30 de janeiro de 2010

PETR4


Olha que beleza de divergência de alta pelos fundos do IFR e EL da PETR4, mostrando que apesar da queda vai faltando força para os vendedores seguirem a tendência e indicando possível sinal de reversão de alta dentro em breve. Acima dos 35.05 pode dar alguma graça, já que no intraday vai fazendo topos e fundos ascendentes. Também no gráfico diário vai se segurando acima da MM200, importante referência de tendência de longo prazo. Será que o patinho feio da bolsa em breve pode voltar a desencantar? Não duvido nada.

O mercado e o consenso dos analistas

O consenso dos analistas é de que viramos de uma tendência de alta para uma tendência de baixa. É a pauta do dia, é só no que se fala. Mas o mercado vive de consenso? Definitivamente não. Quando o consenso era de que em 2008 buscaríamos os 80 mil pontos o que aconteceu? Buscamos os 29 mil. Quem foi no consenso quebrou. Quando o consenso era de que o mercado iria cair até 14 mil, o que o mercado fez? Subiu até 71 mil. Quem foi no consenso perdeu boa parte da alta. Agora o consenso é de que o mercado irá cair profundamente, buscando inicialmente os 60 mil pontos, e quem sabe os 29 mil novamente; sabe o que eu penso? Penso que poderemos é buscar os 74 mil. É evidente que estamos vivendo um momento de baixa, mas suportes importantes no gráfico semanal ainda persistem e um recuo até algumas médias móveis importantes eram mais do que esperadas, por exemplo, as MMs 21, 49, 200. No intraday, o momento definitivamente é de venda, no melhor estilo subiu vendeu, mas daí para criarmos um clima de apocalipse, puro exagero e chutometria. Não conseguimos vislumbrar pelos gráficos muito mais do que algumas possibilidades para as próximas semanas, e olhe lá. Não é de hoje que a AT leva olés que deixam qualquer analista de queixo caído. Olho vivo para não cair no consenso e esquecer de que quem manda, é o mercado, e ele faz o quer.

29 de janeiro de 2010

KEPL3


Ficando bom, vamos aguardar indicativo de fundo

As semelhanças entre o iPad e uma pedra


Off topic para descontrair, do blog do Dooby Brain


RPMG3 - atenção para o mico


RPMG3, após o arranque espetacular no início do ano, papel corrigiu até a retração de 38.2% e sua MM21, e vai fazendo sinal de fundo, que se confirmado, abrirá espaço para buscar em onda 3 o topo 1.26. O fundo no gráfico diário só se confirma acima dos 0.94 e o estope fica em 0.70, bem salgado, exigindo forte gerenciamento de risco.

28 de janeiro de 2010

Análises para o dia 29 de janeiro

Chegando em casa tarde, sem gráfico hoje.

Ibovespa, tentando consolidar um fundo para suportar um repiquezinho, mas tá difícil, ainda mais com a podreira do mercado norte-americano dando uma descarga atrás da outra. Não pode perder as mínimas de ontem e hoje, precisa amanhã romper a máxima de hoje se quiser algum alento.

Dow Jones, segue descendo o barranco, renovou mínima da queda de hoje e parece desenhar uma bandeira de baixa. Afastamento muito forte da MM20 e sobrevenda deveriam motivar repique. Deveriam.

AGEN11, após o pullback até o topo de 3.51 vencido, armou novo movimento de alta, dessa com vez com volume melhorzinho, chegou a colocar o dedo acima dos 4 reais, mas voltou para fechar nos 3.85, o que já está de bom tamanho. Passado os 4 reais, próximas resistência só em 4.88, que é aonde espero ver o papiro dentro em breve. Estope em 2.89.

KEPL3, quero ver o papel lá nos 0.55, aonde uma ordem de compra minha está à sua espera. Não sei se vai. Em todo caso, segue sem qualquer sinal de fundo no gráfico diário, aonde proporcionaria nova possibilidade de entrada. Aguardo ansiosamente esse momento mágico.

MMXM3, renovou mínima da queda, podrão, e precisa romper os 13.72 para melhorar e dar início a onda 3 do pivot de alta em busca dos 16. Sem sinal de fundo.

LLXL3, jaca podre, nova mínima e agora tem MM21 apontando para baixo. Segue na tendência de baixa sem sinal de fundo ou melhora.

BTOW3, esse aí subiu pode socar na venda, papel mais baixista do índice.

PLAS3, violinou alguns amigos, mas acabou se segurando e mantendo a tendência de alta no curto prazo. Bela divergência no IFR vai criando, cuidado aí.

VALE5, gostei do comportamento de hoje, que não renovou mínima em relação ao dia de ontem, tem divergência de alta no intraday, pode repicar bonito se o mercado norte-americano deixar. Das blue chips que restam ainda com configuração de alta. Estope na mínima de ontem.





Mercado perdendo mínima de ontem...


Deve acelerar a gravidade. Não segurando nessa região, é 60k na cabeça.

Quando todo mundo espera repique, o que acontece? Créu!!!!

O que fazer quando você compra um papel e ele despenca? AVIL3


Mantenha a calma. Veja se o papel continua em tendência de alta, veja se o papel se sustenta acima de alguma LTA. Trace suportes abaixo de fundos importantes no intraday, e deixe um estope loss por aí. Se o papel fizer um fundo ascendente, pode ser interessante fazer um preço médio e aguardar o rompimento do topo anterior, desde que, claro, for possível dentro do gerenciamento de risco no caso de ser estopado. Assim foi comigo. Ontem comprei AVIL3 no fechamento, papel abriu derretendo 7%. No intraday segue em tendência de alta e uma correção era esperada. Se fizer um fundo ascendente alí na MM20 e na LTA, faço meu preço médio e aguardo a ação do tempo e da tendência de alta. Caso contrário, meu estope está armado e o prejúizo contabilizado, que embora me deixará tristonho, não vai me matar.

27 de janeiro de 2010

Considerações gráficas



AGEN11 vai oscilando dentro de um canalzinho de alta bonito, embora mostrando fraqueza no arranque pela divergência de baixa apresentada pelo IFR. Vamos monitorando.


KEPL3, segue sem novidades. Um rompimento dos 0.64 amanhã resultará numa oportunidade de trade rápido.


MMXM3, um rompimento dos 13.72 resultará num bom trade na ponta compradora e dará partida para um movimento de onda 3 no papiro com objetivo ao topo anterior, na região dos 16 reais. Sobrevendido e ficando interessante.


LLXL3, pedindo por um repique, sobrevendido, já em tendência de baixa terciária e ficando muito feio, com médias apontando pra baixo e tudo mais. Eu ficaria longe do papel por enquanto. Uma empresa que ainda não está em funcionamento que saiu de 50 centavos para 10 reais em um ano pode simplesmente cair muito que ainda tá bem pago. Olho vivo.


GGBR4, me estopou hoje mas não tem problema, já estava contabilizado antes de entrar no trade. Região de suporte e sobrevenda dentro da grande congestão. Se amanhã romper a máxima de hoje, entro na compra novamente, sem estresse.


PLAS3, no gráfico diário rompeu o topo anterior com confirmação do OBV, fez nova máxima e refugou. No intraday segue sossegado, topos e fundos ascendentes, mas pode retrair nos suportes de fibo e voltar a subir pois sua tendencia de alta esta inalterada;

Ibovespa: repique já!


Espero um repique para o ibovespa amanhã, dada as divergências claras de alta pelos fundos dos osciladores, que já não acompanham as cotações na hora de marcar novas mínimas. O romper dos 65.800 deverá levar o índice até os 68k novamente aonde o surgimento de um topo mais baixo em relação aos 71k deverá ser observado para realização de lucros imediatos e eventualmente uma operação na mão vendida em busca dos 60k. O rompimento de importantes suportes nessa queda deixaram a mensagem de uma tendência de baixa que veio para perdurar.

Plantão intraday Ibovespa: deixando o gatilho pronto para a compra


Gráfico 15 minutos o ibovespa mostra a formação de um possível fundo duplo com uma boa divergência de alta pelos fundos do IFR (14). Essa é uma das configurações gráficas que mais confio para a formação de uma reversão após vários dias seguidos de queda. O rompimento dos 65884 é o confirmador do surgimento dessa possível onda 3 de alta. Estope em 64500.

KEPL3 - uma observação


Por Fibonacci, papel pode vir buscar os 0.55, aonde se fizer fundo, seria um ponto interessante de compra. Objetivo em 0.85.

26 de janeiro de 2010

Fim da mamata

Finalmente, chegou hoje o fim da mamata, fim das férias. A partir de hoje, posts intraday ficarão mais raros, mas vou fazer um teste para a manutenção do blog com posts noturnos. É o que dá pra fazer. Vamos nessa.

KEPL3


KEPL3, vai corrigindo desde o último arranque que criou uma pequena mas visível divergência de baixa pelo IFR e EL, e apesar de preocupar, pode dar entrada em breve assim que der sinal de fundo no gráfico diário. Papel parou de ceder hoje logo no teste da LTA, mas ficou evidente a prematuridade da força compradora, incapaz de impedir o assanho dos vendedores, que acabaram levando a do dia. Por enquanto um rompimento dos 0.66 pode levar o ativo para um resteste dos 0.75. Acredito em mais queda e diminuição da volatilidade nos próximos dias.

PLAS3 - segue evoluindo


PLAS3, segue evoluindo desde o fundo marcado em 3.19, aonde estão os estopes, e dando a mínima para o viés de queda do mercado em geral, vai caminhando em busca do rompimento dos 3.77, com estreitamento das bandas de bollinger e OBV ascendente. Seguimos no papiro desde os 3.08.

MILK11


Vai oscilando dentro da faixa de congestão entre 2.93 e 2.11, e pode acumular mais por aí. Deixou um sinal positivo hoje fechando acima da máxima de sexta feira e pode ir buscar os 2.93 ainda no curto prazo.

AGEN11


Após o fechamento espetacular de sexta-feira ficou patente a ausência de volume no rompimento dos 3.48, deixando fragilidade no movimento que acabou com a alegria e o sonho dos comprados num primeiro momento. Quem foi ágil conseguiu ainda lucrar um pouquinho. Suporte em 3.20 e mais abaixo em 2.98, aonde perdendo complica no curto prazo. Papel pode lateralizar. Me preocupa a divergência de baixa no IFR e EL, que sugere a formação de um topo mais relevante nas cotações. Cuidado aí. Para cima, melhora o viés acima dos 4 reais com aumento considerável de volume.

Ibovespa: bem vindo tendência de baixa


Ibovespa deu sequência ao movimento de queda e fechou abaixo do último fundo ascendente, inaugurando assim uma tendência terciária de baixa, o que deve pressionar na venda tudo o que vier a subir num primeiro repique. Suportes em 64300 e mais abaixo em 60 mil. Acima alivia dos 66660, e muda o viés rompendo os 71k. Candle de hoje somado ao IFR muito deprimido sugere um suspiro de alta.


MILK11

Peguei a 2.56 com estope em 2.46.

Dia corrido, no fim do dia volto a comentar o mercado.

25 de janeiro de 2010

GGBR4, operando um repique


GGBR4, comprado no after da sexta-feira, vamos ver se dará resultado.
Eis os motivos para a compra:

Doji após dois candles longos de queda mostrando um certo estancamento da sangria;
Doji em área de suporte do último grande fundo e testando a MMe100;
Mais de 10% de afastamento da MMe20, exagerado;
Candle praticamente fora das bandas de bollinger;
IFR e EL em região de extrema-sobrevenda;
Estope curtíssimo, com menos de 2% de risco.

A idéia aqui é pegar um repique que ofereça pelo menos uns 5% de lucro, que seria um movimento ascendente possível mesmo no caso de oferecer maiores quedas no curto-prazo, vendendo perto da retração de 61.8% de fibo da congestão, 28.40 mais ou menos (nesse ponto o trade seria bem mais rentável), ponto clássico para reversão em caso de um novo pivot de baixa. É evidente que vai depender do humor do mercado que no momento está gravemente alterado.

Essa é a minha estratégia para o trade. Vamos ver se dará certo. Como sempre, evitando emoção e deixando o máximo de razão.

22 de janeiro de 2010

Dow Jones: olha o que você fez.




Dow Jones, de longe fez a pior semana desde que os mercados globais sairam do fundo da crise, cedeu mais de 4% e anulou o movimento de alta de 11 semanas anteriores tornando a queda ainda mais significativa e talvez marcando uma reversão de tendência, que como no presente candle semanal, costuma surgir quando ninguém espera e de forma nada discreta. Subiu como alpinista e desceu feito bola de neve. Segue com suporte em 10100 e a MM20 que deve dar fôlego para algum repique na região, mas em se tratando do assunto polêmico que foi o pivot dessa queda toda - a regulação dos bancos de investimentos nos EUA - não duvido uma visita nos 9600, último fundo ascendente relevante no gráfico semanal. Vamos ver se semana que vem esse Dow Jones cria juízo. Se não, vamos ter que ficar fazendo trade com mico mesmo.

AGEN11 - em busca dos 4.88




AGEN11, com um volume no leilão de fechamento correspondente a 30% do total diário, encerrou na máxima e acima da importante resistência em 3.48 e abre agora espaço para buscar os 4.88 inicialmente, que é também 100% da projeção da figura de mastro-bandeira. O OBV acompanhou o rompimento, trabalhando acima do último topo, e tem IFR e EL no diário em elevação com espaço para mais altas e sem sinal de topo/distribuição. Detalhe 1: ativo fechou com 1.5 milhão de reais para comprar na máxima; na terça feira a cobra vai fumar. Detalhe 2: o papel precisa subir 30% para alcançar a projeção da figura de mastro-bandeira; já ví o papel fazer esse valor em um único dia várias vezes - pode ser que chegue lá na terça-feira mesmo. Não duvide de nada quando se tratar de AGEN11.

AGEN11 - rompeu os 3.48 nos 45 do segundo tempo

O volume acusava um movimento mais forte, mas não esperava que seria faltando segundos para o fechamento do pregão! Papel vai encerrando cotado a 3.60 e rompido a figura de alta, projeta teste na resistência em 4.88. Aguardamos o fechamento.

KEPL3 - talvez tenhamos um topo no diário


KEPL3, se fechar abaixo da mínima de ontem, teremos uma confirmação de topo no gráfico diário e possível recuo até a retração em 0.58.

AGEN11 - muito cuidado nessa hora




Ativo subindo discretamente, passando os 3.43 e 3.48 vai acionar entrada violenta no papiro. No intraday 60 minutos fica claro o rompimento da linha de resistência inclinada e o OBV já acima das resistências em 3.43 e 3.48. Lindona. Breakout iminente. Caso confirmado rompimento do padrão, figura projeta alta até os 5 reais.

Ibovespa e Dow Jones



Quebrando importantes suportes e inaugurando uma tendência terciária de baixa pelos fundos ascendentes perdidos. Ou reverte até o fechamento ou vamos ter um começo de ano no vermelho e com muuuuuito espaço para cair. Topos nos gráficos semanais e mensais ainda indicam que para os vendidos mal começou a festa.

PLAS3 - desenvolvendo bem


Acima dos 3.62/3.77 dá novo pipoco. Estope elevado para 3.19.

KEPL3 +5%

Papel vai se mantendo forte, acima dos 0.75 volta ao rallye. Para os desesperados de plantão, estope abaixo do GAP de ontem em 0.64 ou abaixo da mínima do dia em 0.67.

Reflexões gráficas





Vários papéis que fazem a composição do Ibovespa pivotearam para baixo ontem, estopando comprados e declarando venda para valer. Médias móveis de 20 períodos ficando para cima, topos anteriores sendo rompidos para baixo, isso aí tem um nome: reversão. E como visto acima, não está contido em apenas um ou outro segmento, mas é o mercado como um todo. Muita cautela.

Mercado não dá trégua

Ontem quando dizia sobre o perigo de comprar antes do surgimento de confirmação de fundos nos gráficos diário era justamente para evitar esse tipo de situação: mercado vem caindo há dias e quando parece que vai estancar, acaba sangrando mais. Europa, Ásia e Futuros americanos e ibovespa seguem no tropeço e sem sinal de melhora evidente. Pelo jeito a notícia de uma regulamentação governamental por parte do governo norte-americano para com seus bancos foi o motivo que faltava para fazer disparar o dólar e a volatilidade. Agora é apertar o gerenciamento de risco e não ter pressa em voltar a operar na compra até que o mercado esteja todo orientado nesse sentido. Operação na venda pode ser possível, muito embora já esteja esticado para baixo e o melhor seria um subiu-vendeu, então para os mais agressivos, um pouco de manejo de risco cairá bem também.

Um bom dia a todos.

Ajustando posições

Ontem ABYA3 perdeu os 5.12 em fechamento, estopando a posição restante do trade ainda com lucro.
BBRK3 segue firme, e o restante da posição será estopada em se fechando o GAP em 6.98.
MPXE3 segue numa configuração muito parecida com a de MMXM3 antes de estourar, como uma pá de ventilador clássica, por isso o trade segue em aberto até o estope em 20.99. Aqui vale a aposta.

Um exemplo de soberania do Mercado


Dando uma olhada em alguns gráficos antes de descansar me deparei com um belo exemplo da soberania do mercado. Vejam como em análise técnica tudo precisa ser confirmado, como candle sozinho não faz nada e nem é por sí só capaz de mover um ativo para uma direção uniforme. Vejam quantas "desculpas" para se sair de um trade que rendeu 4 vezes em apenas alguns dias e o prêmio para o cidadão que soube surfar a onda, do começo ao final, se é que podemos falar em fim. Magnifíco trade, uma verdadeira aula para se derrubar todos os mitos gráficos: é por isso que na bolsa a gente aprende todo dia.

21 de janeiro de 2010

KEPL3 - e aí



KEPL3, fechou acima da resistência forte em 0.67 com volume acima da média e segue com o objetivo da projeção do mastro-bandeira em 0.83 no gráfico diário. Papel sentiu uma realização próximo ao fechamento mas vale ressaltar que subiu 10% e que no gráfico intraday de 60 minutos tem o rompimento dos 0.67 confirmadíssimo pelo OBV e segue com topos e fundos ascendentes, acima da LTA e médias móveis sem maiores complicações. Estope para quem está posicionado no curtíssimo prazo e com medo pode ser abaixo do GAP de hoje em 0.64.

Mercados


Seguem para um fechamento próximo das mínimas. Ibovespa já trabalhando abaixo dos 66k, devolvendo em apenas uma semana a alta que levou 3 meses para construir. Vamos acompanhando. Tá triste.

KEPL3 - rompendo pivot de alta com forte volume


Vai rompendo o padrão de mastro-bandeira no diário e buscando os 0.83 mesmo, tá lindão, se segurou acima da resistência e vai caminhando para um fechamento na máxima com mega volume. Blue Chip é outra coisa.

PLAS3 - confirmando fundo ascendente no diário


Rompendo forte a resistência em 3.42 e produzindo um belo candle no gráfico diário que confirmaria fundo e habilitaria para o teste nos 3.77. Vamos acompanhar.

PLAS3



Parece que os 3.20 não serão perdidos dessa vez não. Intraday tem fundo duplo com linha de rompimento do W nos 3,45, que se perfurado com força leva o ativo para arriba novamente. No intraday 30 minutos fica evidente a divergência de alta pelos fundos do IFR mostrando força compradora. Estope em 3.19.

Ibovespa


Para baixo dos 65.900 não haverá mais motivos para se manter comprado, mercado vira a mão e passa a uma nova tendência de baixa no diário. O mais importante nessa hora é manter a calma e o bom senso, evitar preços médios antes que se fique claro a formação de fundos e evitar pegar a faca caindo de mão aberta. A geração 2009 pode não saber, mas o mercado é obsessivo e extremista, pode ser exagerado para subir mas o mesmo vale também na hora de cair, e tudo o que não queremos é ficar na ponta errada nessa hora. Risco Brasil, dólar e VIX seguem fortes e vão subindo e desenhando um futuro de viés baixista para a bolsa, o que não é problema para quem sempre trabalha com estratégia e gerenciamento de risco. Um pouco de cautela e canja de galinha no momento não farão mal a ninguém.

Dow Jones também perdendo a mínima de ontem




Ibovespa: perdendo a mínima de ontem


KEPL3 e EUCA4

Antes que me esqueça: 11% em KEPL3 e 6% em EUCA4, põem no "borso".

Mercado segue pesando

Mercado abriu querendo devolver um pouco da queda mas já iniciou a sangria novamente, com exceção da EUCA4 comentada ontem que sobe 6% e KEPL3 que sobe 10%, o medo é o que tradicional caiu comprou se torne agora o subiu vendeu. Olho vivo.

20 de janeiro de 2010

KEPL3 - micão bandeirando no diário


KEPL3, caso rompa amanhã os 0.67 ativo vai romper a figura de mastro-bandeira que projetará pelo menos os 0.83 ainda no curto prazo. Vale acompanhar.

PLAS3 - deixando um martelinho na MMs9


PLAS3, se no próximo pregão romper os 3.42 dará um sinal positivo de continuação de alta após plotar um candle de recuperação acima do suportezinho de fibo desde o último fundo com target inicial em 4 reais e enrosco em 3.62 e 3.77. Bandas começaram a fechar e me chama a atenção o volume reduzido nos candles de queda dessa correção.