30 de setembro de 2009

Olha eu vendo Elliot no Ibov - muito pessimista? Eu?


Segue uma visão de ondas de eliott para o nosso ibovespa. Me impressiona o fato da onda 1 e da 5 estarem perfeitamente na mesma altura e a 3 maior do que as demais, como manda e reza a teoria do homem. Se essa contagem prevalecer em breve teremos as ondas A, B e C aonde se faz um zigue zague de baixa, preparando o terreno para uma retomada das altas. Faria todo sentido.



Ralph Nelson Elliott (1871-1948) tinha sido um contabilista de profissão. Aposentou-se em 1927 após ter contraído uma doença séria e ficou, nos anos que lhe restavam, em repouso na Califórnia.

Durante seu longo período de convalescencia, desenvolveu sua teoria do comportamento de mercado. Foi influenciado aparentemente muito pela teoria do Dow, que tem muito em comum com seu princípio da onda.

Elliott e o Dow, consultam aos ciclos da maré do mar e compararam o ritmo das ondas à flutuação de preço no mercado.

Dois anos antes que sua morte, em 1946, Elliott escreveu seu trabalho definitivo sobre sua pesquisa e o intitulou da "Segredo da lei da natureza do universo". Elliott estava convencido que sua teoria era uma parte de uma lei muito maior que governa toda a atividade do ser humano.

Há três aspectos básicos da teoria - o padrão, a relação e o tempo (nessa ordem da importância). Elliott reivindica que o mercado segue um ritmo repetitivo do cinco-ondas de avanço seguido pelo três-ondas de declínio. As ondas um, três e cinco vão com a tendência principal e são chamados ondas de impulso. A onda dois e quatro são ondas corretivas. Depois que da onda cinco o avanço esta terminado.
Três ondas de correção começam, subdividido em uma estrutura do ABC.
Após este ciclo, um novo pode começar.

Junto com s forma constante das várias ondas, há a consideração importante do grau. Elliott categoriza nove graus diferentes de tendência que variam de um Superciclo grande, que mede duzentos anos a um sub-grau do subminiciclo de somente algumas horas.

A partir de dados de mudança do preço de um mercado específico, as cinco seqüências descritas da onda, podem até mesmo ser detectadas nos movimentos de intra-dia, que duram menos de uma hora.

Da "Lei da natureza" Elliott indicou que a base matemática para o princípio da onda estava baseada em uma seqüência de números descoberta (ou redescoberta mais exatamente) pelo matemático Leonardo Fibonacci que viveu no décimo terceiro século. Em "Ábacos Liber" (o mais conhecido de seus três trabalhos publicados) a seqüência de Fibonacci é apresentada primeiramente como uma solução a um problema matemático que envolve a taxa da reprodução dos coelhos. A seqüência do número apresentada é:

1,1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, ...

A seqüência tem um número de propriedades interessantes. Os dois "uns" são os primeiros, e cada número de Fibonacci é a soma dos dois números que o precedem. Assim é uma seqüência aditiva.

Está aqui uma lista parcial de outras propriedades intrigantes de números de Fibonacci:

- a soma de todos os dez números consecutivos de Fibonacci é divisível por 11

- cada terceiro número de Fibonacci é divisível por 3, cada quarto é divisível por 5,

cada sexto número é divisível por 8, etc. (divisores que são números de Fibonacci).

- os números consecutivos de Fibonacci não têm nenhum divisor comum à excepção de 1.

- Enquanto a seqüência continua, a relação entre os número consecutivos se aproxima da relação dourada, 1,6180339..., conhecida também como o "phi". Para o exemplo: 144/etc. de 89 = de 1,617977, de 233/144 = 1,618055. A relação de todo o número a seu número mais elevado aproxima o 618, após os primeiros quatro números. Para o exemplo, etc. de 144/233 = 0,618025. Observe os valores de 1,00 (1/1), 50 (1/2) e 67 (2/3) que são os "retracement" mais importantes vêem do "Fibonacci e de phi".

O conhecimento do phi (phi = 1,618...) vem dos gregos antigos. Euclides resolveu o problema de encontrar a seção dourada de uma linha. Este conhecimento se estendeu além dos matemáticos e filósofos, para os artistas e arquitetos dos templos.

Ref: http://www.dolefin.com/technicalanalysis/0203.asp

http://www.realtrader.com.br/forum/indice.pl/read/1782