30 de setembro de 2009

Olha eu vendo Elliot no Ibov - muito pessimista? Eu?


Segue uma visão de ondas de eliott para o nosso ibovespa. Me impressiona o fato da onda 1 e da 5 estarem perfeitamente na mesma altura e a 3 maior do que as demais, como manda e reza a teoria do homem. Se essa contagem prevalecer em breve teremos as ondas A, B e C aonde se faz um zigue zague de baixa, preparando o terreno para uma retomada das altas. Faria todo sentido.



Ralph Nelson Elliott (1871-1948) tinha sido um contabilista de profissão. Aposentou-se em 1927 após ter contraído uma doença séria e ficou, nos anos que lhe restavam, em repouso na Califórnia.

Durante seu longo período de convalescencia, desenvolveu sua teoria do comportamento de mercado. Foi influenciado aparentemente muito pela teoria do Dow, que tem muito em comum com seu princípio da onda.

Elliott e o Dow, consultam aos ciclos da maré do mar e compararam o ritmo das ondas à flutuação de preço no mercado.

Dois anos antes que sua morte, em 1946, Elliott escreveu seu trabalho definitivo sobre sua pesquisa e o intitulou da "Segredo da lei da natureza do universo". Elliott estava convencido que sua teoria era uma parte de uma lei muito maior que governa toda a atividade do ser humano.

Há três aspectos básicos da teoria - o padrão, a relação e o tempo (nessa ordem da importância). Elliott reivindica que o mercado segue um ritmo repetitivo do cinco-ondas de avanço seguido pelo três-ondas de declínio. As ondas um, três e cinco vão com a tendência principal e são chamados ondas de impulso. A onda dois e quatro são ondas corretivas. Depois que da onda cinco o avanço esta terminado.
Três ondas de correção começam, subdividido em uma estrutura do ABC.
Após este ciclo, um novo pode começar.

Junto com s forma constante das várias ondas, há a consideração importante do grau. Elliott categoriza nove graus diferentes de tendência que variam de um Superciclo grande, que mede duzentos anos a um sub-grau do subminiciclo de somente algumas horas.

A partir de dados de mudança do preço de um mercado específico, as cinco seqüências descritas da onda, podem até mesmo ser detectadas nos movimentos de intra-dia, que duram menos de uma hora.

Da "Lei da natureza" Elliott indicou que a base matemática para o princípio da onda estava baseada em uma seqüência de números descoberta (ou redescoberta mais exatamente) pelo matemático Leonardo Fibonacci que viveu no décimo terceiro século. Em "Ábacos Liber" (o mais conhecido de seus três trabalhos publicados) a seqüência de Fibonacci é apresentada primeiramente como uma solução a um problema matemático que envolve a taxa da reprodução dos coelhos. A seqüência do número apresentada é:

1,1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, ...

A seqüência tem um número de propriedades interessantes. Os dois "uns" são os primeiros, e cada número de Fibonacci é a soma dos dois números que o precedem. Assim é uma seqüência aditiva.

Está aqui uma lista parcial de outras propriedades intrigantes de números de Fibonacci:

- a soma de todos os dez números consecutivos de Fibonacci é divisível por 11

- cada terceiro número de Fibonacci é divisível por 3, cada quarto é divisível por 5,

cada sexto número é divisível por 8, etc. (divisores que são números de Fibonacci).

- os números consecutivos de Fibonacci não têm nenhum divisor comum à excepção de 1.

- Enquanto a seqüência continua, a relação entre os número consecutivos se aproxima da relação dourada, 1,6180339..., conhecida também como o "phi". Para o exemplo: 144/etc. de 89 = de 1,617977, de 233/144 = 1,618055. A relação de todo o número a seu número mais elevado aproxima o 618, após os primeiros quatro números. Para o exemplo, etc. de 144/233 = 0,618025. Observe os valores de 1,00 (1/1), 50 (1/2) e 67 (2/3) que são os "retracement" mais importantes vêem do "Fibonacci e de phi".

O conhecimento do phi (phi = 1,618...) vem dos gregos antigos. Euclides resolveu o problema de encontrar a seção dourada de uma linha. Este conhecimento se estendeu além dos matemáticos e filósofos, para os artistas e arquitetos dos templos.

Ref: http://www.dolefin.com/technicalanalysis/0203.asp

http://www.realtrader.com.br/forum/indice.pl/read/1782

Me chamou atenção - divergência de baixa nos 60 minutos do IBOV


Não é que não vai subir, mas essa divergência, nesse tempo gráfico, nessa resistência, é terreno armado para um topo duplo. Vamos ver amanhã, mas meu palpite é que cai.

Fechamento do dia

Eu estou para dizer o seguinte: risco retorno ficando muito ruim, desmotivando entrada de compradores no mercado. Essa realizada rápida do Ibovespa, para mim, deixou esse climão no ar de desconfiança e a coisa parece não engrenar. Volatilidade no Dow Jones hoje tem cara de ursos voltando, pelo menos no curto prazo. Mas o mercado faz o que quer, e se romper os 62100, vai buscar os 63. Amigos operadores, todos me dizendo que diminuiram exposição comprada. Pelo menos 3 corretoras. Vamos ver o que acontece, mas para mim, o negócio não tá promissor do jeito que segue. 59,500 ou 62,100, vamos ver aonde passa.

MMXM3, deu entrada, não fui e não vou.
EMBR3, perdeu 50% de Fibo e 68.2%, viés de mais baixa. 9.70 é estope pra quem segue comprado.
ALLL11, refugou bonito, péssimo candle de topo.

Vamos falando, amanhã de manhã respondo a todos.

Dados ruins nos EUA derrubam mercados

ALLL11 - se passar os 14.11


E confirmar em fechamento, monta pivot de alta com objetivo em 15. Papel tá muito forte. Olho no lance. Estope tem que ser financeiro, ou em 13.55.


Bom dia a todos - dia de notícias importantes


Ind. Fut. operando e leve alta, à espera do PIB americano. Confira acima os horários dos importantes números na agenda do dia.

Mercado segue indefinido, entre os 59.500 e os 62100 pontos, é ver aonde rompe e deixar acelerar. Um bom dia a todos e bons trades. Estou garinpando alguma oportunidade, se achar, em breve atualizo o blog.

Obs.: Dia complicado, estou com dificuldade para responder os amigos. EMBR3, tocou ontem a retração de 62.8 de Fibo, tem que segurar aí. TAMM4, para quem perguntou, melando feio, sugiro ficar esperto. ELET3, segue no escorregador.

29 de setembro de 2009

BEEF3 - alta incrível com volume espetacular



Próxima resistência apenas em 6.78, range de 12% de alta. Se vai, não sabemos, mas que o movimento de hoje foi espetacular, isso não dá para negar. Técnicamente deu entrada? Deu. Se é para ir? Olha, seria como pegar carona com o Freddy Krugger no meio de uma chuva: ele pode te levar até aonde você quer chegar, mas você não vai tranquilo não.

O motivo desse movimento? Segue abaixo.



Operar gráfico com notícia envolida, é o que um amigo meu chama de "operação quarto do pânico".


ALLL11, acima dos 14.10 chama rallye

BRSR6 - o que se passa no intraday 15


Papel saiu muito fora das bandas no intraday, o que motivou uma realização no ativo, que no momento vai se segurando acima da LTA principal, no suporte dos 11 e acima das médias. Se perder os 11, operação cancelada. Se passar os 11.20, respira de novo


Confianca do consumidor vem abaixo do esperado e mercado vira a mão

Anteção aí.

28 de setembro de 2009

Vídeo análise - 29/09/09

Vix, Ibov, Brsr6, Inpr3, Tend3, Mmxm3.


Na vídeo análise abaixo, seguem os comentários em resposta aos leitores para os ativos ELET3 e GOLL4.

BRSR6 +8.5% no after


Como é bom ver subir os 2% limite do after : )
Boa noite turma.


Fechamento do dia

IBOV e DJI confirmaram fundo e o fizeram com gosto. O volume está deixando a desejar, o que não me assusta mas me faz ficar com um sinal amarelo piscando: sinal de que dinheiro novo não está entrando. Mas tudo bem, eu posso ganhar dinheiro com volume financeiro ou sem, o importante é ganhar e saber sair. Pela teoria das tendências, IBOV e DJI devem agora buscar as máximas de seus últimos picos, rompê-las e seguirem avançando. Os indicadores estão bem aliviados e podem dar suporte para isso. Caso não ocorra, veremos uma lateralização, que será um sinal prévio de um novo movimento do mercado, para cima ou para baixo. Mas a compra voltou a contaminar o mercado e parece improvável vermos novas quedas fortes a partir de hoje até as máximas anuais.

INPR3, deixou um candle feio e pode atrapalhar sim, eu já coloquei no bolso. BRSR6 fez bonito e até pode amanhã dar uma realizadinha na abertura para fazer um novo fundo ascendente no intraday, mas a tendência é de alta e a finta é de rallye. CYRE3, querendo cancelar o candle de queda. Vamos ver se confirma.

Uma boa noite a todos e bons trades.

BRSR6 - o banco da sardinha feliz





BRSR6, com um grande bozu branco, fechamento na máxima e volume acima da média, confirmou fundo logo acima do importante ponto de suporte na MMe21, rompendo uma inclinada LTB e dando entrada com target inicial no seu último pico em 11.80 e depois em 12.80 (TH do ativo), que vencido deixará o caminho livre de resistências para seguir seu arranque indefinidamente. O estope está em 10.55. O IFR e EL estão saindo de região de sobrevenda, cruzadas na compra, ADX presente (39) e agulhada na compra em formação. OBV otimista. Bandas que estavam se fechando, é aberta pelo candle e prenuncia o movimento mais forte por vir com viés altista. Leitor MGA teve análise quando o papel subia ainda 3%, quem ficou de fora, atenção para gerenciamento de risco que já ficou pior.

Setup de compra à vista - BRSR6


BRSR6, após uma breve correção papel vai confirmando fundo logo acima do importante ponto de suporte na MMe21, e se tiver um fechamento acima dos 10.91 romperá uma inclinada LTB e dará entrada com target inicial no seu último pico em 11.80 e depois em 12.80 (TH do ativo) que vencido deixará o caminho livre de resistência para seguir seu arranque indefinidamente. O estope está em 10.55. O IFR e EL estão saindo de região de sobrevenda, cruzadas na compra, ADX presente (39) e OBV otimista. Bandas se fechando, prenunciam movimento mais forte por vir.

Setup de compra à vista

EMBR3 - plantão intraday




Lembram daqueles meus rabiscos em EMBR3 na sexta-feira, aonde eu dizia que a retração de 50% de fibo desde o último fundo seria ponto de retorno para o papel, além da linha de suporte inclinado do canal de alta? Segue a evolução. Ela é especial para o leitor anônimo que ironizou a minha análise.

Abaixo é a imagem do gráfico postado no pregão anterior.



INPR3 - passando os 4.47


+2.52%, segue as projeções de fibo para os próximos passos do papel (vejam como está tendo dificuldade de passar pela primeira linha de resistência dada pela projeção em 4.49 - máxima do dia até agora)


Bom dia - buscando uma confirmação de fundo no IBOV

Bom dia a todos. Um fechamento hoje acima dos 60500 confirma fundo e deixa poucas chances de maiores correções no nosso mercado. Índices futuros DJI e SP500 operando em leve alta, e assim também segue o mercado europeu: devemos acompanhar eles.

Um bom dia a todos e bons trades.

Atenção para os bancos pequenos e médios, podem trazer alegria:
CZRS4, IDVL4, BRSR6, BPNM4, SFSA4

E claro, INPR3, passando os 4.47, deve buscar os 5.20 ainda no curto prazo.

25 de setembro de 2009

Fechamento do dia - da semana



Não adianta, Ibovespa não quer perder os 60mil com tanta facilidade. Deixou um candle que pode dar abertura para uma confirmação de fundo no próximo pregão - basta fecharmos acima da máxima de hoje. Ainda um pouco longe da MMe20, dá para cair mais ou mesmo lateralizar. Dow Jones, pior do que aqui, encostou no suporte - marcado por outrora resistência importante - e voltou a subir. Resumindo: indefinido por enquanto, sem sinal confirmado de que a correção tenha acabado. Candles semanais, lá e cá, sugerem topo e exaustão.

Giro rápido:
INPR3, mostrou força, volume, e disposição para no próximo pregão confirmar um novo pivot de alta. Fluxo estrangeiro no papel, muito interessante. Se traçarmos um Fibo Fractal, papel mostra que vai acumulando entre as retrações médias, característico de novos arranques. Para quem está posicionado, atenção ao rompimento dos 4.44 ou 4.33, para onde romper deve acelerar.
CSAN3, apesar dos pesares, não estopou pois no fechamento encerrou acima do suporte. Aliás, belo martelo.
MMXM3, dando finta de lateralização, por enquanto, nada o que fazer.
MAGG3, USIM5, VCPA3, todos vão subindo por um canal de alta no intraday, e estão muito próximos do objetivo de curtíssimo, que são suas máximas anuais respectivas.

Uma boa noite a todos, um bom fim de semana.

Obs.: Sinto muito, mas só poderei responder vocês no domingo. Até lá.

Mercado ficando perigoso

Ibovespa virando a mão, mas pelo menos a coisa só vai acelerar mesmo se perder os 59.599, que é aonde, se rompido, veremos a força dos vendidos. Até lá segue a esperança de uma lateralização ou mesmo de um novo fundo ascendente no intraday. Vamos ver o que ocorre. DJI vai ampliando a correção e cede 0.61%.


Atualizando as 15h05: e tome volatilidade! mercado já todo azul novamente e DJI quase zerado.

EMBR3 - plantão intraday


Situação é a seguinte:
Papel vai subindo dentro de um canalzinho de alta, possívelmente venha a encontrar suporte e novo ponto de compra na linha de suporte inclinado que coincide com a retração de 50% de fibo desde o último fundo importante (setas rosadas). Alta probabilidade de voltar a subir a partir daí.

INPR3 +5%


Análise técnica, não tem outro segredo. Não tem outro segredo. Passando os 4.47, caminha para os 5.20.

Considerações sobre INPR3



Seguinte: se passar os 4.26, o rumo é mesmo os 4.47 e cancela maiores possibilidade de um olé nos comprados e fazer um pivot de baixa. Pelo pivot point, temos resistências em 4.34, 4.45 e 4.65, e suportes em 4.03, 3.83 e 3.72.

24 de setembro de 2009

Vídeo análise do fechamento do dia

IBOV, INPR3, MMXM3, CYRE3.

POMO4 - confirmou o pivot e subiu 5%


Para quem se adiantou no intraday no rompimento, ficou feliz de verdade e fez 5%. A análise segue conforme o post da manhã.


INPR3 - dizendo que vai voltar a subir (pelo menos para mim está dizendo)




De verdade, não quero cair na ilusão grafista de ver o que eu quero, mas está muito difícil não acreditar na tese de que INPR3 não irá retestar os 4.50 e buscar o objetivo em 5,20.
No gráfico diário o papel plotou um legítimo martelo, candle típico de fundo, logo depois de testar uma inclinada LTA, melhor visualisada no gráfico intraday de 15 minutos. Aliás, alí no mesmo tempo gráfico, vemos o cruzamento na compra das médias móveis de 7 e 21 períodos, o rompimento da LTB que vinha desde o último topo. No gráfico de 60 minutos, vemos um fundo duplo formado e confirmado pelo forte bozu branco acompanhado de alto volume, com IFR e EL ainda em inflexão para cima, bem aliviados e armados para sustentar um novo rallye do papel, se esse acontecer. 3.93 é novo estope para os comprados. Pode até não subir, mas não é isso o que está dizendo.


Fechamento do dia

Ibovespa fechou o dia com uma configuração boa de compra no intraday, largando um fundinho ainda muito frágil, mas existente e que pode, a partir de amanhã, já iniciar um processo de compras no diário. O fato impressionante é a disposição do mercado em não perder os 60k, o que mostra que os vendedores ainda estão muito sem força. Dia de amanhã será decisivo portanto. Boa noite a todos e bom descanso.

MMXM3 - possível fim de correção (já?)


4 setas indicam topos e fundos ascendentes no gráfico intraday de 5 minutos, ou seja, reversão de tendência de baixa para alta. Vamos ver se evolui.


CYRE3 - Pronto para puxar a descarga



Se fechar abaixo dos 23.20:


20.61 é suporte.

POMO4 - marcando novo pivot de alta



POMO4, agulhado na compra, abrindo bandas de bollinger para cima e com um volume muito acima do normal, vai rompendo a máxima anual e conquistando novo pivot de alta (a se confirmar no fechamento do dia) com objetivo inicial na resistência em 6.58 e mais acima em 7.43 com estope gráfico em 5.56. OBV segue muito otimista e dá o viés altista para o movimento. IFR e EL em elevação, com espaço para mais altas.


23 de setembro de 2009

Novidade: video-análise MGA

Clique e assista a primeira video-análise do blog Meu Gráfico Amigo: Dji, Ibov, Csan3, Gfsa3, Mmxm3. Espero que gostem da novidade. Um abraço cordial.

Mercados: uma imagem diz tudo

Levanta para cortar.

Volto mais tarde com uma análise do fechamento

EMBR3 - rompendo OCOI, decolagem autorizada

Confirmando hoje, em fechamento, acima dos 11.23, OCOI acionado com mega objetivo pela frente. Volto para falar mais tarde sobre o papel. Muita gente comprado desde o primeiro call em 9.95, para quem está fora, continuaria fora até que se confirme o rompimento em fechamento, visto a mudança de humor do mercado.

Boa quarta-feira a todos

Europa em leve alta, indices futuros seguem o ritmo e devem levar o mercado aqui a um reteste nos 62mil pontos. Vamos ver se o ataque de paniquete que vimos ontem no fechamento fica somente no último candle do ibovespa no gráfico dos 15 minutos. Um abraço a todos e sucesso

22 de setembro de 2009

Fechamento do dia - Grau de Investimento chamou realização geral

Quem estava comprado em MMX ou qualquer outro papel do índice Bovespa, sentiu nos últimos 5 minutos uma correria de venda/realização muito incomum no momento em que ganhávamos os 62mil pontos. Naquele momento justamente saia nos noticiários que a agência de risco Moodys acabara de dar o Investment Grade para o Brasil, aumentando o grau de confiança para investidores do mundo todo para cá. Sobe no boato, realiza no fato? Bem, se os investidores institucionais quiserem motivo para começar uma realização mais forte por aqui, possuem um prato cheio: mercado sobrecomprado com teste nos 62k e o conhecimento público de uma nota de risco possívelmente já precificada nos nossos ativos. Mais do que nunca, estopes ligadíssimos.

Do ponto de vista técnico, novo pivot de alta para o nosso índice e novas máximas se esperam no curto-prazo. 72k logo alí.


Dois dias de grande lucro

INPR3 ontem, 14%, MMXM3, hoje, 7%, fora o que fizemos desde os 9.50, aliás, fora o que fizemos desde os ...6.50...3.00!!! Já pararam pra pensar o quanto esse blog já fez só com MMX? As vezes até me assusto. Precisamos marcar um churrasco no fim de ano para celebrar tantas e inúmeras vitórias. Que beleza. Parabéns a todos!

INPR3 - candlezinho de topo aí

Cuidado.

Antes que me perguntem: MMX


Por Fibo, a próxima resistência relevante e que deve dar ponto de realização, só nos 11.50 mesmo. A partir de lá, rumo ao GAP nos 12.50. Portanto, daqui, até os 11.50, espaço mais ou menos livre para subir.


MMXM3 - rumo ao GAP nos 12.50

Trabalhando acima dos 10.13, vamos ver se segura assim.

É hoje que o Ibovespa busca os 62k?

Ao que tudo indica, sim. Índices futuros apontam abertura em alta e consequente cancelamento do candle de topo deixado dias passados, prometendo um rallye em direção aos 62k. Ficou confuso, apostou numa queda? Somos 2. Mas o mercado que não quer saber do que a gente acha, resolveu subir e quem quiser, que vá atrás.

Atenção para MMXM3, rompendo os 10.13 chama novo movimento de compra em direção dos 12.50. Estamos recomprados desde os 9.58. INPR3, vamos ver se busca os 5.20 nas próximas semanas ou estou pedindo muito.

21 de setembro de 2009

INPR3 - quem disse que não pode subir mais?


INPR3 subiu demais e agora precisa corrigir? Quem disse? Quando vemos que o acumulado dos últimos 2 candles já soma quase 21% e nos assustas diante disso, precisamos também ter o cuidado de comparar o comportamento do ativo no seu último arranque, aonde apenas o primeiro candle rendeu tanto e precedeu outros 30% ainda por vir! É por isso que nada subiu tanto que não possa subir mais, e nem caiu tanto que não possa cair mais. Cabe ao comprado avaliar o comportamento do papel e enxergar os sinais que de fato são emitidos para fechar o ciclo de alta de curto prazo, que é normalmente uma reversão de tendência dentro do intraday, de preferência nos 60 minutos, verificada pela formação de fundos e topos descendentes. Até que isso ocorra, um papel pode seguir subindo indefinidamente e frustrando aqueles que pensam poder controlar o mercado e seus comportamentos. Estopes ligados.


INPR3 - 15% em um dia, mostrando que tem mais para dar



INPR3, que coisa impressionante, fazia muito tempo que não via coisa parecida. Abriu com um leve GAP na abertura, deu entrada logo alí nos 3.83 e não parou mais. Candle branco marobozu que chama mais altas, novo pivot de alta, volume muito forte, OBV histórico, agulhada na compra, tendência no ADX entrando, espaço livre de resistências até os 5.20, aonde coincide uma projeção de Fibo corriqueiramente ponto de realização (161%). Já subiu bastante, mas em se tratando de um papel tão defasado em relação ao Ibovespa, vamos deixar o mercado dizer quando será o bastante. Estope é financeiro, limitado a 5% do valor de entrada, de preferência.


ABYA3 - rompendo máxima do ano


Se fechar assim, acima dos 4.74 marca novo pivot de alta com objetivos nas projeções de Fibo em 5, 5.14 e 5.38. Estope é financeiro, ou nos 4.26.


INPR3 - o miquinho que havia falado


Passando os 3.78, deve buscar os 4.21 no curto-prazo. OBV em níveis históricos, Bandas de bollinger explodindo para cima, mega W acionando. Estope tem que ser financeiro. 3.67, pode ser um arbitrário com lógica de intraday.


Bom dia mercado - semana inicia em queda

Índices futuros iniciam a semana em queda, e pelo comportamento da Ásia e Europa, o caminho segue para a confirmação de topo mesmo. Mas é aquela: topo confirmado em mercado altista significa um breve piscar de olhos até um novo fundo ascendente e posterior massacre dos vendidos. Candles afastados das médias móveis, sobrecompra, tudo leva a crer que essa correção realmente ocorrerá. 57mil pontos divisor de águas no curto-prazo, vamos ver se o índice chegará até lá.

Um bom dia a todos e bons trades. Semana agitada, mas qualquer novidade que eu ver no mercado, algum papel dando entrada etc, oportunidades, como sempre, postarei por aqui.

abs

18 de setembro de 2009

Fechamento da semana

Ibovespa – (17/09) – Depois dos fortes ganhos no diário e semanal, vencendo resistências e vindo de rali lá dos 55.338 pontos conferidos na mínima no dia três de setembro, essa foi a vela diária que deixou sinal de topo mais evidente. Não que vá desabar corrigindo mais forte, mas essa possibilidade ganha mais força uma vez que atingiu valorização expressiva para o mês (6,63%) e está relativamente esticado.

Penso que as forças compradora e vendedora ainda travarão bom duelo nesta sexta-feira e o início da próxima semana deverá sinalizar com mais clareza se decide pela correção mais aguda ou mantém trajetória de alta no curtíssimo. Ainda assim, sinais de possíveis correções favorece aqueles que desejam entrar e alerta os comprados sobre possibilidade de realizações e teste de suportes. Nessa fina linha entre mais altas ou correções o operador deve ser hábil nas decisões e evitar vacilos emocionais. Vejo um mercado de alta, mesmo que ocorra quedas. O mercado ainda é de compra e a tendência altista, com melhores entradas nas baixas próximo dos suportes.

Fernando Biondi (FB)

Ausente hoje, até o fechamento

17 de setembro de 2009

Fechamento do dia - pesou um pouquinho


Como já era previsto, DJI e consequentemente o IBOV deixaram seus candles de cansaço e topo sob suas resistências, em região de IFR supercomprado e após um belo rallye de alta. Deveremos ter alguma correção, ou mesmo lateralização no curto prazo, aonde a formação de um fundo ascendente deverá motivar compras mais seguras e com relação risco X retorno melhores do que as que estávamos vendo nos últimos dias. Para quem tem carteiras de médio e longo prazo, não há o que se preocupar. Quem opera curtinho prazo, hora de ficar na arquibancada e esperar o melhor momento para um retorno. 57mil, divisor de águas no curto. Se vai lá, aí é esperar para ver.



Uma boa noite aos amigos.

Um bom momento para ir realizando lucro

IFR quase nos 100 em todos os mercados. Se você perdeu esse último rallye, acalma-se, nossa bolsa vai nos 200k nos próximos anos. Tem tempo para pegar riscoXretorno melhor. Eu estou saindo de cena. Mas só por enquanto.

Bom dia a todos - em busca dos 72k



Ibovespa, alta expressiva de 2% ontem marcou nova máxima do ano com volume expressivo, começa a paquerar a resistência dos 62.500. IFR chegando perto dos 100, candle se afastando da MM21, começa a perigar alguma realização no curto, sem alterar em nada a tendência de alta.

USIM5, rompeu com força e volume uma inclinada LTB que vinha desde o topo anual perto dos 51 reais, dando pinta e coragem de que o destino do ativo no curto prazo é acima dessa região. Setup de compra já rendendo um bocadinho, desde os 44 no papel.

RSID3, chegou a fazer nova máxima mas cedeu no fechamento deixando o drama de um novo pivot de alta para o dia de hoje. Se confirmar em fechamento um valor acima dos 16.64, novos objetivos serão traçados para o papel, com um belo range de alta por vir.

Europa querendo deixar candles de topo, índice futuro americano beirando a vermelhice, poderemos ter um dia movimentado hoje. Um bom dia todos.

Dia corrido para mim hoje, sem condições de responder aos comentários, peço desculpas. Assim que puder atenderei a todos.

15 de setembro de 2009

Fechamento do dia

Perfomance do Ibovespa segue altista e sem sinal de topo. Podemos até dizer que com o fechamento de hoje, o objetivo dos 60k foi atingido. Indicadores sobrecomprados em quase todos os mercados mundiais podem até motivar alguma realização de lucro ou mesmo operações de venda pontuais, mas o padrão "caiu-comprou" segue sem maiores estresses como melhor forma de operar no curto prazo ao meu ver. Na minha opinião, poderemos até ter alguma correção mais forte, mas o objetivo do Ibovespa, eu vejo lá nos 72k e depois nos 100k. Olhando para trás, olhando para nossas empresas, não houve motivos reais para termos visitado os 29k de forma alguma. A emoção foi demais, a razão de menos.

Atenção para o fechamento da JHSF3 hoje, volumão e novo pivot de alta, pode motivar um alcance até pelo menos os 4 reais amanhã. FHER3 segue o mesmo caminho mas faltou força no papel para convencer. RSID3, GFSA3, seguem no caminho das máximas do ano. MMXM3 sofrendo um pouquinho, deve buscar mais forças para romper de vez os 10.13. MAGG3, performando muito bem para os comprados pacientes (que agora sumiram, só aparecem quando o papel fica de lado), CNFB3 seguindo a mesma rota. USIM5, VCPA3, CSAN3, esperando um pouco de fluxo, mas já já devem soltar a mola: seguem bem configuradas. É ter paciência e lucrar. Quem quer ganhar dinheiro no ato, só com mico e opção a seco, aonde podem perder tudo também.

Boa noite a todos.

Para Barclays, alta das bolsas não é bolha

O Barclays estima ainda uma retomada no crescimento das exportações do país, após uma fase de desempenho muito abaixo do esperado no primeiro semestre do ano. Para os próximos três meses, a previsão é de um aumento em torno de 16%, contra os 9% observados de maio a julho.

"Pequenos soluços"
A perspectiva de um forte crescimento para o Brasil nos próximos meses e em 2010 tem dado ao país uma vantagem sobre os demais países latino-americanos, uma vez que ele pode se beneficiar da capacidade de conduzir sua política fiscal de forma flexível, sem que isso acarrete em futuras restrições. Os analistas estimam que o país irá desfrutar de grande credibilidade no mercado mundial, embora "não seja possível descartar pequenos 'soluços' nos anúncios sobre a área fiscal".

O crescimento econômico combinado com uma baixa taxa de juros reais dá o pano de fundo ideal para que o país mantenha uma tendência de baixa da dívida pública em relação ao PIB ao mesmo tempo em que permite ao governo aumentar as despesas. Na opinião dos analistas, enquanto houver crescimento, ele compensará os "pequenos pecados ficais" que os governos locais possam cometer. Este cenário é de fato providencial, já que as eleições presidenciais se aproximam, aumentando a probabilidade de resultados fiscais negativos nos próximos meses.

Quanto ao orçamento para 2010, ao contrário de países como o México, cujos números foram encarados com ceticismo pelo mercado, o anúncio brasileiro (no fim de agosto) foi recebido de forma “benigna”. De acordo com o Barclays, o mercado não tem se preocupado com a redução do superávit primário no Brasil devido à perspectiva de retomada do crescimento nos próximos meses. O banco espera uma contração de 0,7% para o PIB brasileiro neste ano, mas uma forte expansão de 4,3% em 2010. Entretanto, permanece o ceticismo dos economistas a respeito da meta do governo em alcançar um superávit de 3,3% do PIB primário em 2010. O consenso dos analistas é de que o superávit chegará a 2,5%.

"Para complicar as coisas, as eleições nos países latino-americanos estão marcadas para o que parece ser a metade do período de recuperação", diz o relatório do Barclays. "É claramente um período durante o qual parece pouco provável que a restrição fiscal ocupe o topo das agendas para estas economias".

Para os analistas, haverá uma grande barreira fiscal a ser transposta pelos governos que serão eleitos e um forte crescimento econômico será a chave para fazer com que isso aconteça facilmente. No Brasil, uma política fiscal flexível em 2010 pode significar, para o próximo presidente, a necessidade de, ao tomar posse, ajustar imediatamente suas contas se o crescimento econômico começar a cair.

http://portalexame.abril.com.br/financas/barclays-alta-bolsas-nao-bolha-498231.html?page=2

FHER3 - rompimento de máxima do ano

FHER3, segue rompendo a máxima do ano acima dos 12.50, formando novo pivot de alta e abrindo as bandas de bollinger para cima (viés altista) em busca do objetivo em 14.50. Papel segue agulhado na compra, com tendência no ADX (47), OBV convergente, e volume projetado acima da média. Para quem gosta de operar rompimento, estope para operação precisa ser financeiro, pois estope gráfico ficou distante. Fechando o dia nesse setup, deverá dar alguma correria após o longo período de congestão.

Bom dia a todos - em busca dos 60k

Bom dia a todos. Índices futuros levemente azuis, beirando a estabilidade. Dólar despencando e por aqui mercado entrando em sobrecompra, o que significa que muito em breve poderemos ter uma pequena correção, nada muito sério, para voltar a subir depois. Atenção para o rompimento da Fher3 em 12.50, chegando nos 13, devo encerrar o setup de compra. Mmxm3, acima dos 10.13 deve dar mais um pancadão, Abya3 acima dos 4.74 idem.

14 de setembro de 2009

Dia corrido

Eletropaulo é a culpada de eu não ter respondido o comentário dos leitores no fim de semana. Mas de hoje não passa. Até logo. Fechamento na máxima do ano, yes, we have pivot de alta!

VCPA3 - confirmando fundo e dando entrada



VCPA3, se seguir assim e fechar o candle diário acima dos 28.13 confirma fundo vencendo uma pequena LTB desde o último topo e dá entrada com estope em 26.92 e target inicial no curto prazo em 31.86 e depois no fechamento de GAP no médio prazo em 37.91. Ativo conta com bandas de bollinger muito fechadas, prenuncio de movimento explosivo por vir, com candle abrindo para cima (viés altista), IFR e EL em região de sobrevenda, ambos com divergência de alta pelos fundos, OBV segue satisfatório, acompanhando o movimento da cotação. Volume dentro do satisfatório.


11 de setembro de 2009

Fechamento da semana

Se no gráfico diário tanto Ibovespa quando Dow Jones deixaram um típico candle de topo, no semanal não há qualquer sinal de topo ou queda, estando ambos totalmente comprados. Portanto, não há que se ter medo desse candlezinho aí, ele existe para ser detonado.
Topo duplo poderia ocorrer se por aqui perdessemos os 55k, e do outro lado, o rallye deve seguir se curso até os 62k em se rompendo de vez, em fechamento, os 58.633, marcando novo pivot de alta. Acredito nisso para semana que vem.


MMXM3, fazendo triângulo no intraday, já ví esse filme antes. Agora é esperar romper os 10.13 e ir pras cabeças.
EMBR3, ganhando altitude. Precisa passar os 11.23.
BRKM5, fez nova máxima e voltou um pouquinho. Mas segue tudo normal e compradíssimo em todos os tempos: semanal, diário e intraday. Segue conforme análise.
MAGG3, subiu mais um pouquinho, atenção para o rompimento do W no diário acima dos 11.10
CNFB4, precisa romper os 5.47. Ativo com divergência de alta pelos fundos do OBV, IFR e EL.
FHER3, fechou acima dos 12 e agora busca os 12,50, aonde passando deve isprudir. Volume excelente hoje.
USIM5, lateralizando, nada a comentar. Segue conforme análise inicial.

Uma boa noite e um bom fim de semana a todos. Responderei todas as perguntas no fim de semana. Um abraço cordial

CSAN3 - fundo sobre a MMe21


CSAN3, confirmou fundo hoje sobre a MMe21 (média importante que vem sustentando vários arranques do papel nos últimos meses) e sobre a LTB rompida (pullback) que vem desde o topo histórico do papel, dando entrada com target inicial em 21.59 e depois em 23.71 e estope em 19.30 (3,5% para baixo da cotação de fechamento em 20.05). OBV do papel em forte divergência de alta, que já trabalha acima dos 35.00, IFR e EL bem aliviados e prontos para permitir novas altas. Bela configuração.

Cuidado com o topo