17 de outubro de 2009

O último post do blog Meu Gráfico Amigo

Me lembro que em fevereiro, quando publiquei pela primeira vez o blog Meu Gráfico Amigo, eram recorrentes perguntas no espaço de comentários sobre as reais intenções por de trás desse espaço. Na época, blogs como esse, dedicado a fazer análise gráfica com trades e estratégias reais, targets, estopes, fundamentos técnicos, praticamente não existiam; basta sair por aí vendo as datas das primeiras publicações dos principais blogs sobre bolsa. As pessoas desconfiavam bastante do por quê eu postava todo dia análises sobre diversos papéis, sem cobrar nenhum tostão por isso e com tanta freqüência. Afinal de contas, por que alguém se daria ao trabalho de fazer tudo isso por nada?

A verdade é que o Meu Gráfico Amigo nasceu do meu desejo de deixar mais racional os meus trades, minhas análises, e evitar que eu entrasse no mercado por emoção, impulso, sentimento ou qualquer outra razão que não fosse puramente técnica. Por que isso? Porque no ano anterior conhecí de perto a bancarrota e a falência em trades guiados pela emoção e pelo desespero. Sim, eu, como muitos outros, também quebrei no crash de 2008. Entrei no mercado de ações nos 74 mil pontos, atraído pela ilusão dos jornais e revistas de que era fácil multiplicar o dinheiro na bolsa e de que apenas eu não estava lucrando. Mal eu sabia que quando os jornais noticiam o sucesso da bolsa é porque chegou a hora do dinheiro inocente e despreparado pagar pelos papéis caros e os lucros do dinheiro esperto e profissional que se posicionou meses antes. Mal eu sabia que o mundo iria entrar na pior crise desde 1929, que bancos como o Lehman Brothers iriam desaparecer junto com outras centenas de empresas mundo afora. Mal eu sabia o que eram Circuit Breaks, sistema que faz a bolsa pausar em dias de quedas maiores que 10% e que essas seriam freqüentes durante algumas semanas. Mal eu sabia que minhas posições compradas cairiam 70% em alguns meses, que não se faz preço médio com dinheiro da conta margem, que não se alavanca um mal negócio sob risco de ter a sua custódia bloqueada, executada sem seu consentimento assim que a corretora julgar que você não tem mais condições financeiras de cobrir a posição emprestada.

Some tudo isso ao total despreparo de tantos renomados analistas que só faziam soltar calls de compra numa tendência de baixa declarada – a carteira gráfica da corretora Ágora foi um exemplo dessa incoerência por indicar operações de compra contra a tendência (e nunca de venda que seria o certo) durante todo o crash, fazendo seus clientes estoparem praticamente 100% dos calls (ainda que se isentem de responsabilidade) – dizimou ainda mais o que pouco que me sobrara. Minha esperança era o meu Deus e a certeza de que Ele só permite males quando desses se extraem bens maiores.

Foi nesse momento em que decidí dar um sentido para todo aquele sofrimento, tirando do erro o fundamento para o acerto, e criei o projeto Meu Gráfico Amigo. Se o que eu havia perdido fora pela desordem e pelo caos da emoção cegamente guiada pela ignorância, poderia de modo análogo reconquistar de volta o que deixei no bolso do mercado pela ordem, disciplina, pela razão e virtude. A idéia era que se eu pudesse deixar qualquer um ver o que eu estava fazendo na bolsa, teria que necessáriamente estar pronto para justificar a razão para estar comprado neste ou naquele determinado papel. Não precisaria assim depender da dica de nenhum guru, mas apenas de mim mesmo e da minha interpretação do mercado: quem seria meu melhor amigo nessa aventura seria o gráfico e tudo aquilo que ele me mostrava.

Nesse período de 9 meses de blog eu chego num momento crucial em que a motivação para seguir adiante com esse espaço vai se acabando. Conseguí afinal o que tanto desejava com o projeto inicial, que era me tornar um trader sério, técnico, estudioso e racional. Conseguí (pelo menos penso que sim) ajudar muita gente a aprender como se analisa gráficamente um papel, como pensar bolsa de valores, como entrar e sair de um setup de compra. Conseguí auto-estima, segurança, uma educação e uma experiência de vida que nunca irei perder, mas conseguí também o mais importante: minha total recuperação financeira, rendendo mais de 400% nesse período em que o Ibovespa subiu 70%.

Como todos sabem, pois está descrito no blog, sou publicitário, marido e pai de família, meu tempo é escasso e agora posso e devo voltar à minha antiga rotina de dedicação exclusiva do meu tempo aos meus familiares e ao meu trabalho. É sabido que não se pode fazer duas coisas bem feitas a mesmo tempo, e se antes o blog era atividade conciliável com minha vida familiar/profissional pela baixa quantidade de vistantes e comentários, hoje não o é mais; não posso sacrificar ambas realidades sem um propósito que retamente a justifique. A vida é feita de escolhas, e apesar de amar muito o mercado de renda variável, nesse momento não posso sustentar a minha família e a minha vida de forma estável e constante vivendo de especulação financeira e de blog. Tenho contas no fim do mês e elas não esperam setups de compra para conseguir dinheiro novo para prover todas as necessidades da casa. Preciso de estabilidade nesse sentido e portanto não posso mais prosseguir com esse espaço uma vez que o propósito dele existir era justamente ajudar na minha recuperação financeira, já em conclusão, além do tempo que está me consumindo.

No início, a mantuenção do blog era coisa totalmente viável e conciliável com minha vida ordinária, pois tratava-se de algumas centenas de pessoas/dia visitando e algumas poucas comentando/perguntando; no momento atual aonde a visitas estão na casa dos milhares/dia e os comentários/perguntas na casa das centenas/semana, a exigência mudou radicalmente e a carga gerada chegou num ponto crítico e desproporcional, um verdadeiro peso que não posso mais carregar. Chegado ao objetivo, é preciso parar, refletir e avaliar cenários e contextos, tomar novas decisões e escolher retamente o que se apresenta como o melhor, ainda que custe, ainde que faça falta, ainda que faça sofrer. Escolhe-se o que é certo nem sempre porque se gosta, mas simplesmente por dever de justiça.

Se os melhores marinheiros são forjados nas piores tormentas, eu acredito que todos nós, que passamos esse difícil e turbulento tempo juntos, nos formamos com mérito na marinha da vida financeira e sem dúvida estamos mais aptos a atravessar inúmeros outros mares do que aqueles que ainda virão ou que estiveram a parte de tudo isso jamais poderão imaginar; definitivamente temos muito o que passar adiante, especialmente de tudo aquilo que só a experiência foi capaz de nos ensinar. Foi uma honra tê-los todos como leitores, (alguns já donos dos próprios blogs/diários de trades inspirados por aqui e outros espaços similares), como amigos e em algumas horas, como verdadeiros irmãos. Devo muito a todos vocês, aqui foi escola diária para mim.

Os comentários do blog ficarão ativados mais alguns dias sem moderação, sei que muitos se tornaram amigos aqui e talvez queiram trocar contatos entre sí (fiquem a vontade); depois desativarei por motivos óbvios. Os setups de compra em andamento serão finalizados porque uma vez encerrado o blog, não há porque deixar nada pendente. Independente do que o mercado fizer nos próximos dias, em todos os setups de compra postados no blog, sempre há um estope e um target de lucro: se estiver em dúvida do que fazer, espere bater em um dos dois pontos pois as estratégias seguem inalteradas. Se alguém quiser entrar em contato comigo, por algum motivo especial que não dê para deixar no comentário desse post: meugraficoamigo@yahoo.com.br

Quem sabe um dia eu consiga viver de renda variável, aí poderei voltar com o blog sem problemas pois não terei de dar atenção a uma outra profissão alheia ao mercado. Nunca se sabe demais sobre o próprio futuro. Na barra de links o que não falta é espaço bom para todos vocês continuarem seguindo: não sou mesmo insubstituível.

Infelizmente nos primeiros 6 meses não organizei, como depois criei o box de setups de compra, os resultados de cada trade analisado aqui, mas pelo menos nesses últimos 3 meses de blog sabemos que: 29 setups de compra foram acionados com lucro médio de 10.15% por operação (acumulado de 290% em todos esses trades - boa parte dos 400% que fiz estão aí) e apenas 3 operacões acionadas foram estopadas nesse mesmo período com prejuízo médo de 4.5% por trade (acumulado de 13% negativo ). Um índice de acerto de quase 10 para 1. Foram 541 mil pageviews, 221 mil leitores/ips, 76 países, 250 cidades, milhares de comentários. Pegamos MMXM3 abaixo de 3 reais, RSID3 abaixo de 6 reais, ARCZ6 abaixo de 1 real, GGBR4 a menos de 14 reais, muitos dessas promoções graças as observações dos próprios leitores!..preços que não voltam mais. Meu único pedido: se você ganhou com alguma dica desse espaço, não se esqueça de ser generoso com os que mais precisam, clica lá embaixo no banner da Futurong e faça sua doação.

Obrigado a todos que ajudaram, participaram ativamente desse espaço, ao Cabra que durante um bom tempo ajudou a deixar o MGA com conteúdo ainda mais rico, aos leitores amigos de todos os dias (Ronaldo, Saulo, Guigo, Mauricio, Rina, Lúcio, Davi, Júlio, Leonardo, Carla, Nelson, PipeMan, Fábio, Fabrício, Blogdoral, Cleusa, tantos outros seguidores e leitores que nem vou mais listar para não ser injusto com ninguém) e desculpe por aqueles que não pude/conseguí dar atenção apropriada e merecido. Fiquem com Deus.

Silvio.

Observação: isto não é um adeus ao mercado, eu não estou saindo da bolsa de valores e nem deixarei de operar, muito pelo contrário. Isto aqui é um até logo apenas ao blog.