrico para baixo e segue na busca dos 2.25. Viés baixista.

PLAS3, com volume acima da média confirma fundo e vai fazendo um pullback na LTA perdida do triângulo simétrico; se voltar acima passa mais confiança: estope 2.08.

MMXM3, desenvolve dentro de um triângulo simétrico, aonde romper acelera. Pra cima precisa vencer os 7.76, pra baixo, estope 6.60.

LLXL3, trabalha dentro de um triângulo simétrico. Suporte e estope em 3.60. Acima dos 4.14 anima.

WEGE3, incrívelmente fez pullback na LTB rompida e cedeu muito forte. Volume baixo não corrobora movimento. Segue com estope em fechamento abaixo dos 13.15, o que não ocorreu hoje.

GFSA3, fechou abaixo do último suporte acionando estope e abrindo venda no curto prazo com objetivo imediato em 13.76.

Bovespinha no Twitter

Meu Gráfico Amigo tem mais um amigo na web, é a página do Bovespinha, agora no twitter. Você acompanha o mercado, fica bem informado durante o pregão com um dos traders mais competentes do mercado, um dos meus professores.

https://twitter.com/Bovespinha

Sucesso amigo!

BVMF3


Dizem que o comportamento desse papel antecipa o mercado. Se for mesmo, circuit break a caminho.

Ibovespa - nunca subestime o poder de uma LTA rompida


Ibovespa, trabalhando dentro de um canal de baixa bem definindo e inclusive rompendo para baixo com a cotação atual a linha de suporte inclinado, o que sugere alguma recuperação até o fechamento, mas nada muito expressivo. Candle abaixo das médias móveis. Próximos suportes em 49.5k e depois em 48k, esse último sendo mais forte e importante.


Ibovespa - abaixo dos 50

Mercado vai buscando os 48k, próximo suporte relevante.

Ibovespa - abaixo dos 50 acelera

Mercados em queda

Aqui e acolá seguem os mercados com viés baixista, trabalhando abaixo das médias móveis, abrindo bollinger para baixo. Como havíamos visto pelo comportamento das elétricas na semana passada, mercado deve iniciar um novo período de baixa, nem que seja para voltar a subir de novo. Muita cautela.

21 de junho de 2009

Uma palavrinha sobre o DJI


DJI, gráfico mensal, canal de baixa bem definido, candle de topo na linha de resistência inclinada. Se a gravidade pesar, vai ser curioso de ver.

IPO: Visanet - VNET3

Confesso, meu conhecimento sobre IPO's é o mesmo sobre o comportamento noturno dos corais do oceano pacífico: nulo. Como o papel é lançado sem gráfico fica difícil prever qualquer comportamento. Para termos alguma idéia da oportunidade de se entrar nessa IPO precisamos portanto fazer uma análise fundamentalista da empresa, coisa que eu também sei próximo do nível zero. Segundo o estudo do Jayme Ghtinick, o PL vai estar girando na casa dos 12, e segundo ele, não vai estar barato, mas também não vai estar caro. O que posso dizer é que a Visanet é líder no segmento, é controlado por bancos muito fortes como Brasdesco e Santander, e que certamente para investidores de longo prazo deve ser um baita negócio: empresa sólida, lucrativa e como vocês sabem, dinheiro plástico é o futuro das negociações no varejo.

Olhando a abertura de capital da concorrente da Visanet, a Redecard, vemos que ela foi muito forte e teve uma valorização expressiva. Olhando a abertura da Visanet nos EUA, idem. Olhando a história das últimas IPO's antes da crise, fortes valorizações ocorreram nos primeiros dias e depois os preços foram se acomodando e criaram vida própria.

Confesso que ainda estou procurando informações que me ajudem a tomar uma decisão, mas também não estou 100% certo do que fazer. Comentários são bem vindos.

19 de junho de 2009

Papéis MGA - fechamento da semana

IBOV, fechou a semana confirmando topo dos 2 dojis deixados nas 2 semanas anteriores, perdendo sua LTA mais inclinada que vinha desde março e dá início a um novo clico de correção que já pode ser bem visualisada no gráficio diário, aonde já trabalha dentro de um bem definido canal de baixa. Possívelmente venha encontrar a linha de suporte inclinado do largo canal de alta traçado no grande fundo da crise na região dos 45-48k ou mesmo a sua MMe200 para voltar a subir. Compras mais cautelosas, trades mais estudados, é assim que deve ser daqui para a frente, acabou o caviar.

ARCZ6, já ouviu falar do cão chupando manga? Então, tá bem parecido. Feio demais, perdeu o suporte psicológico dos 3 reais, e agora vai buscar os 3.84, aonde perdido chupa mais manga ainda nos 2.51.

LAME4, ainda lateralizando e dentro da figura Diamond.
Acima de 9.69 acelera. Estope em 8.50.

BRKM5, igual mulher de bêbado, quando pensa que vai vir um abraço, vem porrada. 7,62 é o ponto a romper para acelerar bonito. Estope em 6.84.

VCPA4, vejam como é importante esperar a confirmação de um fundo: por um centavo não confirmou, e agora voltou a feder! 20.69 é estope, MMs começando a apontar pra baixo, viés baixista.

RSID3, rendeu um tiquinho para em entrou, sei não...congestão feia. MMs lateralizadas, enquanto não passar os 7.95 não tem papo.

ITUB4, ainda segue devendo uma confirmação de fundo do martelo plotado na quarta-feira. Segue pressionado na venda por uma inclinada LTB. Sei não.


CSAN3, segue forte na correção, sem sinal de melhora. Suporte em 13.28, resistência imediata em 14.12.

SDIA4, possível fundo, aguarda-se confirmação, muito embora já trabalhe num canal de baixa e tenha desconfigurado um pouco a trajetória altista. Candle abaixo da MM21

ALLL11, Seguiu na correção, sem novidades. Estope em 11.56.

JBSS3, trabalha dentro de um canal de baixa, mal fez fundo, já deixou um candle de topo hoje. Horrível. 6.61 é o estope, 7.81 aonde volta a passar confiança.

ABYA3, trabalhando dentro de um triângulo simétrico, figura de indecisão. 2.25 é o estope, 2.90 é o ponto a romper.

PLAS3, vai fazendo um pullback na LTA perdida do triângulo simétrico; estope 2.08. Bollinger encurvando para baixo, cuidado aí.Acima de 2.60 passa confiança.

MMXM3, desenvolve dentro de um triângulo simétrico, aonde romper acelera. Pra cima precisa vencer os 7.76, pra baixo, estope 6.60.

LLXL3, trabalha dentro de um triângulo simétrico. Suporte e estope em 3.60. Acima dos 4.14 anima.

Sinais do mercado

Repique de hoje após martelo de quarta-feira com volume ridículo.
Elétricas subindo com fluxo estrangeiro positivo.
Blue-chips caindo com fluxo estrangeiro negativo.

Para mim o recado foi dado: o bull market vai dar um tempinho.
Trades de compra em papéis pontuais, trades de venda parece que se tornarão mais usuais.

Falamos depois com a análise dos papéis MGA. Boa noite a todos.

WEGE3 - setup de compra


WEGE3, confirmou fundo com um volume ensurdecedor sobre a MMe200, a retração de 50% de Fibonacci e ainda de quebra rompeu uma inclinada LTB que vinha pressionando a realização no papel desde o último topo, agora target inicial, nos 16.30. IFR e EL, que estavam na sobrevenda, cruzaram na compra e inflexaram pra cima, dão tom otimista ao movimento. Estope nos 13.15.

Gafisa - o que acontece?


Acontece que, como já havia dito na análise de ontem, a LTB da cunha altista precisa ser vencida para dar aceleração na compra. Vejam como o papel abriu forte, tocou com a máxima essa linha de baixa e sofreu com a pressão vendedora. Acabou encerrando no mesmo preço que abriu e demonstrando a indecisão da fase que vive. Mas a cada dia que passa, as linhas vão se afunilando e muito em breve, até no máximo 17 de julho, o ativo precisa decidir pra onde vai. A linha vermelha é a pressão de venda, e a linha verde, é a pressão de compra. O bom para os compradores é que essa figura antecipa um movimento forte de alta, vamos ver se confirma. O fundo segue confirmado e o estope também. Mas pode dar uma canseira.

BVMF3 - atualizando


Papel segue evoluindo conforme preço de entrada do dia 17, desde então dando R$1,00 por papel de lucro.


ELET3 +7%


9 de junho, postei um setup de compra de ELET3, estava fazendo fundo sobre a MM200. De lá pra cá, quase R$5,00 por papel. O leitor Luiz Gonzaga comentou sobre a virtude da paciência no papel. Parabéns Luiz, você tinha toda a razão. Parabéns para quem acreditou.


VALE5

Tem papel pior? Maior âncora do Ibovespa no ano, de lado há meses. Tá louco.

Mercado em pleno repique

Nossas Gafisas e MMX com altas de 2% cada, bom demais. Bom dia a todos.

18 de junho de 2009

GFSA3


Sempre me esqueço de ver Fibonacci. Fundo e confirmação de fundo acima do suporte marcado pela retração de 50% de Fibo. Se for para dar certo, não poderia começar melhor.

GFSA3 - papel dando entrada


GFSA3, desenvolve com preços afunilando dentro de uma cunha de alta e confirmou hoje com o fechamento um fundo que chama entrada com estope em 15.38 e targets em 17**19.66**20 e 22.20. Ativo segue com IFR e EL em cruzamento de compra inflexando para cima, candle trabalha abaixo das MMs 17/21/34. Rompendo a LTB papel fica mais solto na compra.


MMXM3 - papel dando entrada


MMXM3, após uma boa realização papel voltou até uma LTA e fez um fundo, confirmado pelo encerramento de hoje e pelo rompimento de uma LTB de curto prazo, chamando compra com estope em 6.60 e targets em 7.76 e 8.24. OBV com divergência altista, EL sobrevendido inflexando pra cima e cruzando na compra, com candle trabalhando acima das MMs 17/21/34.

HAGA4


Não é sermão, de verdade, mas essa é a razão pela qual eu não brinco com mico, porque o mico dá mas o mico tira, e quando ele tira, costuma não devolver. Sinto muito pelos amigos que compraram no topo e agora amargam esse prejuízo difícil de engolir. Agora é manter a calma, respirar fundo, evitar atitudes precipitadas como fazer preço médio, migrar para outro mico etc. Realize o prejúizo, levante a cabeça, estude e invista aonde você possa recuperar, mesmo que seja no médio ou longo-prazo. A vida continua, e ela dará novas oportunidades. Basta não perder a esperança.

Caro Leonardo, o mundo dá voltas, use essa ocasião para fazer de novo e fazer melhor, para evoluir e dar a volta por cima. Pode não ser amanhã, mas esse dia virá tão logo você se coloque no caminho certo da técnica e do estudo. Conte com o MGA.

GFSA3 - Fazendo fundo


GFSA3, papel desenvolve dentro de uma cunha de alta, figura altista, e vai confirmando fundo e dando entrada, muito embora só tenha perspectivas de melhora acima da LTB que vai pressionando o papel na venda. Estope e targets no gráfico acima. OBS.: Só vale se fechar acima dos 16.

MMXM3


Vai confirmando fundo em cima de uma LTA de curto prazo, com indicadores bem aliviados e estope relativamente curto, nos 6,59. 7.76 é o primeiro ponto a vencer. Candle querendo voltar a trabalhar acima das médias móveis. Bem interessante.

DJI sobe 1% e aqui 0.5%

Realmente parece que os tempos mudaram para nós e a gravidade faz peso cada vez maior sobre o índice. No gráfico de 60minutos continuamos abaixo das médias móveis, e enquanto não rompermos os 53k, tudo não passará de repique. Bom para perder dinheiro, comprando ou vendendo. Cuidado aí gente. Bom dia a todos.

Abertura - Ghtinick

O governo americano anunciou um ambicioso programa de regulação dos mercados, sem provocar ainda repercussões específicas. Os mercados prosseguem em modo de acomodação, com volumes menores, com o noticiário esvaziado de eventos mais rumorosos. No Japão, o Nikkei225 recuou 1,39%, na Europa as blue chips do Stoxx50 perdem até agora 0,5% e os futuros americanos estão operando praticamente estáveis, depois de uma sessão lateral ontem. Poucas oscilações também entre moedas e comodities, a não ser os metais industriais, que operam hoje em baixa Por aqui, a Bovespa teve grande volume ontem, em razão do vencimento de futuro e opções sobre o índice; as cotações estiveram de lado, ainda que os papéis principais estivessem pressionados pela venda das corretoras internacionais, um pouco maior ontem. Houve mais um aumento expressivo no aluguel de VALE5 (quase 50% a mais em 3 ou 4 pregões). No pré-pregão, o Fut. Agosto está em estabilidade com volume alto de 6,3 mil contratos. No intraday, leves sinais de divergência altista dos indicadores.

17 de junho de 2009

BVMF3


Fechando acima desse valor, dá entrada. Bela tendência de alta, fácinho de operar.

FFTL4


Ativo formou um bem definido canal de baixa terciário, e uma melhora na compra só quando se livrar desse buraco negro, ou através de giros rápidos ao menor sinal de fundo. Pena.

PLAS3


Rompeu ontem o triângulo simétrico para baixo, confirmou o rompimento hoje, mas aparentemente vai se segurando acima do suporte dos 2.07. Para cima, volta a interessar acima dos 2.42

Papéis MGA

ARCZ6, quicou novamente na região dos 3,00, fechando acima dos 3.09 tem fundo confirmado. Sobrevendido.

LAME4, ainda lateralizando e dentro da figura Diamond.
Acima de 9.69 acelera. Estope em 8.50.

BRKM5, subiu, mas sua configuração segue bem baixista. 7,62 é o ponto a romper para acelerar bonito. Estope em 6.84.

VCPA4, tá com tudo pronto para confirmar fundo no diário, só falta...confirmar! 20.69 é estope para quem quer se adiantar. MMs lateralizando.

RSID3, confirmou fundo no diário, deu entrada com estope em 6.90. Acima dos 7.95 dá graça.

ITUB4, martelou, precisa confirmar o candle de fundo no próximo pregão. Adiantados tem estope em 29.96.
Pra cima tem que vencer os 32.19.

CSAN3, cocosou forte hoje, estopando a geral comprada e chamando novas quedas, a primeira na região dos 14.15. Horripilante.

SDIA4, segue corrigindo, aguarda-se um novo fundo. Acima de 5,04**22 dá novo arranque. Estope em 4.73.

ALLL11, Seguiu na correção, sem novidades. Estope em 11.56.

JBSS3, quem estopou ontem agradeceu hoje. Segue ladeira abaixo se amanhã não fechar acima da máxima de hoje e fizer fundo. Abre bollinger pra baixo, o viés é de mais queda. Aguardamos de fora.

ABYA3, deu entrada ontem e já cobrou o dízimo hoje, caindo muito forte. 2.25 é o estope, 2.90 é o ponto a romper.

PLAS3, perdeu a LTA do triângulo simétrico, mas ainda não acionou estope em 2.08. Abrindo bandas para baixo, viés baixista.

MMXM3, ceifou mais umas almas hoje e seguiu caindo, contudo, o estope em 6.66 não foi acionado. Aguardamos de fora.

LLXL3, candle de fundo hoje, precisa confirmar com um candle acima da máxima de hoje amanhã. Suporte e estope em 3.46. Acima dos 4 anima. Adiantadinhos, estope defensivo na mínima de hoje, 3.59.

GFSA3, cedeu mais um pouco, mas não acionou o estope (por pouco). 17.29 é o ponto a vencer para chamar novas altas, para baixo, 15.61 é aonde volta desabar. Papel segue congestionado nos tempos curtos do intraday.

Então

CYRE3 tinha que ter fechado em 13.43, fechou em 13.40, VCPA4, tinha que ter fechado acima de 21.76, fechou em 21.75. Ambos papéis claramente nadaram contra a maré no dia de hoje, mostraram força e fluxo estrangeiro, fizeram fundo ascendente no intraday, e apenas precisam fazer um novo topo ascendente para reverterem tendência pra alta. GGBR4, deixou um martelo binito no fechamento, o manual manda esperar confirmar com um novo candle positivo, o estope portanto fica na mínima do dia de hoje. É isso, sejam responsáveis e felizes.

CYRE3

Para os Josés Comprinhas. CYRE3, fechando ACIMA de 13.42 dá entrada com estope em 12.85. Trade arriscado por se tratar de um momento de virada de mão no mercado. Não sei se faria, não sei se farei. Depois posto o gráfico. Dia corrido.

Teles e elétricas

Boas opções de papel em mercado em queda. Defensivas e boas pagadoras de dividendos. Vamos começar a olhar elas com mais carinho a partir de hoje.

Ibovespa, se perder os 50k:

Festival de estopes

Se o mercado estivesse em tendência de alta, coisa que não está mais, aconselharia, como aprendí, estope sempre no fechamento do dia. Como a coisa mudou de figura, e agora a gravidade pesa para baixo novamente, e vemos o índice em plena tendência terciária de baixa, minha recomendação é: bateu no preço de estope, deixa estopar durante o pregão. O mar não está para peixes.

Ibovespa

Dá sequência a correção, trabalhando agora no gráfico de 60 minutos bem abaixo da MM200. Nada mais falta para termos certeza de que o viés mudou para baixa, e que se antes víamos um frequente "caiu-comprou", agora este foi trocado para um "subiu-vendeu", pelo menos no curto-prazo. Estopes não acionados nos momentos gráficos corretos poderão arcar em grandes prejuízos para os swing-traders. Bom dia a todos.

Abertura

As “preocupações com as economias”, expressão vaga utilizada pela mídia, segue sendo o pretexto para novas realizações de lucros, depois de meses de alta nos mercados: a rigor, nenhuma novidade negativa apareceu, ao contrário, continuam a surgir cifras melhores ou mesmo “não piores”...Ontem, ainda houve uma tentativa de repique, que não se consolidou. Mesmo assim, no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,9%. Já na Europa, o Stoxx50 está recuando cerca de 1,3% até agora, enquanto que os futuros americanos operam com pequenas perdas em torno de 0,2% até o momento. Por aqui, a Bovespa teve menor volume ontem e quedas ainda fortes, com as corretoras internacionais sendo vendedoras, mas predominantemente fazendo giros curtos. Houve novo aumento expressivo no aluguel de VALE5, por enquanto ainda atribuído a reflexos do grande exercício de opções, mas já há quem tema que se trate da ação de insiders... O pré-pregão mostra o Fut. Junho em baixa de 0,7% e volume de 4,5 mil contratos. Hoje é o vencimento de futuro e opções sobre o índice, que costuma provocar grande volume e oscilações estranhas.

16 de junho de 2009

Rio Tinto

A gigante da mineração Rio Tinto, negociada na bolsa Australiana, no momento sofre queda de 20%. Vamos ver como reflete amanhã na nossa Vale. Boa noite a todos.

Maiores quebras da história recente do capitalismo


Achei num blog de design, bora postar no MGA


Papéis MGA

Muita gente perguntando minha opinião de papéis que estão na nossa lista de papéis MGA. Atenção moçada, a minha opinião é a análise que eu posto aqui.

ARCZ6, cedeu mas vemos que a região dos 3,00 é bem forte, vamos ver se faz fundo por aí; para cima precisa passar os 3.35/54.

LAME4, ainda lateralizando e dentro da figura Diamond.
Acima de 9.69 acelera. Estope em 8.50.

BRKM5, segue na correção e já é possível desenhar um canal de baixa no ativo. 7,62 é o ponto a romper para acelerar bonito. Estope em 6.84.

VCPA4, ameaçou uma confirmação de fundo no diário, mas na segunda etapa do pregão voltou para fazer um martelo invertido. Pra cima, 25.38 é o ponto a vencer. 20.69 é estope. MMs inflexando pra baixo.

RSID3, quase confirmou fundo no diário, mas no fechamento acabou cedendo um pouco; estope em 6.90. Acima dos 7.95 dá graça.

ITUB4, ativo em queda e em busca dos 29.40. Pra cima tem que vencer os 32.19.

CSAN3, ativo segue na dança do sirí; 16.51 é o ponto a vencer para chamar novas altas. 15.01 é estope e segue em busca dos 16.89.

SDIA4, segue corrigindo, aguarda-se um novo fundo. Acima de 5,04**22 dá novo arranque. Estope em 4.73.

ALLL11, cedeu hoje e confirmou topo deixado ontem. Estope em 11.56.

JBSS3, fechou abaixo da mínima de ontem, estopando quem estava comprado. Abre bollinger pra baixo, o viés é de mais queda. Aguardamos de fora.

ABYA3, segue doidão mas confirmou fundo e deu entrada. 2.25 é o estope, 2.90 é o ponto a romper.

PLAS3, perdeu a LTA do triângulo simétrico, mas ainda não acionou estope em 2.08. Bandas de bollinger prenunciam movimento forte.

MMXM3, fechou o gap em 7.20 mas acabou se entregando; Estope em 6.66. Aguardamos de fora por um fundo mais alto.

LLXL3, como dito ontem, chamava os 3.71 e foi buscar mesmo. Suporte e estope em 3.46. Acima dos 4 anima. Abrindo bandas pra baixo.

GFSA3, segue quase de lado. 17.29 é o ponto a vencer para chamar novas altas, para baixo, 15.61 é aonde volta desabar. Papel segue congestionado nos tempos curtos do intraday.

Ibovespa - fechamento


Ibovespa deu sequência ao processo de queda perdendo o importante suporte dos 51.6k, e segue sem qualquer sinal de melhora em busca dos 50k num primeiro momento e 48k num segundo. No gráfico 60 minutos tem a MMe200 como suporte, mas somente isso, pois as LTAs que vinham desde março foram todas rompidas. Uma última chance para comprados de curto prazo desmontarem posição? Uma última chance de compra antes da busca pelos 55k? Não sabemos. De qualquer modo o fechamento de hoje foi um banho de água fria para quem tinha esperança na manutenção do ritmo de avanços que vínhamos observando neste ano, e faz necessáriamente uma alteração de tendência terciária que agora já se tornou de baixa pelo fato de que quando fizermos um novo fundo, esse será descendente. Cautela, prudência, baixa exposição, preservação dos fabulosos lucros que tivemos esse ano (e não podemos reclamar) são as palavras que dão o tom nesse momento. DJI segue também com topo confirmado, em queda bruta após o rompimento da congestão na região da MM200, perdeu suporte hoje. O mar não está para sardinha.


IBOV - gráfico de 60minutos

Repicou na MMe200 de novo. Há luz no fim do túnel.

IBOV - gráfico de 60minutos

Perdeu novamente a LTA que vinha de março, e no momento vai se segurando na MMe200. Perdida essa, já dá pra apertar os cintos de segurança.

Gafisa

Atenção aos 15.61, aonde fica o estope do ativo.

FFTL4 - socaram também

Atenção aos 14,50, aonde fica o estope do ativo.

POSI3 - socaram a criança

Atenção aos 10.17, aonde fica o estope do ativo.

Mercado

A ausência de volume já indicava a falta de compradores, agora, mais do que nunca, estope firme e encerramento de posições compradas. Ibovespa fechando assim deflagra uma virada no mercado no curto prazo, se antes era caiu - comprou, agora pode não ser mais. Cautela, cautela, cautela. Se seu preço-médio for alto, e a sua estratégia é esperar o mercado voltar a subir, muita atenção pois isso pode demorar muito, já que necessáriamente o Ibovespa fará um fundo descendente a partir de agora. Nem tudo está perdido, mas a tendência de alta terciária já era.

Mercado

Trabalha com um volume ridículamente baixo. Cautela por parte dos investidores? Pode ser, pode não ser, o fato é que sem volume nenhum movimento se mantém.

Bom dia amigos

Dados positivos do mercado americano alavanca abertura positiva aqui e acolá. Resta saber por quanto tempo durará esse rendimento nos mercados acionários e com qual intensidade se dará. Bom dia a todos.

15 de junho de 2009