4 de agosto de 2011

Ibovespa: e agora José?



Deram a descarga hoje no Ibovespa. Na verdade, deram a descarga lá nos 74 mil, e apenas agora o dono da casa percebeu que o buraco era pequeno para o tamanho da mercadoria que por alí passava. Hoje quem agiu foi o Diabo Verde, e por onde ele passou a coisa acelerou de vez. Vendidos fizeram a farra e comprados resolveram vender a qualquer preço no pânico de perderem mais. Pelo gráfico é apenas o começo de muito mais cotação indo para o esgoto.

Temos um mega "M" rompido no semanal com projeção que levaria o Ibovespa até os 42 mil pontos. Essas projeções costumam ser respeitadas. Contudo, não deve ir de uma vez não. Se repararem, rompemos o limite de volatilidade dada pelas bandas de bollinger, e um retorno até as médias para aliviar os indicadores, e dar chance para novas vendas, deve ocorrer nas próximas semanas. Mas que essa alta não engane ninguém, até segunda prova, é apenas um movimento corretivo natural dentro de uma tendência de baixa forte e estabelecida.

Se levarmos em conta a máxima de que todo topo é re-testado (tivemos topo duplo nos 73k) e de que todo fundo é re-testado (não tivemos fundo duplo nos 28k), podemos para um prazo maior preparar o espírito para uma visita lá nas mínimas de 2008. Parece muito longe, mas não é. Muitos papéis já chegaram lá. GGBR4, BTOW3 e mais uma dúzia de outros já o fizeram ou estão em vias disso. Na realidade, para o trader/investidor maduro, tanto faz a direção que o mercado tome e as dimensões dos seus alcances, sabe-se tirar vantagem de qualquer realidade, na ponta comprada ou vendida. Crises são ótimas para quem está preparado para elas. Estejamos preparados.