16 de abril de 2009

Ações da Friboi e Marfrig sobem com crédito para agronegócio

Total de R$ 10 bi será destinado a agroindústria, que vem amargando queda nas exportações
| 16.04.2009 | 17h59

Portal EXAME -

A alta do Ibovespa, principal referência da bolsa brasileira, foi de 1,66% no dia, mas as ações da Friboi (JBSS3) e da Marfrig (MRFG3) se desprenderam do índice, com uma valorização ainda maior.

O avanço dos papéis da Friboi, que fecharam a 6,20 reais, foi de 7,45%, enquanto que a alta das ações da Marfrig ficou em 8,35%, estabelecendo a cotação de 10,51 reais. O bom desempenho dos ativos veio como resposta ao anúncio de linha de crédito ao agronegócio.

Segundo informações da Agência Brasil, Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, informou que as condições de uma linha de crédito no valor de 10 bilhões de reais para apoio a agroindústrias serão definidas amanhã, juntamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro explicou que as taxas de juros cobradas devem ser menores do que as do BNDES.

Com o aprofundamento da crise financeira internacional no segundo semestre de 2008, o setor agropecuário vem sentindo a queda das exportações. As empresas atuantes no segmento de frigoríficos, em especial, já fecharam diversas fábricas e se viram obrigadas a demitir milhares de funcionários.

"Amanhã cedo veremos quais serão as condições de liberação e de taxas de juro”, disse Stephanes. A Agência Brasil informou que a linha de crédito deve ser operada pelo Banco do Brasil e pelo (BNDES).