30 de abril de 2010

TELB4 - intraday 15 minutos


Testando a forte resistência em 2.10, passando, mira os 2.15 e aí é caminho livre para os 2.40. Papel costuma da umas esticadas no fechamento: Olho vivo.

29 de abril de 2010

Ibovespa


Ibovespa, confirmou fundo hoje e fechou próximo da máxima, refugando levemente nos 68 mil pontos, antigo suporte, agora resistência, e num aparente movimento de pullback na LTA perdida. Se conseguir recuperar a LTA e seguir convicto acima da máxima de hoje, deverá esbarrar na MM20, agora descendente, e mais acima, na forte resistência em 70 mil pontos. A região de sobrevenda pode ajudar, mas o viés para um prazo maior ainda é de baixa, no melhor dos mundos, lateralização. Mercado no momento é para swing traders e day traders escalpeladores.

Olho na TELB4 amanhã, fechou bonito hoje e deve chamar os 2.40 ainda amanhã. OBV já em 4 reais.

27 de abril de 2010

Ibovespa


Um carro que sobe uma rua e lhe falta motor para seguir, simplesmente volta forte para trás. Hoje o ibovespa provou que a sua dificuldade em subir no mesmo ritmo dos demais mercados globais era na verdade um problema estrutural e específico de um mercado que simplesmente deixou de apostar nos seus fundamentos. Ano passado fomos a bolsa que mais subiu, esse ano, somos a que menos evoluiu. Hoje, quando o mercado norte americano esboçou um início de correção dentro de uma tendência de alta, os tripulantes do ibovespa abandonaram o barco e não parecem querer voltar tão cedo. Perdemos várias estruturas importantes de suporte, e a menos que os 64k segure, veremos os 60k fatalmente. O momento pede prudência e canja de galinha, até que sinais positivos voltem a surgir. Aliás, falando em sinais positivos, nos gráficos é que não estão. Não tem promoção, não tem preço médio, a reversão pode ter chegado e é preciso operar a favor da tendência e nunca contra ela.

Papéis de Apple e Google serão negociados na BM&F Bovespa

27/04/10 - InfoMoney


SÃO PAULO - A BM&F Bovespa anunciou quais serão os 10 primeiros BDRs (Brazilian Depositary Receipts) Nível 1 Não Patrocinados a serem negociados no Brasil a partir do segundo semestre.

Os recibo de ações são das seguintes companhias: Apple, Google, Bank of America, Arcelor Mittal, Goldman Sachs, Billiton Limited, Wal Mart, Exxon Mobil, Mc Donald’s e Pfizer - todas listadas em bolsas norte-americanas.

Expansão das alternativas
Segundo nota enviada pela BM&F Bovespa, o objetivo do lançamento desta modalidade de BDR é “oferecer ao mercado novas alternativas de investimento”.

Deutsche Bank assume operação
O banco que irá efetuar o pedido prévio de registro para negociação será o Deutsche Bank – “devido à sua importante contribuição ao longo do processo de desenvolvimento dos procedimentos operacionais relativos ao produto”.

No entanto, para as próximas emissões, “a bolsa realizará processo de concorrência para a concessão de registro”.

26 de abril de 2010

TELB4, PETR4 e VALE5




VALE5, segue em correção dentro de uma longa e bonita tendência de alta, suporte bom no último topo em 47.30.
PETR4, o mico do ano, perdeu todas as LTAs desde o fundão da crise, pode buscar a primeira retração de toda a alta em 28.
TELB4, tem forte resistência em 2.44, mas está bem configurada e pode visitar o topo em 3.15.

20 de abril de 2010

Grandes empresas dos EUA terão negócios na Bovespa

Valor Econômico


Cada instituição será responsável por trazer dez BDRs para o mercado brasileiro.

A possibilidade de os investidores brasileiros aplicarem seu dinheiro em ações de grandes companhias americanas, como General Electric (GE), Coca-Cola, Microsoft ou McDonald ' s, está perto de se concretizar. A BM&FBovespa dá os últimos retoques em um sistema que permitirá lançar Brazilian Depositary Receipt (BDRs, recibos de ações estrangeiras negociados no Brasil) não patrocinados dessas empresas. Nesse modelo, os papéis serão trazidos por instituições financeiras, e não pela companhia emissora.

O primeiro acordo já está fechado e pronto para ser anunciado. A previsão é de que os negócios comecem no segundo semestre. Cada instituição será responsável por trazer dez BDRs para o mercado brasileiro. O critério de seleção será o maior volume de negociação oferecido. Hoje, com exceção da espanhola Telefónica, do argentino Banco da Patagônia e da suíça Dufry, a Bovespa só tem BDRs de empresas com atividades no Brasil, mas registradas em paraísos fiscais.

A aplicação será destinada a instituições financeiras, fundos de investimento, administradores de carteira e consultores autorizados. As pessoas físicas poderão investir indiretamente, a partir dos fundos que comprarem os BDRs.

A iniciativa faz parte de um projeto maior da bolsa para aumentar o leque de produtos de renda variável. Além dos BDRs, serão criados formadores de mercado (os " market makers " ) para opções tanto do Índice Bovespa quanto das dez principais ações que compõem o referencial, depois de Vale e Petrobras. O terceiro projeto são novos fundos de índice (Exchange Traded Fund, os ETFs) negociados em bolsa.

A escolha dos parceiros nesses projetos será também por meio de concorrência. Nos ETFs, assim como nos BDRs, o critério será o volume de negócios. Já no caso dos formadores de mercado, ganha a instituição que se comprometer com o maior volume e a menor diferença de preço (spread) entre as ofertas de compra e de venda das opções. Segundo Julio Ziegelmann, diretor de renda variável da BM&FBovespa, já há interessados tanto em montar os BDRs e ETFs quanto em ser formador de mercado de opções.

19 de abril de 2010

Ibovespa

Ibovespa fechou o dia de hoje com um candle de recuperação acima de uma longa LTA que vinha desde o fundão da crise e dá toda a pinta de uma recuperação até os 70 mil pontos para começo de conversa, dado o IFR extremamente oversolded somado em algumas divergências de alta já vistas no intraday. PETR4 parece que dará o ar de sua graça e pode vir a sustentar esse repique quem sabe diminuindo um pouco o spread para com a VALE5, atualmente em níveis históricos. Para a PETR4, o nível de 35 reais estaria de bom tamanho para um target de curtíssimo prazo, que bate com a MM20 atualmente.

Dia de hoje me estopou totalmente em BRKM5, e quase em TCNO3, por um centavinho que não. Aliás, falando em TCNO3, IFR2 em 0.83, deve chamar um bom repique essa semana ainda. Como comentando no final de semana, estava de olho em um possível repique em MILK11, e ela veio, saiu de uma cotação de -4% para +5%. Pode dar mais amor amanhã superando a máxima de hoje.

Boa noite a todos.

18 de abril de 2010

Ibovespa diário e semanal: cenários



De todas as bolsas do mundo não existiu nenhuma tão fraca e vacilante quanta a nossa nessas últimas semanas. Enquanto Sp500, Dow Jones, Dax subiam em estado de pânico de alta, aqui a coisa ia de mal a pior, com meia dúzia de blue chips segurando a peruca enquanto setores como o da construção - menina dos olhos de 2009 -, varejo, alimentação, small e mid large caps, derretiam na cotação e na liquidez. A queda expressiva da última sexta-feira se deu graças ao primeiro dia de realização consistente no mercado norte-americano, que ainda tem muito espaço para uma correção mais aguda e que pode levar o nosso mercado facílmente aos 68 mil pontos dado a gravidade tupiniquim que anda mais pesada que as demais do globo. Por aqui, temos abaixo dos 68k, suporte em 64.5k e mais abaixo em 61k, essa bem mais forte. Além disso, tanto no diário quando no semanal, vemos que o Ibovespa confirmou uma fortíssima divergência de baixa pelos topos do IFR que não acompanharam as cotações e apontam para uma evidente distribuição no nosso mercado, sinal de que teremos mais acomodação pela frente. Todo cuidado é pouco diante desse cenário aonde os compradores parecem cada vez mais fracos mesmo diante do todo o rallye de alta ocorrendo mundo afora. Um sinal de fundo acima da LTA que vem desde o fundão da crise de 2008 pode motivar um ponto de compra especulativo.

Essa semana promete volatilidade, e meu foco está nos papéis que ainda seguem com liquidez e tendência de alta, como USIM5, GGBR4 e VALE5 em especial. O mico PETR4 segue buscando o pré-sal nas cotações e não tem o menor sinal de fundo, ainda que pelo IFR chame um belo repique em breve. MILK11, bom ficar de olho, pode dar um caldo em algum momento pela proximidade dos suportes.

Dos trades da semana.

Na última sexta feira fui estopado em RENT3: créu de 1.5%. Já CSAN3 deu um belo trade de quase 8%, quando perdeu a mínima do 14/04. BRKM5 e TCNO3 seguem testando suporte e paciência, mas ainda não estoparam em fechamento.

Variações de alguns papéis em 2010:

Vale5 +20,83%
Csna3 +22,50%
Usim5 +22,37%
Ggbr4 +2,75%
Petr4 -10,19%
Rsid3 -18,69%
Gfsa3 -16,57%
Pdgr3 -14,35%
Mrve3 -14,61%

15 de abril de 2010

RENT3

Papel fez mínima em 19.45, mas como não fechou nenhum candle no gráfico de 15 minutos abaixo do meu estope em 19.49 e com convicção, acabei seguindo no trade. Vamos ver como se dá amanhã.

14 de abril de 2010

RENT3 - chamou atenção



RENT3, após uma abertura em GAP com bom volume, papel fechou próximo da máxima do dia com um grande candle de convicção altista, abrindo bandas de bollinger para cima e chamando compradores. Papel parte para a busca dos 21 reais e conta com IFR e EL em elevação, cruzados na compra com espaço para mais altas. Como o papel já vem de uma boa alta no dia de hoje, ajusto um estope logo abaixo de um fundo de intraday, em 19.49, e deixo o trade rolar. Quem não tem cão, caça com gato.

CSAN3 +9% desde a entrada


CSAN3, somando 9% de lucro desde a entrada em 20.70 e atingindo o primeiro target. Trade segue evoluindo lindamente, é esperar a formação de um topo e socar o dedo na realização de lucro.

13 de abril de 2010

CSAN3 +6%


CSAN3, desde a entrada em 21.70, postada semana passada, já acumula uma alta de 6% e caminha em direção ao objetivo inicial em 23.75, sendo que no momento já volta a trabalhar acima da MM20. Lindo trade, que já pode ser realizado parcialmente até que deixe um sinal evidente de esgotamento.

12 de abril de 2010

TELB4 - gráfico sugere forte rallye de alta


TELB4, gráfico diário vai sugerindo um novo forte rallye de alta, se seguir o padrão deixado nos movimentos precedentes. No fechamento do dia 12 de abril podemos notar como foi plotado um candle de convicção logo após o toque da LTA iniciada em outubro de 2009 com forte volume, fazendo a MM21 virar para cima e indicando o teste na resistência próxima em 1.83, que vencida, liberaria o papel para o objetivo em 3.15 com o rompimento de uma LTB importante e o surgimento de um novo pivot de alta deixando de vez o ranço baixista no curto prazo. No último movimento de alta que levou o papel dos 0.80 para os 3.15 o gatilho foi o mesmo: o toque na LTA e o corte da MM21 para cima. Vale também atentar para o fato de que as LTBs do OBV e do IFR se adiantaram aos preços e já trabalham com otimismo altista numa boa divergência de alta, e que o MACD cruzou na compra e conta com o mesmo espaço para sustentar num novo rallye de alta como no último grande movimento de alta. O estope dessa possível, e arriscada operação (que exige todo gerenciamento de risco), dada a forte volatilidade do papel, ficaria em 1.27.

6 de abril de 2010

CSAN3


CSAN3, vai deixando um candle de fundo numa região de concentração de fundos e outrora de resistências, logo acima da MMe200 com IFR e Estocástico em região de sobrevenda e bom risco retorno. Estope logo abaixo da mínima do dia e alvo para realização em 23.73. Um fechamento acima de 21.70 deflagrará um belo engolfo de alta. OBV convergente e volume projetado levemente acima da média.

1 de abril de 2010

Para ficar esperto - INDJ10 60 minutos



Rompimento no índice futuro vai se dando com pouca força entre os compradores, tanto o IFR quanto o estocástico lento não estão fazendo novos topos divergindo para baixo, pode indicar uma nova resistência surgindo, ou ainda, um falso rompimento. Atenção.