20 de julho de 2011

Uma nova bolha "mundial"



Após uma alta espetacular, uma queda ainda mais incrível. Num único candle, num único pregão, um recuo de 50%, apagando quase 7 dias de ganhos que juntos somavam mais de 100%. O que valia 1, agora vale 0,5. Essa é a natureza bipolar, maníaco depressivo da bolsa de valores, resumidos aqui numa única ação e de forma tão expressiva.

Mas na realidade, apenas vimos chegar o boleto do banco pra pagar a farra. O papel voltou até a média dos últimos 20 pregões, em 2.50. Nem dá para dizer que foi um retorno exagerado, pois é chavão do mercado que tudo que estica demais, tende a voltar as médias. Para cima ou para baixo, as médias sempre atraem as cotações de volta, como um aviso de que a realidade precisa ser respeitada. E foi novamente. Ainda que até ontem alguns indicadores ditos "populares" como relação PL, VPA, Ebtida e lucro por ação eram ridicularizados quando aplicados a MNDL4 - dada a enorme euforia do mercado para com o ativo - e a ordem do dia era "follow the market, just buy", "don't ask, just buy", hoje a realidade deu seu puxão e mostrou que no fundo no fundo, ilude-se quem quer, como quer e quando quer desde que o lucro fácil e a ganância seja sempre o norte que se procura. Não foi a primeira e nem a última vez que esses estragos acontecerão no nosso mercado. Quem conseguiu lucrar e teve a prudência de colocar no bolso, ainda que não aproveitando ao máximo o movimento, parabéns. Aos que perderam dinheiro, fica como o custo que a Universidade da Bolsa cobra invariávelmente de todos os seus aprendizes. Que lições sejam tiradas, estratégias sejam montadas e que a volta por cima venha no seu tempo, sem desespero.

Ser corajoso quando todos tem medo e ter medo quando todos tem coragem, segue uma vez mais sendo o melhor conselho que o maior holder de todos os tempos, Warren Buffet, poderia deixar para nós que vivemos e participamos de momentos como este.