17 de agosto de 2011

MRFG3

Trade estopado no zero a zero. Triste, chato, mas a vida continua. Papel está pesado e não vale a pena brincar de investidor não. Bora pra frente.

15 de agosto de 2011

MRFG3 - atualizando

Papel confirmou fundo hoje. Bom volume e alta expressiva. Subo meu estope para o preço de entrada e tiro o risco do trade.

12 de agosto de 2011

MRFG3 - atualizando


Não é fácil ser trader nesse mercado. Viver o DEP - disciplina, estratégia e paciência - pode ser um desafio ainda maior, especialmente em dias como hoje e ontem, aonde o mercado todo sobe forte, menos o seu papel. A disciplina em manter a estratégia previamente e racionalmente traçada, até que se chegue em algum dos seus pontos de entrada e saída, exige saber sofrer o tempo que o mercado impõe. MRFG3, vai ensaiando tem 3 dias um fundo no patamar dos 8 reais, com volume grandioso, distante 40% da MM21 e com IFR 12 e IFR2 em 0.00, e apesar de todo o cenário provável de repique, teima em testar nosss fibras enquanto se espera o gatilho da entrada de compradores dispostos a levantar o papel. Espero um rompimento dos 9,05 para um rallye de alta no papel até pelo menos os 10 reais, target primário para o possível repique. Vamos ver o que o mercado vai resolver para ele. Estope loss sempre a postos.

10 de agosto de 2011

MRFG3 - comprando a 9.05

Estratégia acionada. Comprado em MRFG3 a 9.05 com estope logo abaixo dos 8, pouco capital.

Atualizando as 16h10: mercado refugou fazendo a MRFG3 refugar o rompimento também. Estratégia segue de pé. Estope firme em 7.99.

9 de agosto de 2011

MRFG3: um sinal destes tempos


Fazia muito tempo que eu nao (desculpa a falta de acentuaçao, teclado com problema) via distorçoes graficas como essa. MRFG3, um tombo magnifico, uma distancia de mais de 40% em relaçao a media movel de 20 periodos. Hoje vai plotando um candle de indefiniçao fora das bandas e com volume altissimo. Se houver uma manutençao desse cenario de estabilidade apos essa severa queda, entro com capital MUITO reduzido na ponta comprada num trade contra tendencia. Espaço para o repique seria ate pelo menos os 12.80, mas nesse momento nao da pra querer tanto. Vou manter o estope da operacao abaixo dos 8 reais. E se estopar, estopou, sem cara feia - por isso entro com pouco capital.

8 de agosto de 2011

Sardenberg, o pior consultor de ações do Brasil.


Escreví esse post quando o Sardenberg recomendava compra das ações da Usiminas aos seus ouvintes porque - segundo ele - estavam "baratas". Bem, quem comprou, já vai amargando 35% de prejuízo. As ações da Usiminas, recomendadas outrora a R$14.50 agora valem R$10. E minhas considerações seguem inalteradas para essa ou qualquer outra ação.

Em 8 de junho, o Ibovespa tinha 64 mil pontos e eu postava:


Esse aí acertou na mosca. Na cloaca da mosca. Clique e leia.

Ciclos do mercado: aonde você acha que estamos?



Para mim hoje inauguramos a fase do medo. Uma queda expressiva, na casa dos 10% para o Ibovespa encerrar de vez qualquer esperança para os "negadores" da crise. Se a coisa se repetir como em 2008, e a projeção de 42k para o Ibovespa for acertada, ainda temos o desespero e o pânico para serem atingidos. Independente dos achismos, o fato é que em breve entraremos numa situação de "máximo nível de oportunidade", aquela aonde as compras feitas geram riqueza no longo prazo e podem extrair do mercado de renda variável o que ele tem de melhor: valorização acima da média do mercado financeiro. Sem dúvida, é uma chance única e que deve ser considerado para quem deseja construir um bom patrimônio, sendo sócio de boas empresas. É ficar de olho nos PLs mais baixos e aproveitar a promoção quando a sangria der sinais de ter acabado.


4 de agosto de 2011

Ações próximas da mínima do crash de 2008




Mercado já vai adiantando o rompimento das mínimas do crash de 2008 por algumas ações importantes na composição do Ibovespa. É ficar de olho para ver se avançam ainda mais - carregando as demais ações do nosso mercado - ou voltam a subir a partir daí.

Ibovespa: e agora José?



Deram a descarga hoje no Ibovespa. Na verdade, deram a descarga lá nos 74 mil, e apenas agora o dono da casa percebeu que o buraco era pequeno para o tamanho da mercadoria que por alí passava. Hoje quem agiu foi o Diabo Verde, e por onde ele passou a coisa acelerou de vez. Vendidos fizeram a farra e comprados resolveram vender a qualquer preço no pânico de perderem mais. Pelo gráfico é apenas o começo de muito mais cotação indo para o esgoto.

Temos um mega "M" rompido no semanal com projeção que levaria o Ibovespa até os 42 mil pontos. Essas projeções costumam ser respeitadas. Contudo, não deve ir de uma vez não. Se repararem, rompemos o limite de volatilidade dada pelas bandas de bollinger, e um retorno até as médias para aliviar os indicadores, e dar chance para novas vendas, deve ocorrer nas próximas semanas. Mas que essa alta não engane ninguém, até segunda prova, é apenas um movimento corretivo natural dentro de uma tendência de baixa forte e estabelecida.

Se levarmos em conta a máxima de que todo topo é re-testado (tivemos topo duplo nos 73k) e de que todo fundo é re-testado (não tivemos fundo duplo nos 28k), podemos para um prazo maior preparar o espírito para uma visita lá nas mínimas de 2008. Parece muito longe, mas não é. Muitos papéis já chegaram lá. GGBR4, BTOW3 e mais uma dúzia de outros já o fizeram ou estão em vias disso. Na realidade, para o trader/investidor maduro, tanto faz a direção que o mercado tome e as dimensões dos seus alcances, sabe-se tirar vantagem de qualquer realidade, na ponta comprada ou vendida. Crises são ótimas para quem está preparado para elas. Estejamos preparados.