27 de março de 2009

Investigações sobre o Dow Jones




Desde o começo desse último repique, o DJI subiu praticamente 1400 pontos sem parar. O cavalo precisa de água! E é claro que o Mr. Mercado é soberano e é ele quem define o movimento especulativo do mundo. Tudo o que podemos fazer é rastrear as pistas que ele deixa e nos preparar para pegar carona na direção certa. Até agora as pistas, para mim, são de que um movimento forte de queda está para ocorrer.

Primeiro, subiu sem parar e sem armar um digno pivot de alta, com fundos e topos ascendentes; foi tudo de uma vez só;

Segundo, vemos que quanto mais o índice se aproximou do teto do canal de baixa, mais o movimento se tornou temeroso quanto a força dos vendedores e isso ficou transparente no volume, descrescente em relação a linha de alta nos preços;

Terceiro, a linha de tendência de alta foi rompida para baixo no OBV, o que definitivamente, não é um sinal de alta consistente;

Quarto, tanto o IFR quanto o Estocástico estão nas alturas, e bem sendo verdade que podem ficar aí por dias, precisam aliviar até se quiser continuar subindo mais.

Por aqui, muito papéis já começaram a tragetória de queda anunciada dias atrás, como EMBR3 e LAME4, GFSA4, e agora, PETR4 entre outras várias blue chips.

Se o mercado foi violento na subida, não tenham dúvida, será violento na descida também. Mesmo que seja para voltar a subir. Estopes ligados.