20 de maio de 2009

Sobre ser estopado

Quando ele chega, você não aceita. Não quer acreditar que possa ter acontecido com você. Aí você nega, foge da realidade estampada bem na tua frente, porque a realidade dói e a realidade não te faz sorrir. De repente, quando você fecha os olhos, percebe que aquele ativo manchado de vermelho não lhe parece mais tão vermelho. Afinal, o mercado é cíclico, e uma nova perna de alta pode voltar a qualquer momento e deixar aquele rubro bem azul. Aliás, ele pode subir, subir, chegar ao této histórico e te deixar vendo navios, com prejuízo na mão e uma dor de frustração nos cornos por estar fora do papel.

Imaginação, deveríamos expulsá-la da nossa vida financeira. Se o mercado estopa um papel, está dizendo que a tendência de alta no curto prazo vai ser revista, que aquele suporte que deu sustentação para novas altas nada mais significa. Que aquele preço que outrora foi barato, pois não permitiu quedas, agora se tornou caro, e deve ser rompida. É isso o que o mercado diz através do gráfico, único instrumento disponível para quem não é um insider, esse rastreador de tendência que tanto ajuda quem o busca entender. Pode estar acima de média móvel, acima de suporte em fibonacci, ter IFR em elevação, não importa: perdeu um fundo anterior, vai necessáriamente fazer um fundo descendente, e se você continuar comprado, vai perder mais dinheiro.

O primeiro prejuízo dado pelo estope, acredite, não é nada perto dos prejuízos seguintes que uma reversão de tendência dará a você. Na bolsa não existe um ativo que está tão barato que não possa ficar mais barato e nem tão caro que não possa ficar mais caro. Não brinque com estope e o mercado não vai brincar com você.