2 de setembro de 2009

Tentando manter a lucidez

Ao que me parece, Ibovespa e Dow Jones vão tentando se equilibrar e fazer um fundo. Por aqui a manutenção desses 56k é fundamental para voltarmos a ter alguma alegria no curto prazo, muito embora, achismo pessoal, não creio que veremos nesse mês o rompimento dos 58k. Um indicativo para mim de que o mercado mudou é quando o meu jeito de operar começa a dar sistemáticamente errado. Já faz alguns dias que isso tem ocorrido, e é evidente que acompanha uma mudança comportamental dos grandes players frente a quase todos os papéis. Confesso que o uso do caiu comprou nos últimos dias tem me dado muita dor de cabeça e levado meu suado lucro do mês passado para o espaço. Nessa hora é preciso parar, refletir e só depois, muito depois, agir. No caso, entenda agir como enviar alguma ordem pelo home broker. Já ví uma virada de mão do mercado, lá nos 72k, e sinceramente, não quero passar por tudo aquilo de novo - compra e cai, compra e cai, compra e cai. Creio ser melhor deixar de ganhar um pouco agora, esperando o mercado firmar e dar sinais claros de que vai voltar a subir, do que ver meu financeiro derretendo como derreteu ano passado, achando que só porque caiu muito vai voltar a subir, quando na verdade, só está dando olé para cair mais e me levar junto. Muita prudência, os ursos, sejam eles bebês ou não, estão entre nós e estão com muita fome depois dessa longa hibernação.

Paciência, é a mensagem da semana. Definitivamente, não é fácil.