28 de fevereiro de 2009

Agenda da semana

Segunda-feira (2/3)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga a Sondagem Industrial referente ao mês de fevereiro, que reúne informações sobre a evolução da atividade da indústria nacional.

8h00 - O órgão ainda publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à quarta quadrissemana de fevereiro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de fevereiro, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

10h30 - Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de janeiro, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, assim como para o núcleo do PCE, medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.

12h00 - O Departamento de Comércio publica o Construction Spending de janeiro, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.

12h00 - Sai o ISM Index referente ao mês de fevereiro, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.

Terça-feira (3/3)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente ao mês de fevereiro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

- EUA

12h00 - A National Association of Realtors reporta o Pending Home Sales de janeiro, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.

Quarta-feira (4/3)

- Brasil

Não serão apresentados índices relevantes no País.

- EUA

10h15 - Sai o ADP Employment, documento que descreve os dados referentes a novos postos de empregos criados no setor privado do país em fevereiro.

12h00 - Confira o ISM Services de fevereiro, responsável pela mensuração do nível de atividade não-industrial.

13h00 - Será apresentado o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

16h00 - Investidores estarão atentos ao Livro Bege do Fed, relatório importante sobre o desempenho atual da economia do país.

Quinta-feira (5/3)

- Brasil

Não serão apresentados índices relevantes no País.

- EUA

10h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

10h30 - O Departamento de Trabalho dos EUA apresenta a revisão do Productivity & Costs referente ao quarto trimestre. Esse índice mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária.

12h00 - Será publicado o Factory Orders referente ao mês de janeiro. Esse índice mede o volume de pedidos, feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não-duráveis.

- Europa

O dia será marcado por reuniões de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra. Ambos vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros do juro básico.

Sexta-feira (6/3)

- Brasil

9h30 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Industrial Nacional de janeiro, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria.

- EUA

10h30 - Principal destaque para o Relatório de Emprego do mês de fevereiro, composto por: taxa de desemprego, número de postos de trabalho,
ganho por hora trabalhada e média de horas trabalhadas.

16h00 - O Federal Reserve divulga o Consumer Credit referente ao mês de janeiro, com objetivo de medir o total de crédito ao consumidor.