21 de junho de 2009

IPO: Visanet - VNET3

Confesso, meu conhecimento sobre IPO's é o mesmo sobre o comportamento noturno dos corais do oceano pacífico: nulo. Como o papel é lançado sem gráfico fica difícil prever qualquer comportamento. Para termos alguma idéia da oportunidade de se entrar nessa IPO precisamos portanto fazer uma análise fundamentalista da empresa, coisa que eu também sei próximo do nível zero. Segundo o estudo do Jayme Ghtinick, o PL vai estar girando na casa dos 12, e segundo ele, não vai estar barato, mas também não vai estar caro. O que posso dizer é que a Visanet é líder no segmento, é controlado por bancos muito fortes como Brasdesco e Santander, e que certamente para investidores de longo prazo deve ser um baita negócio: empresa sólida, lucrativa e como vocês sabem, dinheiro plástico é o futuro das negociações no varejo.

Olhando a abertura de capital da concorrente da Visanet, a Redecard, vemos que ela foi muito forte e teve uma valorização expressiva. Olhando a abertura da Visanet nos EUA, idem. Olhando a história das últimas IPO's antes da crise, fortes valorizações ocorreram nos primeiros dias e depois os preços foram se acomodando e criaram vida própria.

Confesso que ainda estou procurando informações que me ajudem a tomar uma decisão, mas também não estou 100% certo do que fazer. Comentários são bem vindos.