24 de abril de 2009

Coisas que me preocupam

Quanto mais longe nós vamos na vida, mas distante é o chão no caso de um tropeção. Esse mês - em aberto ainda - o blog bateu quase 14mil acessos, o dobro do mês passado inteiro. Comentários novos de pessoas novas chegam o dia todo. Muita gente feliz perguntando quando realizar lucro. Muita gente triste narrando que perdeu o bonde da alta. E muita gente nova chegando todo dia. O que é um ótimo sinal, de que estamos no caminho certo, pois se a tendência é de alta e todos estamos ganhando, sinal de que estamos operando próximo do correto. Mas ao mesmo tempo, isso aumenta e muito a responsabilidade do blog. Tivemos a alegria de não ser estopado em nenhum trade analisado aqui. Essa semana em particular, a carteira do blog teve as maiores altas do IBOVESPA. Sadia, analise de compra abaixo dos 3 reais, fizemos mais de 20%. Vivo, abaixo dos 34, quase 20%. Aracruz, abaixo dos 2 reais, mais 20% em uma semana. VCPA4 (analise do cabra), 13% de ontem para hoje! Banco do Brasil, abaixo dos 17, mais de 15%.

Isso significa que podemos a partir de agora adotar um comportamento de risco, sem gerenciar targets e estopes, adotar uma atitude orgulhosa e arrogante porque o prejuízo não bate na nossa porta? Não, em absoluto. Estamos no meio de uma recessão, numa das maiores crises que já existiram na economia, demissões ocorrem todos os dias, balanços aparecem cheios de lamentos e pelos próximos anos, não parece que irá mudar. O teste de estresse dos maiores bancos do mundo feito essa semana nos EUA mostra que essas instituições estão falidas, e ninguém sabe até onde poderemos ir. Essa alta toda que estamos vendo, pode ruir num instante. Numa abertura com gaps de -10%, -15%, como na segunda-feira aonde o Lheman Brother quebrou, e eu comprado até as tampas alavancado, você se lembra da realidade incontrolável desse mercado. Estamos num terreno de renda variável. Varia pra cima, legal. Varia pra baixo, e pode variar muito, mal. Por isso, estope, discplina (deu o target de lucro, realize, deu o estope loss, realize), humildade, gerenciamento de risco, evitar alavancar, são premissas, princípios que se abandonarmos, quando a maré baixar, e ela vai baixar (não pensem que esses gaps de alta ficaram alí para sempre), mostrará como estávamos nús na praia.

Eu guardei a tela de alguns dias para nunca mais me esquecer a natureza do mercado de renda variável. Se você não viveu esses dias, olhe bem para ele. Estopes sendo pulados para baixo na abertura. Gente se matando. Patrimônios sendo destruídos. Tudo pode voltar em um segundo. Basta uma notícia. Que cada um gerencie sua vida financeira e use a analises de qualquer um, a seu favor.

Obrigado a todos. Quem eu não conseguir responder, peço desculpas.