A vida é feita de escolhas, e durante o ano de 2010, a medida que os meus trades, a minha visão de mercado e o próprio blog foram se aguçando e se tornando cada vez mais profissionais, foi ficando cada vez mais evidente a necessidade de "re" escolher entre o meu trabalho de sempre ou o mercado de renda variável. Em 2008 e mesmo em 2009 a coisa era bem feita, mas ainda um tanto amadora. Esse ano, a medida que meus conhecimentos foram se aprimorando e tudo começou a ficar sério demais, após receber alguns convites de corretoras para administrar fundos e carteiras (ainda que após uma devida qualificação pela CVM), a "ficha caiu", percebí que precisava dizer não a alguma coisa se quisesse ser verdadeiramente profissional naquilo que fazia. Foi difícil, mas escolhí por dizer não a vida de day-trades, de swing-trades, de excitação, euforia, mas também de insônias, stresses e limite que a bolsa proporcionava.
Não abandonei, contudo, o mercado. Para 2011, pretendo ser mais investidor, menos especulador, montar uma carteira, fazer trades longos, de meses, como position-trader, abrindo gráfico apenas na sexta-feira e executando minhas compras na primeira hora do pregão da segunda-feira seguinte, liberando tempo e cabeça para pode dizer sim ao meu trabalho, a minha família e aos meus amigos que sempre estiveram lá por mim.
Ibovespa fechou o ano quase na estabilidade, com um candle DOJI no gráfico anual, que sugere dúvida, e somado aos níveis overboughts nos osciladores pode chamar alguma queda para 2011. Papéis voltados ao mercado de consumo interno conseguiram performar muito bem e dar olé num ano de rumores de quebra de PIGS e do próprio Euro, que acabaram afetando mais os setores de siderurgia e petróleo, tão tradicionais e pesados na composição do nosso índice. ALPA4, AMAR3, HGTX3, EZTC3, MYPK3, NATU3, BRSR6, ITSA4, POMO4, AMBV4 são os candidatos para minha carteira de position em 2011 que ainda estou formando.
Agradeço aos mais de 500 mil visitantes que acessaram nesses 2 anos de trabalho, mais de 1 milhão de pageviews e desejo a cada um, um feliz ano novo!