31 de agosto de 2009
Fechamento do dia
FHER3, me chama atenção
Apesar de estar na congestão, fez fundo mais alto hoje sobre uma de suas LTAs. Se olharmos no intraday 60, agulhou na compra, rompeu uma inclinada LTB desde o último topo, fez pullback nela e outro fundo ascendente. No diário tem agulhada em formação, e bollinger muito fechado, prenunciam movimento forte. Quem está comprado, tem estope mais alto agora em 11.02. 12.50 é aonde precisa romper.
PETR3 e PETR4
DJIA e IBOV
Semana inicia no vermelho
30 de agosto de 2009
Fim de domingo, ínicio de segunda
Brasil está apto a ser 1º grau de investimento pós-crise, diz Moody's
da BBC Brasil
O Brasil reúne as condições necessárias para se tornar, nos próximos dias, o primeiro país, entre os 100 países analisados pela agência de classificação de risco Moody's, a ser avaliado como ''grau de investimento'' desde o início da crise econômica.
É essa a opinião do analista-chefe para o Brasil da agência, Mauro Leos. A classificação é dada a países cujas economias são consideradas seguras para investidores. A categoria determina se um país oferece ou não risco de pagar seus títulos. Quanto mais elevada a classificação, maior a propensão em atrair títulos.
Entenda o que é "rating" ou nota de risco
Em entrevista à BBC Brasil, Leos afirmou que, se a conclusão do comitê de avaliação da agência for a de que o Brasil merece entrar nessa categoria isso se dará porque ''o país está apto a arcar com choques externos, está se movendo na direção certa e os riscos crediários que enfrenta são mais baixos do que antes''.
Outras duas agências de risco, a Standard & Poor's e a Fitch Ratings, já haviam elevado a classificação do Brasil para grau de investimento, no ano passado.
Mas a Moody's, ao contrário das duas outras, decidiu não elevar a categoria do país no ano passado, a fim de aguardar para ver o quanto o país seria afetado pelos efeitos da crise econômica mundial.
''O Brasil se saiu melhor do que o esperado. E um dos fatores decisivos para rever a classificação do país foi a avaliação do mercado. No Brasil, após um período crítico entre setembro e novembro, quando houve queda da atividade econômica, o sentimento do mercado melhorou consideravelmente'', afirma Leos.
Emergentes
Segundo ele, a despeito do ''declínio abrupto do quarto trimestre de 2008, o Brasil se diferenciou de outras economias emergentes em 2009, porque já está crescendo a uma taxa de 4%, no terceiro trimestre, em termos anuais, um índice que não temos visto em outros países''.
Fatores como sistema bancário sólido, balanço de pagamentos positivo e retorno do fluxo de capitais foram determinantes para provocar a revisão da Moody's.
''Mas no caso do Brasil, isso não é grande o suficiente para causar preocupação. A posição oficial do governo é a de retomar balanços primários consistentes com o compromisso de reduzir a dívida pública.''O analista afirma que o Brasil, assim como outras nações afetadas pela crise, sofreu um aumento de seu déficit fiscal e, consequentemente, da dívida pública.
De acordo com Leos, se vier a ser de fato considerado grau de investimento pela última agência que faltava, isso possibilitará ao Brasil contrair empréstimos mais elevados a taxas de juros mais baixas.
A avaliação também abrirá caminho para fundos de investimentos e os fundos de pensões americanos que têm como critério só investir em países que são avaliados como grau de investimento por diferentes agências de classificação.
28 de agosto de 2009
Fechamento da semana
MAGG3, lateralizando, como o restante do mercado, a dúvida é se é acumulação ou distribuição.
POSI3 deixou um doji e marcou nova máxima. Trade especulativo encerrado: +6%
MMXM3, fechamento não bom, abaixo dos 8.61. Topo descendente? Tem que esperar para ver. Quem estiver inseguro, realiza e paga as corretagens. Quem puder segurar, estope em 7.88
FHER3, acumulando, 12.01 é aonde ajudar a crescer a árvore.
BRKM5, 10.05 novo estope, 11.15 é target. 10.75 é aonde precisa passar.
CNFB4, de lado, sem novidades.
ABYA3, trade especulativo acionado.
ABYA3 - setup especulativo acionado
ABYA3 - atenção para o rompimento dos 4.40
ABYA3, rompendo os 4.40 e fechando acima desse valor papel gera entrada especulativa com caminho livre até os 4.91. Bandas de bollinger que estavam muito fechadas, prenunciando movimento explosivo, começam a se abrir para cima. OBV com tendência de alta belíssima, dá o tom de otimismo para a operação na compra. Volume em níveis acima da média, IFR e EL em elevação, espaço para mais altas. Estope financeiro.
SLCE3 - não saí na hora do estope, e agora?
Agora acontece algo que eu detesto na bolsa, entra a emoção e a razão dá lugar para a torcida.
Bom dia a todos - sexta feira duplamente feliz
27 de agosto de 2009
Fechamento do dia
Congestão de topo, é o que vejo no mercado nessa semana. Nesse tipo de padrão os candles no gráfico diário simplesmente não fazem nenhum sentido e tampouco nos dizem algo. Candle de topo e fundo vão se alternando num zigue zague que indica a força entre compradores e vendedores, sendo que esses últimos contam a seu favor apenas uma divergência de baixa no IFR que já não parece lá essas coisas. As capas das revistas chamando a sardinhada para a bolsa, o Jornal Nacional chamando a sardinhada para a bolsa, a notícia de um possível novo Investment Grade pela agência de risco Moodys, tudo isso vai recriando um cenário sinistro de grande simetria ao do ano passado, que justamente precedeu a queda vertical que tivemos. Sinal alerta ligadíssimo aí. Padrões existem para se repetir, e para mim, se não estamos perto do topo (sigo compradíssimo no curto prazo), razões para temer estão aí.
MAGG3, armando bote para fazer fundo ascendente: amanhã fechando acima da máxima de hoje, vai para a galera. 11.10 aonde precisa vencer.
POSI3 +3.5% e fez padrão de continuidade. Belezura! 15.39 é aonde precisa vencer.
MMXM3, isso é que é blue-chip, segue avançando e acima dos 8.61 vou vender umas rifas para comprar mais. Mastro bandeira em formação. Novo estope em 7.88.
FHER3, acumulando, 12.01 é aonde ajudar a crescer a árvore.
BRKM5, acumulando e fazendo sustentação para alcançar o almejado target em 11.15. 10.75 é aonde precisa passar.
CNFB4, dando tremeliques, mas ainda segue bem configurado. Segue na estratégia e sem medo de ser feliz.
PLAS3, comentei no intraday, papel estava a 2.32, que alí era um bom ponto de entrada pelo forte suporte e estope curto. Pelo jeito o mercado leu o blog e fez o papel subir dando entrada com novo fundo ascendente dentro da congestão. LTB prestes a ser rompida. Estope em 2.29; 2.55 aonde rompendo faz a giripoca rodar.
PLAS3 - atenção para o forte suporte em 2.30
Esse não é um call de compra, apenas uma consideração sobre PLAS3, um papel que ou você compra e joga fora a chave, esperando o rompimento dessa congestão, ou perde dinheiro comprando rompimento. No momento, atente para o fato de que PLAS3 se encontra 28 pregões acima do suporte em 2.30, nunca perdendo esse valor em fechamento. Atente para o fato da evolução no volume do ativo dentro desse mesmo período. Se sabemos que o volume antecipa os preços e se repararmos o fato de que o papel parece ter encontrado um forte suporte no curto prazo, com estope em 2.24 em fechamento, ou mesmo, por que não, abaixo dos 2.30 em fechamento, para quem gosta do ativo, penso ser essa uma dessas boas hora para operar na compra e não se estressar por perder o bonde.
Bom dia a todos
26 de agosto de 2009
Considerações sobre o dia 26 na bolsa de São Paulo
MAGG3, deu uma escorregada hoje com a mínima, voltando no fechamento para encerrar com dignidade de quem faz um fundo mais alto para alcançar o target. Quem realizou com 8% de alta, parabéns. Quem segue, tem tudo para fazer mais. 11.10 aonde precisa vencer.
POSI3 segue corrigindo mais um pouco, pode ir buscar os 14.30 ainde sem muitos problemas. Certamente deve fazer um fundo mais alto e voltar o arranque.
MMXM3, gostei e comprei mais um pouco, fez fundo ascendente e rompendo os 8.61 vou vender umas rifas para comprar mais. Mastro bandeira em formação. Novo estope em 7.88.
FHER3, deve pipocar de novo muito em breve, mastro bandeira em formação. 12.01 é aonde ajudar a crescer a árvore.
BRKM5, fazendo sustentação para alcançar o almejado target em 11.15. 10.75 é aonde precisa passar.
CNFB4, acho que o pessoal do blog está é realizando os papéis até cedo demais, ultimamente os trades não tem durado 2 dias de alta seguidas, hehehe. Mercado mudando. Volume muito alto, candle feio mas que neste local não compromete. Estratégia segue inalterada. Fechamento positivo é positivo sempre.
Boa noite a todos e sejam muito felizes. Acho que respondí todo mundo. Bora descansar que o dia foi pesado. Até amanhã aonde responderei a nova leva de comentários das 9h às 9,45. Em breve férias do blog.
Post de fechamento só mais tarde...
MMXM3 - acordando
Bom dia gente linda
25 de agosto de 2009
Papéis entre a cruz e a espada
Vale5, o queijo suíço da bolsa
Se você não soubesse que esse gráfico é da VALE5, (seja sincero comigo) você se sentiria atraído pelas variações dessa empresa que fez "apenas" 29 GAPS desde dezembro de 2008? Fala sério, olhando para esses candles não dá para imaginar que existe aí uma blue chip com a 2a participação no Ibovespa, uma das maiores mineradoras do mundo. Uma small cap em recuperação judicial, isso dá para imaginar, e sendo legal.
Boa noite a todos e bom descanso
CNFB4 - novo setup de compra swing trade acionado
Sobre a sujeira das corretoras em ARCZ6
Bem, com a notícia da alteração na relação da base de troca entre VCPA3 e ARCZ6, que favorece em cerca de 10% de rendimento a essa última, ficou mais do que claro que as grandes corretoras já sabiam com antencedência absurda o que foi só divulgado hoje. Tenho vergonha especialmente daqueles que se dizem grafistas dentro da corretora Ágora e que embalaram com técnica o injustificável, apenas porque sabiam que ia subir independente de gráfico.
Seja bem-vindo ao Brasil.
ARCZ6 - por que a alta na abertura?
___________________________________________________________________________
VCP e Aracruz seguem CVM e alteram razão de substituição das ações
Por: Rafael de Souza Ribeiro
25/08/09 - 09h00
InfoMoney
SÃO PAULO - Após as ponderações da SEP (Superintendência de Relações com Empresas) da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), os diretores de VCP (VCPA4) e Aracruz (ARCZ6) resolveram acatar as exigências e vão propor aos acionistas na próxima quarta-feira (26) uma relação de troca única para a substituição das ações.
Deste modo, será proposto que cada ação ordinária ou preferencial de emissão da Aracruz seja substituída por 0,1347 ação ordinária de emissão de VCP. Anteriormente, havia sido sugerido um fator de ajuste 0,91 na troca das ações preferenciais da Aracruz por ordinárias da VCP.
As empresas resolveram acatar a recomendação da CVM "para não retardar ainda mais o processo de incorporação das ações de emissão de Aracruz por VCP, em prejuízo das duas companhias e de seus inúmeros acionistas", revela o comunicado.
Bom dia a todos
Bora correr para os 60k.
24 de agosto de 2009
Fechamento do dia
Quem quiser falar comigo, aproveitem esse post que a noite eu responderei. Outra coisa: não deixem para formular as perguntas no intraday, se organizem sempre para o dia seguinte que tenho mais tempo a disposição para todos.
Abs
SLCE3 - setup de compra para swing trade
Plantão extra-intraday
MAGG3 +9%: Futurong feliz da vida!
Boa tarde aos amigos. Mercados azuis e na paz.
ARCZ6, passando os 3.98, estou dentro.
Abraços cordiais.
Bom dia a todos e boa semana
Ibovespa vai mirando os 60mil e Dow Jones os 9653. Bom dia a todos e boa semana. Estou aqui no blog até as 9h50, volto na hora do almoço e depois no fechamento.
23 de agosto de 2009
Euforia pura mundo afora
21 de agosto de 2009
Boa noite a todos e bom fim de semana
MAGG3 - setup para swing trade
MAGG3, papel em forte tendência de alta, corrigiu bonito desde a máxima do ano e do seu último rallye (que tanto frustrou quem estava de fora), alcançando a sua LTA principal, aonde rompeu hoje a resistência em 10.18 e confirmou fundo no gráfico diário, dando oportunidade de entrada para swing-trade com estope curto em 9.46 e target inicial em 12.20. O volume acima da média confirma o movimento, o candle trabalha acima das MMes 34/200, logo abaixo da 17, e conta com IFR e EL praticamente em região de sobrevenda e cruzadas na compra, inflexando para cima. O nível do OBV é histórico, a operação a favor da tendência. Se vai, só vivendo para ver.
POSI3 - Setup especulativo
POSI3, vai dando entrada por rompimento de topo anterior com target inicial em 15.71 e na MMe400, situado em 16.41, e estope em 13.20. Candle acima das MMes 17/34/200, volume acima da média confirma movimento, embora uma leve divergência tanto no topo do IFR quanto no topo do OBV sejam observadas. Papel tem um belo histórico de premiar compradores de rompimento sendo verificada especialmente nos seus últimos 3 pivots de alta, as quais deram sequência ao movimento altista. Candle vai abrindo bollinger para cima, viés de mais alta.
MMXM3, reagindo no intraday
Bom dia a todos
Mercado dando finta de ir buscar a máxima do ano, e com indicadores aliviados, grandes chances de rompimento desses níveis. Trades especulativos, caso avancem 5% para cima, estope gain ligados. RAPT4, deve alcançar e romper o target do setup de compra, dá para vender uma parte e deixar a outra pedalar. ARCZ6, passando os 3.88 vira trade especulativo até os 3.98, daí para cima tem swing trade até os 4.40.
20 de agosto de 2009
Uma palavrinha sobre ARCZ6
Fechamento do dia
Novidade - setups especulativos
Deram entrada especulativa
EMBR3 - setup de compra
EMBR3, após uma correção até os 50% de fibonacci, a MMe200, e até seu último fundo ascendente, plotou um candle de fundo que em se confirmando com um fechamento positivo no dia hoje, dará a oportunidade de entrada com estope em 9.70, bem curto, e target inicial na forte região de resistência em 11.23, que rompido acionaria a grande figura do OCOI no gráfico diário. OBV segue satisfatório, IFR e EL bem aliviados e em mais condições de sustentar uma nova manifestação altista. Técnica do 1/2 no intraday e 1/2 no fechamento parece ser apropriado.
19 de agosto de 2009
Boa noite a todos
Organizando o blog
A partir de agora o blog ficará mais organizado, com mais cara de blog, e menos cara de twitter. Não haverá mais comentários intraday (salvo exceções), apenas comentários de abertura e fechamento de mercado. Os comentários serão moderados e publicados entre 2 e 3 horários, podendo variar para mais ou para menos: 9h30, 12h e 17h. As minhas respostas aos comentários não serão mais imediatos, ficarão associados aos horários de publicação dos comentários e/ou no fim do dia. O número de posts ficarão reduzidas e concentradas ao campo da análise gráfica, e em volta dos setups de compra. Posto isso, conto com a ajuda dos leitores para que o número de comentários seja reduzido ao nível do necessário, daquelas dúvidas e ou opiniões que não se encontram em outras fontes como livros, sites, ferramentas de busca etc. Sugestões de ativos (desde que tenham algum embasamento mínimo) são sempre bem vindos, bem como outras informações relevantes sobre o mercado. Peço encarecidamente a todos que me ajudem a diminuir a quantidade de tempo que passo por aqui todos os dias, isso vai ajudar a focar melhor e tirar os ruídos que só fazem atrapalhar a eficiência nesse mercado. Tudo seguirá como antes: setups de compra, análises e estratégias, só que com mais foco, menos dispersão, e mais eficiência. Peço desculpas aos leitores que não consigo responder, mas do jeito que o blog cresceu, não estou dando mais conta.
Quando houver algo a dizer (cancelamente ou inclusão de estudos, análises, mudança de rumos etc.), direi. Quando não houver nada a dizer, pode ser que o blog siga com menos posts. Vai mudar, mas no final vai ser melhor para todo mundo, especialmente para mim.
Dia cheio para mim hoje, poucos posts portanto
Dia inicia sangrando
18 de agosto de 2009
Boa noite a todos
MMXM3 - setup de compra acionado
MMXM3, confirmou fundo com um forte fechamento acima dos 7.94 (padrão de continuidade de alta), dando target inicial em 9.26, que vencido libera caminho até o GAP dos 12.15 e estope em 7.67. Candle acima das MMes 17/34/200, volume levemente acima da média, IFR e EL em queda, já aliviados da sobrecompra. Bom risco X retorno e operação a favor da tendência, o que não garante nada. Estope firme.
MMXM3, setup de compra
MMXM3, papel em forte tendência de alta, corrigiu até a retração de 50% de Fibo e vai confirmando fundo sobre a mesma com um fechamento acima dos 7.94, e target inicial em 9.26, depois caminho livre até o GAP dos 12.15 e estope em 7.67. Candle acima das MMes 17/34/200, volume dentro da média, IFR e EL em queda, já aliviados da sobrecompra. Bom risco X retorno e operação a favor da tendência, o que não garante nada. Estope firme.
Mercado agora
Por obséquio, aos leitores
FHER3 - setup de compra
FHER3, após a correção dentro da tendência de alta, vai subindo forte e deixando para trás o candle de fundo deixado ontem, devendo um fechamento hoje acima dos 11.04 para confirmar o padrão de continuidade de alta. Candle segue trabalhando acima de suas médias móveis, acima de sua LTA principal e secundária, de curto prazo, conta com IFR e EL aliviados, OBV convergente com os preços e forte tendência pelo ADX (57). Estope da operação em 10.74. Target inicial em 12.50 e acima em 14.50. Como o papel costuma não esperar ninguém, estratégia do meio no intraday, meio no fechamento, parece a mais apropriada. Operação a favor da tendência.
Bom dia azul, pero no mucho
17 de agosto de 2009
SETUP de compra - RAPT4
BRKM5 - setup de compra
BRKM5, após uma breve mas intensa correção até a retração de 38.2% de Fibo, confirmou fundo hoje com um belo padrão de continuidade chamado engolfo de alta, fechando acima dos 9.45, e dá finta de buscar o último topo em 11.15 com estope em 8.85. Bom volume, candle acima de suas médias móveis, segue pivoteando para cima no intraday, acima da recente LTB. Forte alta em dia de queda, demonstrou força e personalidade. Operação a favor da tendência.
Declaração de Imposto de Renda
Leitor MGA
Sossego total. Líquido desde sexta-feira.
Semana inicia em queda mais que cantada por aqui
15 de agosto de 2009
Mercado sobrecomprado no gráfico semanal
-------------------
O repique das cotações vai esticando, as notícias vão melhorando, mas do ponto de vista do Índice de Força Relativa (IFR), o Ibovespa vai chegando na região considerada como de mercado sobrecomprado, ou seja, quando o IFR alcança o valor de 70 e mais.
A popularidade deste indicador, que lhe dá uma força extra junto ao mercado num permanente processo de realimentação, decorre da precisão com que sua fórmula simples consegue medir o torque das tendências e antecipar reversões de direção; o gráfico acima ilustra a quase infalibilidade desse sinal, no caso da exaustão das altas, do final de 2003 para cá (cerca de uma dezena de vezes).
É fácil compreender a mecânica desse processo: depois de algum tempo de alta, a grande maioria dos participantes do mercado já está comprada (senão o movimento não teria ocorrido...) e vai chegando um momento em que já haverá um equilíbrio entre compradores e vendedores.
Logo, os vendedores passarão a ser maioria e a tendência será invertida, instalando-se a baixa.
O IFR mede a razão entre as recentes variações de cada período, as positivas e as negativas e a refere a uma escala de 0 a 100; por longa observação, constatou-se que acima de 70 e abaixo de 30, respectivamente, as altas e as baixas costumam reverter.
Não sendo a análise técnica uma ciência exata, todos os seus conceitos devem sempre ser considerados numa faixa de significados, os pontos e as linhas sendo analisados como referências aproximadas. Em geral, porisso, a chegada do IFR às faixas de mercado sobrecomprado e/ou sobrevendido pode ser apenas um primeiro alerta e a reversão é sinalizada mais claramente por uma divergência de comportamento com as cotações ou pela ultrapassagem de um suporte/resistência na própria evolução do IFR.
Tendências muito fortes podem manter o indicador por mais tempo nessas regiões extremas, mas justamente num gráfico semanal, como o desta página, isso acontece mais raramente. O objetivo da reversão, no máximo, é a zona extrema oposta, mas igualmente se a tendência for forte e definida, essa reversão terminará bem antes disso acontecer...
-------------------
No gráfico acima fica o meu adendo, aonde podemos ver que o momento pede cautela, já que pelo histórico do Ibovespa, sempre que há toque na LTB do IFR, surge a oportunidade de queda para o nosso mercado.
No gráfico acima, com um pouco mais de zoom, vemos que ainda há algum espaço para novas altas antes do teste na LTB do IFR ser efetivamente concluído. Contudo, pelo menos para esse indicador técnico, fica claro e evidente que há muito mais espaço para baixo do que para cima no momento presente. Até porque quem ficou esperando o toque nessa mesma LTB no topo dos 70 mil pontos para fechar posições compradas, levou olé, já que a queda nesse caso específico veio bem antes. Cautela é o que se pede.
14 de agosto de 2009
Dica de leitura
Boa noite a todos, bom final de semana também
U.S. Stocks Fall on Concern Rally Outpaced Recovery Prospects
By Whitney Kisling
Aug. 14 (Bloomberg) -- U.S. stocks slid, erasing this week’s gain in the Standard & Poor’s 500 Index, as lower-than- estimated consumer confidence added to concern a five-month rally has outpaced prospects for the economy.
Boeing Co., the world’s second-largest commercial airplane manufacturer, led declines in the Dow Jones Industrial Average after saying it found flaws in 23 of its 787 Dreamliners. Alcoa Inc., 3M Co. and Travelers Cos. also slumped as all 10 industries in the S&P 500 posted declines. J.C. Penney Co. retreated after its forecast trailed estimates.
“A lot of people think the market has come up more than enough and it needs to rest,” said Charles Knott, chief investment officer at Knott Capital Management in Exton, Pennsylvania, who oversees about $550 million. “We’ve got a pretty sobering outlook and are concerned about the economy on a long-term basis. We think there’s neither the willpower nor the means to fully finance that type of V-shape recovery.”
The S&P 500 tumbled 1.5 percent to 997.81 at 1:02 p.m. in New York, heading for its first weekly drop in five and its biggest daily decline since July 7. The Dow industrials lost 132.03 points, or 1.4 percent, to 9,266.16.
U.S. stocks are “dramatically overpriced” because the fallout from the financial crisis will continue to hurt consumer spending, said David Tice, Federated Investors Inc.’s chief portfolio strategist for bear markets. Tice, who predicts that the S&P 500 will eventually slump to 400, said he would add to short positions if the market goes much higher.
‘Need to Be Realistic’
“I’d love for prosperity to return, unfortunately I think you need to be realistic and it takes time to work off these excesses” from a bubble in credit markets, Tice said in an interview with Bloomberg Television.
Equities declined even after industrial production in the U.S. rose for the first time in nine months after mid-year retooling at automakers and as a federal “cash-for-clunkers” program fueled demand for cars. The 0.5 percent increase in output at manufacturers, mines and utilities was more than economists forecast, Federal Reserve figures showed.
A 50 percent rebound from a 12-year low on March 9 left the S&P 500 trading at 18.6 times the profits of its companies on Aug. 7, the highest valuation since 2004, according to weekly Bloomberg data. Stocks gained yesterday after investorJohn Paulson’s hedge fund bought stakes in banks, helping offset an unexpected slump in retail sales.
Earnings Season
Per-share earnings topped analysts’ estimates by 10 percent on average for the companies in the S&P 500 that have released results since June 17, according to data compiled by Bloomberg. Profits slumped about 30 percent in the period, a record eighth straight quarter of falling earnings.
Instead of a so-called New Normal of subdued growth, the U.S. may be heading for a robust recovery. The worst recession since the 1930s has created a reservoir of demand that will buoy the economy, say a growing number of economists led byJames Glassman at JPMorgan Chase & Co., former Fed Governor Laurence Meyer and Stephen Stanley at RBS Securities Inc.
Boeing said it stopped work more than a month ago on two sections for the 787 Dreamliner after flaws were found. The 787 was almost two years behind its initial May 2008 first-delivery target before the latest delay. Shares of the second-biggest defense contractor fell 4.4 percent to $44.58, the biggest decline in more than a month.
J.C. Penney slid the most since February, losing 6.7 percent to $31.12, after the third-largest U.S. department-store chain gave a third-quarter forecast trailing analysts’ estimates. Sales continue to decline, the company said.
Financials Slump
Financial shares, which have more than doubled since the S&P 500 hit a 12-year low of 676.53 on March 9, declined 1.8 percent as a group today. Bank of America Corp., along with the other largest U.S. lenders, may be poised to fall on concern that earnings prospects don’t justify the surge, based on price- earnings ratios. Bank of America slid 1.1 percent to $16.82. Fifth Third Bancorp decreased 3.1 percent to $10.50.
Alcoa, the largest U.S. aluminum producer, dropped 3.9 percent to $13.17. 3M, the maker of 55,000 products, slid 2.5 percent, while Travelers, the New York-based insurer, slipped 1.3 percent to $46.87 after two days of gains. TheReuters/Jefferies CRB Index of 19 commodities declined 1.3 percent, bringing its weekly loss to about 1 percent.
Crude oil fell as much as 4.6 percent to $67.29 a barrel. National Oilwell Varco Inc., the world’s largest maker of oilfield equipment, dropped 5.5 percent to $36.19, the biggest slide in more than a month. All 40 members of the S&P 500 energy group declined.
Equity Residential and Barnes & Noble Inc. dropped after analysts downgraded the shares. UBS AG cut Equity Residential, the largest publicly traded owner of apartment complexes, to “sell” from “neutral,” sending the shares down 4.3 percent to $26.65. Credit Suisse Group AG lowered Barnes & Noble to “underperform,” citing the company’s decision to buy back a unit as an increased risk. The shares fell 11 percent to $20.40, the most since January 2008.
To contact the reporter on this story: Whitney Kisling in New York atwkisling@bloomberg.net.
Last Updated: August 14, 2009 13:04 EDT