4 de abril de 2009

Uma palavrinha sobre o blog, realização de lucros e análise gráfica

Hoje faz 37 dias que o Meu Gráfico Amigo está no ar. Por que estou relatando isso num número não redondo, como 60 ou 100 dias por exemplo? Já explico abaixo. Nesse período 10.547 páginas foram acessadas, 5.541 pessoas já o visitaram, e todo dia pelo menos umas 300 pessoas passam por aqui. São números modestos perto de outros blogs, mas para quem tem 37 dias de vida - não divulgados, diga-se de passagem - creio que está muito bom! Aliás, penso que está num número ótimo, até porque senão fica muito difícil responder aos amigos leitores e dar a atenção que todos vocês merecem. Agradeço a todos que deixam seus recados bem educados, com elogios e bom-humor, que ajudam e fazem esse trabalho crescer com gosto. Espero que eu possa sempre deixar esse espaço a altura de vocês, queridos leitores. O Fabrício, aliás, já está se encarregando disso com seus ótimos posts.

Um questão que tem sido muito recorrente por aqui é sobre quando se sabe que é a hora de realizar lucros. Sendo o mais simples possível: quando o papel que você está comprado demonstrar cansaço para continuar a subir. Um exemplo disso é sempre observar candles com padrão de topo, o martelo invertido é um deles, o nível dos indicadores IFR e estocástico, verificando se estão sobrecomprados, e então decidir pela realização. Se a compra foi feita no respeito de um suporte em tendência de alta, você pode segurar esse papel por mais tempo do que aquele que comprou num rompimento de resistência, aonde o papel então busca fazer um topo mais alto mas já percorreu um caminho de alta. Se o seu caso é esse segundo (ARCZ6 nessa última sexta-feira, por exemplo), pense em realizar o mais rápido possível sempre. Até porque a volatilidade que estamos vivendo está realmente cruél. Mas de modo geral, o ideal é deixar o mercado mostrar para você que o movimento de alta acabou.

Confesso que aquele jargão do mercado "lucro bom é lucro no bolso" me deixou muito frustrado nessas últimas semanas. Os lucros que embolsei em ARCZ6, MMXM3, RSID3, entre outros, no meu bolso encolheram absurdamente enquanto o mercado subiu loucamente. Isso significa que o jargão está equivocado? Não, em absoluto. Quantas foram as vezes que rápidas realizações de lucro me livraram da dor de cabeça de um amargo prejuízo. O fato é que a decisão de realizar lucro é muito solitária e incerta sempre. Você nunca vai saber o que irá acontecer. A única certeza que você tem é esse rendimento verde na sua frente. Faça sua própria análise, não seja goelão, e decida-se. E vá comemorar. Se o papel disparar mais 50%, como MMX fez comigo, depois que você se contentava com 15%, paciência, você não é o Walter Mercado. Apenas não permita que uma operação com lucro se transforme numa operação com prejuízo. Na bolsa, dor mais que essa, não há.

Agora deixa eu explicar porque hoje, aos 37 dias de blog no ar, resolví colocar esse post fazendo um breve balanço de visitas do blog. Porque hoje um leitor amigo, o Brdrac, fez um comentário queridíssimo que para mim foi um verdadeiro marco, o marco de como a análise gráfica (estamos tentando, estamos tentando) pode ajudar os pequenos investidores, como eu e você, a driblar os prejuízos e a conquistar os rendimentos tão almejados por nós antes de investirmos na bolsa. Obrigado ao amigo leitor Brdrac pelo carinho nas palavras imerecidas, pois como outros tantos me ajudaram e me ajudam todos os dias (ray, bovespinha, rosangela, ale ar, fontes...), também espero conseguir ajudar e somar com os que aqui frequentam (além de muito aprender). Recebí muito de graça, de graça também quero, e tenho a obrigação, de repassar. Contem com o blog pessoal, só não me peçam dinheiro, porque isso aí tá complicado ; )


Sardinhas, unidas, venceremos!