3 de agosto de 2009

MMXM3: deixa o vinho envelhecer




Uma estratégia de trade varia muito de uma para outra. Algumas visam lucro menor e giro curto, outros visam lucro grande e tempo maior de duração. Depende do gráfico. Acredito que em MMXM3, o caso e é de dar tempo para o papel maturar. É evidente que o papel não vai acabar na máxima todos os dias, mas tem um perfil de que irá premiar aqueles que tiverem mais paciência para não realizar lucro imediato. Por que? Porque o papel está numa congestão lateral, e se seguir o padrão esperado, deverá buscar a linha de resistência que coincide com a máxima do ano, para tentar rompê-la e rompendo, alcançar novas máximas.

VCPA4, do ponto de entrada até a máxima do ano, cerca de 20% de valorização, foram 14 pregões.

POSI3, do ponto de entrada até a máxima do ano, cerca de 15% de valorização, foram 5 pregões, e após o rompimento, mais 15% de valorização feitas em mais 5 pregões.

BRKM5, do ponto de entrada até a máxima do ano, cerca de 15% de valorização, foram 13 pregões.

Os exemplos são abundante, e se o padrão de rompimento de congestão que está presente em muitos papéis da bolsa também acontencer com MMXM3, que é o que o gráfico nos leva a crer, teremos maior prêmio conforme maior a paciência. Minha projeção para o papel é de buscar os 9.31, mas não vai ser nem em 1 ou muito menos em 4 dias, a coisa pode demorar muito mais. A vantagem é que você vai gastar uma corretagem e não vai precisar ficar se estressando com intraday. O ideal é deixar o trade desenvolver sem stress com as variações de intraday e vender assim que o papel demonstrar topo: para isso vai precisar fazer candle de topo e confirmar. Estarei acompanhando o papel aqui para fazermos a venda no tempo apropriado.