9 de maio de 2010

Comentário de Leandro da Leandro&Stormer

IBOV: Durante a última semana o mercado apresentou um fortíssimo movimento negativo, confirmando a nossa percepção de sinais baixistas que se acumularam desde a formação do topo de 72 mil pontos e do pivot de baixa na perda dos 70500.

Na quinta, o mercado americano apresentou uma forte concentração de venda. Uma falha no sistema de negociação acabou acelerando o movimento de baixa e trouxe pânico para os mercados. Ao contrário do que foi noticiado, o problema não ocorreu por conta de uma ou algumas ordens enviadas com volumes alterados. Tomando como base a entrevista do CEO da NYSE, está em uso um sistema que desacelera o envio de ordens em momentos de maior movimento dos preços. A diminuição da liquidez num momento de influxo de ordens de venda acabou gerando o pânico e queima de posições a qualquer preço. Apesar do CEO ter defendido o sistema na entrevista, é evidente que o sistema falhou no seu objetivo de diminuir a volatilidade do mercado. Provavelmente esse sistema foi criado por alguém que não entende a dinâmica dos preços.

De qualquer forma, a falha foi gerada por uma grande pressão vendedora, e não o contrário como foi noticiado. Podemos tirar como conclusão que o mercado é vendedor, apesar do clímax de venda ter gerado um possível fundo no curtíssimo prazo e uma recuperação ser provável nessa periodicidade, a tendência para o prazo maior é baixista.

Depois da longa recuperação desde o fundo de 30 mil pontos no final de 2008, o mercado apresenta espaço para correções maiores. Um suporte importante na faixa de 60 mil pontos passou a ser testado desde quinta-feira. Esse fato somado ao estado sobre-vendido sugere alguma pressão compradora nos próximos dias. A perda de 60 mil pontos em algum momento abriria espaço para mais quedas.

Nesse cenário, busco por trades contra-tendência, com controle de risco mais apertado. O mercado sobre-vendido dificulta a entrada em vendas para swing-trade no momento, por isso concentro as estratégias de venda para o intra-day, o que pode ser feito apenas por traders full-time. Aguardo alguma acomodação nos preços para pensar em vendas de swing novamente.

O cenário de maior volatilidade requer alguns cuidados, como trabalhar com stops mais longos, assim como os objetivos de realização, o que acaba reduzindo o tamanho das posições. Também fujo de papéis de menor liquidez, pois nos momentos de pânico as melhores ofertas nesse tipo de papel podem apresentar um grande spread. Esse não é o momento para ser agressivo no mercado