26 de maio de 2011

Cuidado que o âncora da CBN pode te levar a falência


É impressionante como as coisas não são levadas a sério nesse país e ninguém faz nada nunca. Pode âncora de rádio dar dicas de medicação para pessoas doentes? Não, não pode, ele não é especialista e não pode ser generalista num assunto tão sério. Pode dar dicas de engenharia? Não, ele não é especialista e não pode ser generalista. Mas e dicas de investimento em renda variável, pode? Não deveria poder, porque é assunto altamente complexo e arriscado num campo aonde generalizações podem levar qualquer um para o buraco. Mas lá na CBN o Sardenberg adora pagar uma de Warren Buffet e colocar o bolso do ouvinte em fria.


Em 2008, quando a bolsa caia uns 15% em relação ao pico, ele disse que estava barata e que a projeção de alta era para 80 mil pontos até o final daquele ano. Depois daquele dia, a bolsa caiu mais uns 60% e nunca chegou perto de bater os tais 80 mil pontos até hoje, 3 anos depois. Hoje ele disse que as ações da Usiminas estão baratas. Baratas? Absurdo! Estão é em tendência de baixa, de queda, e estão sem qualquer sinal de reversão.


Quem disse que em bolsa existe caro e barato? Caro e barato para quem? E quem disse que o mercado respeita o que um âncora de rádio pensa? Ora, caro Sardenberg, já dizia Newton que todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento se nenhum fato extraordinário agir sobre ele! Se a ação em questão está caindo há meses, o que garante que vai mudar o seu percurso agora, ou daqui a pouco? Para a sua comentarista, a Mara Luchesi, essa ação tem maior potencial de alta e menor de baixa no mercado brasileiro porque caiu muito! Caiu muito para quem, meu Deus do céu!? Não se cita valuation, relação de P/L, ebtida, qualquer elemento de análise fundamentalista, mas manda-se o leitor comprar.

Será que eles estão olhando para outro gráfico? Estão é recomendando as pessoas a queimarem seu dinheiro numa empresa que perde valor de mercado todo dia e que não deu qualquer movimento de reversão em qualquer aspecto que se refira! Irresponsabilidade e ponto.


Quem disse que o barato não fica mais barato? Será que quando o papel caiu de 35 reais para 30, não estava barato? Ou em 25, ou em 20? Por que, agora, em 14, está barato? Quem garante que não vai acontecer como as ações da Parmalat, que sairam de um pico de 31 reais para 1,50? E será que 1,50 é barato? Quem se lembra das ações da NET, que sairam da casa dos 200 reais para menos de 20? Ou do Citibank que chegou a valer centavos e antes valiam 60 dólares cada? Não sabemos NUNCA o fundo do poço, porque no mercado de bolsa não trabalha com conceitos de padaria, mas com uma complexa rede de informações que apontam para a saúde financeira dentro de um prazo operacional incerto e num mundo sempre imprevisível. Mesmo assim, existe maneira de se diminuir o risco e aumentar a rentabilidade com o mínimo de estudo, que vai muito além do mero achismo.


Se o âncora metido a George Soros tivesse lido apenas UM livro sério sobre bolsa - de autores como Marcio Noronha, Eduardo Matsura, Alexander Elder, Warren Buffet e George Soros - aprenderia na segunda página que o que sobe tende a continuar subindo e o que cai, tende a continuar caindo, e que não se entra em barco que afunda e nem se coloca tesouro em areia movediça. E aí, quem sabe, pararia de colocar a vida financeira de milhares de brasileiros no risco de uma catastrofe total.