30 de dezembro de 2009
Fechamento espetacular em LLXL3 e MPXE3
LLXL3 - encerrando parcialmente com 10% de lucro
MPXE3 - rompendo no intraday os 22.30
Papel rompeu os 22.30 com aumento de volume e no momento faz pullback sob a resistência rompida. Se confirmar fundo aí - coisa que parece que irá - dará mais convicção ao trade e força ao rompimento. Estou entrando com metade da posição, e a outra metade para o fechamento, caso termine acima dos 22.30.
MPXE3
Papel em forte região de suporte, gera minha entrada no rompimento e posterior confirmação em fechamento acima dos 22.30 com estope em 21 e primeiro objetivo no GAP em 25,08. Vislumbro a formação de um mega W no gráfico diário que jogaria o ativo pelo menos na máxima anual em 28, mas para isso precisaria romper os 26,20, neckline da figura. Bandas estreitas prenunciam forte movimento vindo.
Feliz ano novo: simbora 2010
Mudanças no Ibovespa
A principal novidade da terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa válida para janeiro a abril de 2010 foi a entrada das ações da MRV Engenharia e da PDG Realty. As empresas do setor de construção ingressaram no principal índice da bolsa com participação de 0,671% e 0,667%, respectivamente. Essas companhias começaram a ser listadas na bolsa paulista em 2007.
A terceira prévia divulgada nesta manhã também confirmou a presença de mais duas companhias do empresário Eike Batista no índice: OGX, com peso de 0,840%, e LLX, com fatia de 0,723%. As empresas se juntam à MMX Mineração, com peso de 1,064%, que já faz parte do Ibovespa. Juntas, as três companhias do empresário possuem uma participação de 2,627% no índice, conforme a prévia. A inclusão das duas empresas de Eike Batista, MRV e PDG foi antecipada pela Agência Estado no final do mês passado, considerando a negociabilidade desses ativos ao longo dos últimos 12 meses.
Com as novas integrantes, o índice passa a contar com 63 ações a partir de janeiro. No caso das empresas de construção, a procura pelos papéis das companhias, que estão entre as maiores incorporadoras listadas em Bolsa, aumentou após o anúncio do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", pelo foco de ambas no segmento econômico de imóveis.
A empresa de petróleo e gás OGX estreou no pregão da Bovespa em junho de 2007. Os papéis ficaram parados por um tempo, mas ao longo do deste ano se movimentaram de acordo com o noticiário sobre testes apontando indícios de hidrocarbonetos em áreas de atuação da companhia.
A outra companhia de Eike, a LLX, que atua na área de logística, principalmente no setor portuário, começou a ser negociada na Bolsa em julho de 2008.
Assim como na prévia anterior, os dois papéis com maior peso seguem os mesmos: Petrobras PN aparece com 12,578% e Vale PNA com 11,666%.
Entre as regras para compor o Ibovespa, a ação precisa ter sido negociada em 80% dos pregões dos últimos 12 meses anteriores à formação da carteira
29 de dezembro de 2009
LLXL3 - fechando na máxima em novo topo anual
LLXL3 - rumbora pros 10 contos
LLXL3 e OGXP3
Liquidez baixa no mercado = sono
AGEN11 - abertura
28 de dezembro de 2009
AGEN11 - fechamento do dia 28/12
Fechamento positivo de AGEN11 no dia de hoje. Após um breve período de realização, papel encontrou no dia de hoje suporte na antiga linha de retorno do canal de alta, possívelmente alargando o espaço vertical para trabalhar com mais folga num movimento de alta futuro. Confirmará o movimento se amanhã romper os 3,00, criando novo fundo ascendente, bastando romper os 3.20 e 3.50 para liberar um teste na resistência seguinte na região dos 4.85. OBV já rompeu máxima do ano. No intraday de 60" minutos vemos que o papel desenvolve dentro de um triângulo e tem suporte em 2.54 que pode servir como um bom ponto de estope para os comprados mais agressivos. OBV também já trabalha acima dos 3.50 e dá o tom otimista para o movimento que conta com excelente volume.
AGEN11
Índice futuro abrindo a +1%
24 de dezembro de 2009
Chamando o menino Jesus para o meu Natal
Hoje pela tarde eu estive com minha linda sobrinha de apenas 7 meses de idade. Mesmo tendo 2 filhos pequeninos, eles já passaram um bocado da fase de recém-nascido, de tal modo que havia esquecido o que era pegar um bebê no colo e poder brincar por alguns instantes com esses serezinhos. Como é engraçado o poder que um nenêm exerce sobre as pessoas. Basta um pequeno balbuciar e um sorrizinho para fazer derreter o coração do mais rabugento adulto. Borboleta vira "boboleta", carinho vira "calinho" e caretas ridículas e desvergonhadas surgem a cada momento passado na presença deles. Nós, os adultos, nos tornamos mais autênticos, despreocupados com a opinião dos outros, espontâneos e vibrantes quando estamos diante de um recém-nascido do que quando estamos diante de qualquer outra pessoa ou até mesmo a sós.
23 de dezembro de 2009
LLXL3 - chamando atenção
LLXL3, me chama atenção confirmando fundo acima da LTA, com volume acima da média e IFR e EL em estados de extrema sobrevenda. Precisa romper os 9,47 para abrir um range melhor para trabalhar já que no momento vai seguindo de forma lateral; dado a característica altista do ativo, vale acompanhar. Estope em 8.39.
AGEN11 - lucro 100% realizado
AGEN11 - abrindo a +13%
"Quem quer dinheiro?"
22 de dezembro de 2009
AGEN11 - em busca dos 9,62 em 2010?
AGEN11 o bárbaro
Após uma breve, mas fortíssima correção, papel encontrou força compradora hoje na região dos 1,99 - acima da antiga linha de retorno do canal de alta - aonde fez fundo no gráfico intraday de 60" (comentado aqui pela manhã no blog quando subia ainda 2%) e subiu com violência, volume e ignorância, fazendo um gigantesco engolfo de alta no gráfico diário e partindo para os objetivos em 2,72 (logo alí) e finalmente em 3,50, que vencido libera o ativo para uma visita na região dos 4,00. O estope ficou muito distante para quem está fora, portanto sugiro estope financeiro limitado a 5% com capital reduzido. IFR e EL com espaço para mais altas, sem sinal de topo.
AGEN11 - engolfo de alta com volume grandioso
Ontem fiz uma análise do papel que mostrava um suporte do papiro apenas no último topo, na região dos 1.30, e hoje, ainda de manhã, papel resolveu reagir e vai caminhando para um fechamento grandioso, com um padrão forte de continuidade de alta que é o engolfo de alta com volume acima da média (na verdade, o 5º volume da Bovespa). Os objetivos do papel são agora os 2,72 e depois os 3.50, que vencido liberaria o ativo para um teste nos 4. Estope na mínima do dia em 1.86.
AGEN11 - Ponto de tensão
AGEN11
MMXM3
A LTB dessa pá de ventilador é que está pressionando a coitada da MMX. Alguém precisa fazer um empréstimo no banco panamericano a 20% a.m e rasgar de vez esse book. Essa é aquela típica situação em que você sai do papel, ele explode e sobe 10% de uma vez só e você fica fora do movimento todo com aquela cara de corno.
MMXM3 - pá de ventilador de alta clássica
CSN se compromete a comprar mais minério da MMX
21/12/2009 - 19h32
SÃO PAULO - A MMX Mineração e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) revisaram um contrato fechado no ano passado sobre o uso de serviços portuários do Terminal de Cargas do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Pelos novos termos, a MMX terá espaço para exportar 1 milhão de toneladas de minério de ferro em 2010 pelo terminal. Em contrapartida, a CSN se compromete a adquirir no mínimo 1,5 milhão de toneladas de minério de ferro da MMX. "Desta forma, a MMX garante o acesso ao mercado internacional de minério de ferro e o fornecimento aos seus clientes fora do Brasil, bem como consolida a sua posição no mercado doméstico", ressaltou a empresa em comunicado. A proposta original previa embarques de 1,2 milhão de toneladas de minério de ferro em 2009 e 2 milhões de toneladas em cada um dos dois anos subsequentes (2010 e 2011). (Eduardo Campos | Valor)
MMXM3
Me chama atenção a simetria de congestão que o papel vem fazendo entre os movimentos de junho de 2009 e este último iniciado em outubro. Pelo gráfico semanal é inevitável alguma ansiedade de que essa lateralização esteja perto do fim, especialmente quando reparamos que no movimento de junho que precedeu um enorme rally de mais de 100%, tivemos 11 semanas e finalmente um rompimento de uma LTB no OBV como gatilho para aquela alta desenfreada. Agora, já colecionamos 11 semanas e temos também um OBV muito próximo de romper uma LTB, que também seria um sinal positivo e daria alguma esperança de repetição daquele saudoso movimento de alta.
AGEN11
Confirmou topo hoje e tem suporte imediato apenas em 1.32, ou seja, tem espaço de sobra para deixar qualquer comprado de cabelo em pé. IFR e EL também tem espaço para novas quedas. Enquanto não tiver fundo no diário pode-se ir tentando alguns trades contra a tendência, mas definitivamente a coisa pode ser mais contraprodutiva do que se imagina, especialmente quando se trata de um papel que subiu tanto.
What was that?
Essa é a pergunta que todo mundo está fazendo. Ibovespa abriu forte, subindo mais de 1% e parecendo confirmar o candle de fundo que plotou na sexta feira. Mas não seguiu assim. Perto do fechamento, nossa bolsa pesou mais do que qualquer outro índice no mundo, e indo na direção contrária da Europa e dos EUA - que confirmaram fundo - acabou perdendo a mínima dessa perna de correção e dando sequência as quedas da semana passada. Realmente um movimento ridículo. O IFR e o EL estão tão sobrevendidos, que esperamos um repique urgente, até porque vender nesse estado a coisa perigosa demais. Suporte levemente forte em 65700, logo alí. Vamos ver se teremos um natal menos deprimente na bolsa.
21 de dezembro de 2009
MMXM3 - confirmando fundo de sexta feira
AGEN11 - de olho no mico
O papel não recomendado para quem problemas cardíacos e fica mau humorado sendo violinado. Papel para se colocar dinheiro de pinga ou aquele que se perder, não fará falta algum. Agen11, de longe a maior alta do ano, quase 1000%. Recuou até a retração de 61.8% desde o útimo fundo ascendente, e dado a diminuição da amplitude da volatilidade, pode querer voltar a subir muito em breve. No momento, ainda não tem fundo no diário, mas isso não me impede de ir acompanhando e reparar que no intraday 90" o papel já voltou até a sua MM21 e dado ao estado extremo de sobrevenda, pode surpreender e num movimento de manada disparar novamente. Um trade agressivo tem estope em 2.11 e objetivo...falaremos de objetivo quando confirmar fundo.
BBRK3 - realização parcial em 6.80
18 de dezembro de 2009
Fazendo o balanço
ABYA3 - gamei
GFSA3 - olho no lance
Papel extremamente sobrevendido, sem tendência definida mas que pode possibilitar uma entrada boa em busca da região de resistência em 29.80/30. Gera uma entrada assim que romper os 27.01 com estope em 26.44, aonde fará uma sequência de topos e fundos ascendentes no intraday, dando sinal forte de reversão no curto prazo. Um setup que eu gosto muito de operar, entrando com metade da posição no rompimento e a outra metade no fechamento, se confirmar o movimento.
MMXM3 - sobrevendido
Tá difícil "jogar na borsa"
17 de dezembro de 2009
Mercado ficou feio, mas para tudo tem um jeito
16 de dezembro de 2009
CYRE3 - uma compra especulativa
Hoje no after efetuei a compra de CYRE3 pelo setup do IFR2 do Stormer. Nesse setup a compra acontece devido a extrema situação de sobrevenda de um papel através da avaliação do IFR, que aqui é calibrado para apenas 2 períodos, e aciona a entrada sempre que se encontra abaixo de 5. No caso de CYRE3, o IFR2 está abaixo de 1, em 0.71, o mesmo nível que motivou candles fortes de repiques nos dias seguintes. A minha estratégia é vender parcialmente no primeira barra de alta no diário, deixar o restante pedalar até a MM9 virar para baixo e perder a mínima do dia que virou para baixo, com estope na projeção de 61.8% do tamanho do candle que gerou o setup, ou seja, em 22.80. Vamos ver se vai funcionar novamente. Uma ressalva: o setup, embora seja bem agressivo pois faz a compra independente de um sinal de fundo, tem segundo o Stormer, 90% de acerto. Outra ressalva: o setup só pode ser acionado em papéis que estão acima da MM49, o que não é o caso da CYRE3 (ou seja, estou fazendo errado, pedindo para levar surra do mercado).
BBRK3 - fechamento 16/12
Após forte abertura aonde o ativo chegou a subir quase 5% batendo 6,50, sentiu a pressão realizadora e acabou cedendo no fechamento junto com o restante do mercado. Quem pegou o ativo ontem ainda teve a chance de realizar algum lucrinho. Estratégia segue a mesma, estope e targets. Se o candle no diário ficou estranho, no intraday 60" tudo segue dentro da normalidade. Na realidade, o papel havia se afastado tanto da MM21 que um pullback até ele era mesmo necessário: aliás, pode dar nova chance de compra. Papel segue acima da LTA de curto prazo, e em cima de uma LTA secundária. Suporte principal em 5.85 e resistência a ser vencida em 6.50 e mais acima nos 6.68, o primeiro target.
BBRK3: 6.50 +4%
15 de dezembro de 2009
BBRK3 - setup de compra acionado
Papel confirmou fundo ascendente aonde tinha que fazer - acima da LTA, que é também a retração de 61.8% desde o último fundo e acima da MM20 - com volume acima da média e parte para o teste dos 6.68 cujo rompimento criaria um pivot de alta com objetivos em 7.17/8.14. Estope da operação em 5.84. O OBV do ativo já está acima dos 8.15, o que dá um certo otimismo para a operação, numa divergência de alta das maiores que já presenciei. IFR cruzando na compra, espaço para mais altas. Sem sinal de topo.