"Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira.
Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo. '
O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas. ' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".
Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".
As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para sua total surpresa.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes.
Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.
Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."
Adrian Rogers, em 1931"
25 de fevereiro de 2010
Ibovespa azul +0.5%
E eu dizia pela manhã:
"No gráfico diário já corrigiu metade do último movimento de alta, vou inicar algumas compras com estopes curtos e guardar alguns lotes para uma confirmação de fundo. IFR2 do ibovespa em região de retomada em todos os tempos do intraday e no gráfico diário."
Simbora mercado.
"No gráfico diário já corrigiu metade do último movimento de alta, vou inicar algumas compras com estopes curtos e guardar alguns lotes para uma confirmação de fundo. IFR2 do ibovespa em região de retomada em todos os tempos do intraday e no gráfico diário."
Simbora mercado.
Ibovespa
No gráfico diário já corrigiu metade do último movimento de alta, vou inicar algumas compras com estopes curtos e guardar alguns lotes para uma confirmação de fundo. IFR2 do ibovespa em região de retomada em todos os tempos do intraday e no gráfico diário.
24 de fevereiro de 2010
BRKM5 - simetria total
Ibovespa 60 minutos - divergência de alta
Bolsa de Valores Políticos
Um projeto muito bacana da Souza Barros na qual as pessoas, em conjunto, podem ajudar a definir o valor dos políticos. Qualquer um pode comprar e vender ações de valores políticos através de um Home Broker. Opera-se com uma moeda fictícia e contribui-se para a formação de um índice colaborativo da política brasileira. Confiram aqui e no vídeo abaixo.
http://updateordie.com/updates/sites/2010/02/bolsa-de-valores-politicos/
http://updateordie.com/updates/sites/2010/02/bolsa-de-valores-politicos/
TCNO3 - dança do sirí
BRKM5 intraday
PMAM3 - tá interessante
23 de fevereiro de 2010
TELB4
Reativação da Telebrás pode ser alvo de CPI, diz Bornhausen
23/02 - 12:46 - Agência Estado
O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), disse há pouco que vai propor a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a reativação da Telebrás, ainda em estudo pelo governo. Essa CPI, segundo ele, irá investigar também as denúncias publicadas hoje pelo jornal Folha de São Paulo, de favorecimento ao ex-ministro José Dirceu e amigos com a utilização da rede Eletronet no Plano Nacional de Banda Larga.
"A velocidade que se imprimiu a esse processo já era de se desconfiar. Nesse momento, você encontra a verdadeira razão. São os interesses de José Dirceu que, desde que foi cassado e denunciado por formação de quadrilha no Supremo Tribunal Federal, só faz lobby em negócios escusos, como esses que estão aparecendo aí". Segundo Bornhausen, esse negócios irão lesar o contribuinte.O líder disse que pretende conversar com partidos da oposição, principalmente o PPS e o PSDB, para que a CPI seja aberta rapidamente."É preciso abrir uma investigação. A reativação da Telebrás é um jogo de negócios", disse. Ele afirmou que não faz sentido colocar a Telebrás para ser operadora do Plano Nacional de Banda Larga e negar participação à iniciativa privada.
Disse ainda que Comissão de Valores MObiliários(CVM) precisa se manifestar sobre a valorização "absurda" que as ações da Telebrás tem sofrido nos últimos meses. "A CVM precisa se manifestar sobre essa manipulação que está caracterizada agora com agentes do governo fazendo lobby para que isso aconteça. Há um grande cheiro de negociata", afirmou. Bornhausen deu tais declarações ao chegar ao seminário "Desafios da Banda Larga".
TELB4 - lembra do canal de alta?
Ibovespa by FiboFractal
22 de fevereiro de 2010
Um trade de quase 30% em TELB4 em apenas dois dias
Vou mostrar um jeito de operar tão simples, tão simples, que até uma criança de 5 anos com noções básicas em giz de cera saberia fazer.
Após a queda monumental da TELB4 na semana passada, fiquei de olho na dita cuja. Na sexta feira última, o papel no gráfico de 60 minutos, após um belo rallye de alta, mostrou que tinha força para voltar a dar novo arranque. Quando rompeu a MM20 fiquei de olho num pullback - num retorno - até a MM20 para testá-la agora como suporte e ficar pronto para uma compra. Quando os candles mostraram força de compra na aproximação da MM20, comprei na confirmação de fundo no candle das 15h15 com estope em 2.14. Uma vez que o papel fez esse fundo ascendente, tracei uma Linha de tendência de alta no gráfico unindo as duas principais mínimas dos dois fundos. Agora que o papel tinha a MM20 de volta apontando para cima e um pivot de alta, segurei o papel comigo. Hoje, quase não acreditei quando ví que o papel já ia abrir a quase +15% no leilão de abertura. Pois bem, nesse caso, copiei a inclinação da LTA formada na sexta feira para as duas outras máximas principais, e ví que formou um belo canal de alta. Acontece que o preço de abertura do leilão acusava um toque nessa LTA das máximas, dos topos, e o mais provável seria que o ativo retornaria para a LTA dos fundos e seguir assim nesse canal de alta até seu próximo objetivo. Pois bem, estava tão evidente e lógico que gráficamente o papel iria retornar que vendí metade das posições já no leilão a 2.85, e o restante em 2,90, quando ví que o ativo ficou sem força para seguir fora do canal de alta. O resultado foi mais feliz ainda, com o papel voltando de fato para o interior do canal de alta e deixando uma configuração dando sinais de que não voltará a subir até testar a LTA dos fundos desse canal de alta, aonde, num teste renovado da MM20, uma ordem de compra minha esperará pelo ativo. É claro, com muito, muito controle de risco, já que pela extrema volatilidade, qualquer deslize pode ser fatal.
Simples, óbvio, eficiente. E principalmente: sem emoção ou notícias.
Ps.: Todos sabem do meu histórico de pé atrás com esse ativo, pois nunca gostei das especulações em torno dela. Contudo, após ouvir as declarações do presidente de que a empresa realmente será reativada, e que seguirá subindo, resolví aproveitar e tirar uma casquinha, afinal de contas, temos agora perspectivas concretas para o papel.
MILK11: por isso alguns chamam de mico
Olha, eu vou dizer que o que aconteceu hoje em MILK11 eu ainda não tinha visto. Era 17h, faltando apenas 1h para o fim do pregão, os compradores felizes da vida, enquanto MILK11 subia mais de 10%. Era contar o dinheiro e sair para o happy hour. Sem mais nem menos, o papel entrou em leilão e quando saiu dele, segundos depois, era negociado com uma desvalorização de 2%. Passou de +10 para -2% em questão de alguns piscares de olhos. Foi bizarro. Tinha um grande amigo comprado no papel naquele momento, simplesmente não pode fazer nada. Acontece, infelizmente em renda variável, acontece.
Traçando fibo no ibovespa
Identificamos dois pontos interessantes para abrir compra, que é entre 63900 e 65500. Ao menor sinal de fundo, nessa região, compro sem dó com bom ajuste no gerenciamento de risco e deixo a tendência de alta que surgiu na última semana fazer o seu papel até os 71k. Claro, tudo isso, dentro dos padrões normais de temperatura e pressão, ou seja, se o mercado não der nenhum outro sinal claro de que vai seguir ladeira abaixo.
Fechamento do dia by Ágora Corretora
Postado por: Raphael Figueredo
O Índice Bovespa volta sinalizar fraqueza depois de sentir novamente a região de resistência nos 67.935 pontos e segue em correção testando a região de suporte nos 67.100 pontos, que se for perdido abre espaço para uma realização mais forte buscandos os 66.145, quiçá os 65.860 pontos. São pontos que devemos observar com detalhe o comportamento no intraday, pois a se tivermos algum sinal de reversão poderá ser um bom ponto de retomada com um ótimo custo x benefício ainda de olho nos 69.000 pontos, como primeiro objetivo. Volume de hoje bem fraco, bastante compativel com esse cenário de queda.
O Índice Bovespa volta sinalizar fraqueza depois de sentir novamente a região de resistência nos 67.935 pontos e segue em correção testando a região de suporte nos 67.100 pontos, que se for perdido abre espaço para uma realização mais forte buscandos os 66.145, quiçá os 65.860 pontos. São pontos que devemos observar com detalhe o comportamento no intraday, pois a se tivermos algum sinal de reversão poderá ser um bom ponto de retomada com um ótimo custo x benefício ainda de olho nos 69.000 pontos, como primeiro objetivo. Volume de hoje bem fraco, bastante compativel com esse cenário de queda.
BRKM5 - acionou setup de compra
Rompendo máxima da semana passada e máxima da
semana retrasada, objetivo na máxima anual 15.41
BRKM5 - chamando atenção
Papel me chama atenção. No gráfico semanal vai se sustentando acima da MM20, e pelos candles curtos demonstra desaceleração na queda e pelas mínimas cada vez maiores, a presença de força compradora na região. Um rompimento da máxima da semana anterior, 13.26, dá oportunidade de entrada com metade dos lotes que pode vir a ser completado com o rompimento dos 13.45 e estope em 12.39. No diário papel já trabalha acima da sua LTB que vem desde o último topo e vai testando as MMes 9/21, que estão alinhadas e prontas para cruzar na compra caso o papel confirme seu arranque.
Análise semanal Ibovespa by Leandro
Após consolidar um suporte na zona de 61300 pontos, marcando uma LTA mais longa desde o fundão dos 30 mil pontos, o mercado apresentou uma recuperação de maior amplitude, ainda que com baixo volume em relação à queda anterior.
A superação dos 67300 pontos é um sinal de força compradora, nesse patamar temos a zona da res. de 0,618 da queda desde o topo dos 71 mil pontos também.
Apesar do movimento da semana passada ter gerado uma chance maior do mercado testar os 71 mil pontos novamente e talvez o TH em 73900 pontos, não vejo ainda uma tendência clara para que eu possa operar tranquilhamento na compra. O mercado rompeu um topo anterior sem ter produzido um pivot de alta claro e as médias na maior parte dos ativos não apresentam um posicionamento claramente altista.
No curtíssimo prazo, com o mercado atingindo objetivos importantes depois de 9 pregões de duração dessa alta, podemos esperar alguma pressão vendedora.
Como sempre sigo os setups de compra ou venda, mas pela tendência indefinida do mercado, aperto o controle de risco. Ainda vejo mais potêncial na ponta vendedora do que na ponta compradora na situação atual de mercado, mas não descarto entradas na ponta compradora caso os setups apareçam claramente.
A superação dos 67300 pontos é um sinal de força compradora, nesse patamar temos a zona da res. de 0,618 da queda desde o topo dos 71 mil pontos também.
Apesar do movimento da semana passada ter gerado uma chance maior do mercado testar os 71 mil pontos novamente e talvez o TH em 73900 pontos, não vejo ainda uma tendência clara para que eu possa operar tranquilhamento na compra. O mercado rompeu um topo anterior sem ter produzido um pivot de alta claro e as médias na maior parte dos ativos não apresentam um posicionamento claramente altista.
No curtíssimo prazo, com o mercado atingindo objetivos importantes depois de 9 pregões de duração dessa alta, podemos esperar alguma pressão vendedora.
Como sempre sigo os setups de compra ou venda, mas pela tendência indefinida do mercado, aperto o controle de risco. Ainda vejo mais potêncial na ponta vendedora do que na ponta compradora na situação atual de mercado, mas não descarto entradas na ponta compradora caso os setups apareçam claramente.
21 de fevereiro de 2010
20 de fevereiro de 2010
Reflexões gráficas para a última semana de fevereiro
Ibovespa, semanal, confirmou fundo e agora parte para o objetivo em 71k ainda no curto prazo. No entanto, no gráfico diário se encontra saturado na compra e com graves divergências de baixa no intraday, além da estranha tendência de topos ascendentes e fundos descendentes. A estratégia mais razoável aqui é aguardar um recuo e ao menor sinal de fundo, ascendente em relação aos 61k, abrir compra.
MILK11, após o forte pivot de baixa no gráfico diário, papel não conseguiu resistir a pressão vendedora no teste da MM 20 e segue com viés de baixa até que faça um novo zigue-zague ascendente, que no momento, só ocorreria acima dos 2.33. O mais provável é que venha buscar os 1.67, aonde encontrando pressão compradora poderia formar um belo fundo duplo com neckline em 2.26.
KEPL3, pela MM20 lateralizada vemos que o ativo segue sem tendência definida, e por enquanto vai oscilando entre 0.51 e 0.75. O swing trader pode se valer de osciladores como o IFR e o estocástico lento para comprar e vender, na sobrevenda e sobrecompra respectivamente.
MMXM3, como sempre impecável na arte de fazer render dinheiro. Segue em busca dos 14.36 mas já vai muito sobrecomprado no diário, com IFR na casa dos 100. Para quem perdeu, o melhor é aguadar os recuos aonde o ativo fica esquecido, e enhcer o carrinho.
TELB4 (para os aficcionados), tem suporte e novo estope em 1.73 e avança para o objetivo em 3.15. Pelo estado ainda sobrevendido do papel e pela recém-inflexão de alta no IFR e estocástico lento, tem bastante espaço para inclusive marcar nova máxima. Um fotógrafo flagrou o Lula dizendo que o target é 4 reais.
LLXL3, um rompimento dos 9.46 pode marcar oportunidade para algum bom daytrade, mas papel já vai se encontrando demais sobrecomprado e pedindo correção. Encontra-se em tendência indefinida e preso entre os 10.11 e 7.89.
INEP4, um rompimento dos 8.05 pode gerar uma bela entrada com objetivo em 8.79, mas no curto prazo segue com suporte em 6.90 e sem viés claro.
ALLL11, um rompimento dos 16.45 rompe um mega W no gráfico diário com objetivo inicial em 18.60 e estope em 14.58. Ativo interessante.
BTOW3, a qualquer momento pode reverter tendência no diário, estou de olho num rompimento dos 41.30. No gráfico semanal já tem fundo confirmado e tem divergência de alta pelo IFR. Interessante.
BRKM5, pelo gráfico semanal gera entrada com um rompimento dos 13.26 ou 13.45 (mais conservador) com estope em 12.39. Está acima da MM20 com uma bela aliviada nos osciladores. Gosto. Busca os 15.41.
MPXE3, segue bem configurada e com target inicial em 28.10. Trade em andamento desde o início do ano, sem pressa e com grande potencial.
TAMM4, segue vendido e a caminho de romper um grande OCO no gráfico diário. O rompimento dos 31.25 solta a descarga. Caso faça um fundo mais alto antes disso, pode dar oportunidade de uma boa compra.
PLAS3, rompeu o topo anterior, marcou nova máxima e depois refugou. Se confirmar topo terá uma enorme divergência de baixa e terreno armado para uma correção mais importante. Segue numa configuração difícil de operar.
TCNO3, vai congestionando em direção triângular e promete canseira, 1,27 é suporte e 1.74 é o topo anterior, acima de 1.58 promete rallye de alta. DEP nele.
19 de fevereiro de 2010
Santander na ponta de compra de TCNO3
Vejam quem está na ponta de compra de TCNO3 hoje : Santander.
Agora leiam a matéria abaixo.
Santander cria opção de infraestrutura De olho na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016, o Santander criou um fundo dedicado a ações do setor de infraestrutura. A avaliação é de que esses dois eventos vão alavancar alguns dos setores básicos da economia nos próximos 10 anos. O Infraestrutura Ações é uma carteira que comprará cotas de outros fundos de ações do setor. A intenção é acompanhar, direta ou indiretamente, o desempenho dos papéis das companhias de infraestrutura brasileiras. A aplicação inicial do fundo é de R$ 2 mil, os aportes adicionais de R$ 500 e a taxa de administração é de 3% ao ano. O Santander segue a estratégia de vários bancos que já oferecem fundos de infraestrutura aos clientes desde 2007. As carteiras foram criadas quando o setor estava na moda por conta dos projetos de desenvolvimento do governo, materializados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Bradesco o FIC de FIA de Infraestrutura aceita aplicações a partir de R$ 500,00, valor que sobe para R$ 1 mil no Itaú e no Unibanco. No Safra, a aplicação inicial é de R$ 10 mil. As rentabilidades são bem variáveis. O fundo do Bradesco acumula em 12 meses encerrados em 29 de janeiro 59,82%, para 66,20% do Itaú e 63,83% do Unibanco. O do Safra teve retorno de 67,33%.
O Ibovespa subiu no período 74,17% As taxas de administração são parecidas, 4% nas carteiras de varejo do Itaú, Bradesco e Unibanco. No Safra, onde a aplicação é maior, a taxa é de 2,5% mais performance de 20% sobre o que superar o Ibovespa. Os bancos oferecem ainda opções com taxas de administração mais baixas para públicos de maior volume de recursos. No Bradesco, há uma versão para o segmento Prime com aplicação de R$ 1 mil e taxa de 3% e outro para alta renda, com aplicação de R$ 50 mil e taxa de 1% ao ano. O Unibanco oferece a versão com taxa de administração de 2,5% para aplicações a partir de R$ 100 mil. E o próprio Santander tem uma versão VIP, com taxa de 2% ao ano para aplicações a partir de R$ 50 mil.
Índice Futuro
18 de fevereiro de 2010
TCNO3 - vem pipoco por aí
TCNO3, marcou nova máxima em relação ao fundo de sexta-feira passada, e o fez com aumento de volume, o que é um ótimo sinal. Além disso papel segue na congestão triangular, respeitando o suporte da retração de 50% de fibo, e vai se aproximando ou de um rompimento da LTA para baixo - menos provável - ou de um rompimento da LTB para cima - mais provável pela tendência de alta. Além disso o SAR parabólico no gráfico de 60 minutos está virado na compra, o DIDI index está pronto para agulhar e as bandas de bollinger muito estreitas, sugerindo um novo rallye para os próximos pregões - senão for já no próximo pregão. Segue acima das médias e bem configurado: sobe com volume, cede sem volume, característica da acumulação. Monitorando com paciência, porque as coisas boas vem para aqueles que sabem esperar.
Ibovespa
Ibovespa, segue no estranho mas ainda assim esperado movimento de rompimento do topo anterior (com topos ascendentes e fundos descendentes) , e parte para o objetivo nos 71k, que vencido libera para um teste nos 74k com estope em 61.300. OBV voltou a acumular, IFR tem espaço para mais altas, ainda que no gráfico de 60 e 90 minutos já tenha alguma divergência de baixa, indicando possibilidade de recuo para a próxima semana. E tome olé nos vendidos e líquidos.
TCNO3 - situação intraday
TCNO3, vai encontrando forte pressão compradora acima da LTA (azul), e segue até o momento rompendo a LTB (rosa) que vem desde o último topo em 1.75. No intraday, papel renovou máxima em relação ao movimento de alta iniciado na sexta-feira, confirmando até aqui 2 fundos ascendentes e 2 topos ascendentes, com objetivo inicial em 1.75. Papel segue muito firme e vai até aqui consolidando a antiga linha de retorno do canal de alta (vermelho) como novo suporte e ponto de compra, provavelmente trabalhando numa ampliação futura das cotações. Papel segue bem configurado e em plena tendência de alta. Um sinal positivo para a manuteção dessa alta seria um fechamento acima dos 1.52 no pregão de hoje.
TCNO3
TCNO3
17 de fevereiro de 2010
TCNO3 - situação intraday
TCNO3, no gráfico de 60 minutos o ativo vai preparando o terreno para dar sequência ao movimento de alta. Na abertura papel voltou até a LTB vencida num clássico movimento de pullback, reforçando o suporte na antiga linha que pressionava na venda e recusando a trabalhar novamente abaixo dela. Desde então o ativo vai deixando mínimas cada vez mais altas enquanto dá tempo aos osciladores, IFR 14 e MACD encerrarem o ciclo de correção e voltarem a cruzarem na compra, ajudando a busca dos 1.75. Papel segue acima das MMes 17/34 e dá sinais de num novo pivot de alta no intraday no rompimento dos 1.52 .
12 de fevereiro de 2010
Sendo humilde para com o mercado: ibovespa
Analisando o gráfico diário do Ibovespa vemos uma tendência de baixa clara e bem definida, marcada por topos e fundos descendentes, média móvel de 20 períodos apontada para baixa, OBV distribuindo (apesar do forte repique corretivo que fez as cotações se aproximarem novamente da LTB e do topo anterior, seguimos com zigue-zague descendente). Diante de tantos sinais de reversão de tendência firme e convicta que nos levam a coçar a mão para operar na ponta de venda, ao olharmos o gráfico semanal do índice, vemos essas mesmas certezas de que novas precipitações estão para nos levar aos 55k novamente, quiçá 48k, cairem por terra caso na próxima semana o índice venha a romper com consistência a máxima dessa sexta-feira, em 66.414. Isso porque tal rompimento e fechamento acima desse patamar configuraria um novo fundo no gráfico semanal, o que é clássicamente reconhecido como ponto de compra e não de venda, com objetivo imediato no topo anterior dos 71k. Sim. Se no gráfico diário a tendência de baixa parece ter vindo para ficar, no gráfico semanal, que é aonde se encontram as tendências dominantes, e no caso ela ainda é de alta, ainda não temos topos descendentes que declarem oficialmente uma tendência de baixa nesse tempo gráfico. Temos um possível novo fundo descendente se formando - é verdade - mas não temos topos descendentes. O topo anterior continua sendo o formado em 71k. Portanto, mesmo que um certo ar de pânico tenha invadido o parecer dos analistas nesses últimos tempos, precisamos ser humildes e reconhecer que talvez, o mercado tenha feito uma correção maior no gráfico semanal, o equivalente a uma corretiva ABC no diário, e dado sim, uma excelente oportunidade de compras para os mais astutos. Portanto, atenção a um fechamento acima da máxima dessa sexta-feira e o maios importante, acima dos 67.350, e a possíveis entradas para PositionTrades em várias blue-chips, algumas das quais estarei postando durante esses dias de descanso.
TCNO3 - situação geral
TCNO3, fechou o gráfico semanal superando as importantes resistências em 1.19 e 1.30 com OBV no topo histórico, acusando a iminência do teste nos 2.15, e forte volume nesse período gráfico (2º maior da história).
TCNO3, fechou o gráfico diário com um belo martelo de recuperação, na máxima, logo após fazer um pullback de consolidação da antiga resistência, agora suporte em 1.30. A superação dos 1.49 no próximo pregão confirma um novo fundo ascendente no gráfico diário e dará a chance dos compradores levarem o ativo para o teste dos 1.75, que vencido liberaria para um teste dos 2.15. É possível ainda que o papel faça um topo mais baixo que os 1.75 e vá zigue-zaguenado numa congestão triangular a fim de dar sustentação para um próximo arranque. Mas o fato é que o papel segue bem configurado e na iminência de um novo grande rallye. Não houve estope em fechamento.
TCNO3, no intraday 15 minutos deixou o terreno pronto para a continuação da alta no próximo pregão, em busca inicialmente nos 1.68 e mais acima dos 1.75, pelo rompimento da cunha descendente, de caráter altista, e pela formação de topos e fundos ascendentes retorno a tendência de alta nesse tempo gráfico.
Por final, lembram da linha vermelha que no início do dia disse que seria importante não perder para o papel seguir na finta de novo rallye? Fechou exatamente acima! Simbora TCNO3.
TCNO3 - recuperação espetacular
TCNO3, vai caminhando para um fechamento com um fortíssimo candle de reversão 0 doji dragon fly - acima da LTA curta e da retração de 38.2% de fibo desde o último fundo e tirando chances de maiores precipitações no curto prazo. No próximo pregão um rompimento da máxima de hoje dará a chance para a recuperação dos 1.75 e mais acima os 2.15. Movimento de correção de ontem e hoje com volume baixíssimo, característica de pullback até resistências importantes superadas e depois consolidadas como suporte, temos a expectativa de uma nova semana altista. Vamos ver como fechará o ativo. No intraday 15 minutos papel fez um pivot de alta e já dá sinalização de novas altas a caminho pela sustentação acima das médias. Simbora.
TCNO3
TCNO3, segue bem configurada no diário, com suas médias apontando para cima e volume ascendente no movimento de alta. Precisa se manter acima da linha vermelha no diário para seguir rapidamente para os objetivos de alta em 1.75 e 2.15. Foi alí que parou ontem. Se romper para baixo, perdendo a mínima de ontem, 1.35, dará sequência a uma realização maior. No intraday 15 minutos, vai formando congestão triagular, padrão de continuação clássica do movimento de alta, precedida por uma nova acumulação.
Dado o baixo free float do papel, pode subir violentamente para cima a qualquer momento, mas a chave segue sendo o rompimento dos 1.75. E dado o baixo volume do papel nessa queda, talvez uma operação de estope no leilão de encerramento do dia seja mais viável e seguro, já que por vezes falta ordens de compra no book para fechar posições no intraday, o que acaba gerando quedas desnecessárias e falsas.
Atualizando primeira hora de pregão:
IFR inflexando para cima no intraday 60 minutos, querendo cruzar na compra, bandas de bollinger fechando e dando suporte na base inferior para o ativo, não querendo abrir, média de 20 períodos lateralizando, OBV fazendo fundo mostrando volta da acumulação. Para melhorar, acima dos 1.50 confirma fundo na região da base triangular o joga o papiro para os 1.68 novamente. Caiu, comprou.
Mais um desesperado em TELB4
"bom dia silvio, estou desesperada com telb4, vc por favor pode me dar sua opinião do que pode acontecer hj? fechou com candle de reversão, se cair pode ir até quanto? o q esperar? muito obrigada"
Se o papel perder os 2.08 com força, você deveria estopar pois o papel entraria em tendência de baixa com destino aos suportes em 1.77 e depois 1.38. Você pode esperar o fechamento do dia para ter certeza da violação dos 2.08 ou pode fazer isso durante o intraday, a decisão é difícil mas é apenas tua. Clássicamente, um papel só perder suporte com o fechamento do gráfico diário e com a confirmação do dia seguinte, isso evita violinadas mas também por vezes aumenta o prejuízo. De qualquer forma é um tanto perigoso ficar posicionado num papel tão movido a notícias como esse e tão incerto quanto sua capitalização futura. Não se sabe, se a empresa voltar a funcionar, se deverá valer 1 real ou 1000 reais, pois tudo não passa de especulação. Não é uma empresa que produz riqueza, que gera serviço, que distribui lucro, logo, ficar posicionado aí é para quem acredita no potencial e tem dinheiro que possa deixar sem maiores preocupações, caso aconteça forte variação. Minha recomendação é usar o estope quando o gráfico pede isso, lembrando que o primeiro prejuízo é sempre o menor.
11 de fevereiro de 2010
TCNO3 intraday 15 minutos - plantão 2
TCNO3, vai claramento respeitando os tempos de fibonacci desde o último arranque; realizou até os 38.2%, deu compra forte e subiu chegando a renovar a máxima do dia em +8%, e agora faz mais um tempo de realização, que se respeitar os 1.50 e fizer fundo ascendente aí, será a sustentação final para testar os 1.75 e depois os 2.15. Claro que não precisa necessáriamente fazer tudo isso hoje.
TCNO3 intraday 30 minutos - plantão
Se segurou acima das médias, o que mostra força na tendência, deixou um doji dragon fly - forte candle de reversão - e agora precisa romper os 1.55 para buscar os 1.75 e então 2.15. Segue bem configurado ainda, e caiu com volume decrescente, o que mostra que tem muita gente segurando o papiro e até o momento presente, não parece mais do que realização de lucros. Seguimos com DEP.
TCNO3 intraday 15 minutos
Aonde eu aprendí AT, existem dois pontos clássicos de compra possíveis, no rompimento de resistência - ontem em 1.31 - ou no recuo até médias móveis importantes no intraday 15 minutos, quando existe o respeito das mesmas. No momento, TCNO3 vai se sustentando acima da MMe17 e 34 e segue na tendência de alta inalterada, num movimento chato, mas possível de acontecer, tanto, que o estope em 1.37 estava aí por isso mesmo. Tudo segue inalterado, a estratégia e os targets.
TCNO3
Vai oscilando dentro de uma área de congestão que pode ser a formação de um mastro-bandeira, com pontos de aceleração em 1.38 e 1.75, que rompido liberaria para um teste nos 2.15. Após a forte alta de ontem, vemos como o candle de abertura veio buscar a proximidade de suas médias móveis, em especial a 17, e até aqui vai dando sustentação para a tendência, que segue intocávelmente de alta, embora não tenha avançado como os compradores esperavam. Agora é ter paciência para deixa a estratégia seguir seu curso.
10 de fevereiro de 2010
Ibovespa
Segue no repique com volume mais ou menos, e com gringos retirando dinheiro todo dia - com exceção de hoje - mas ainda sem condições de alterar a tendência de baixa. Um sinal positivo de reversão apenas se o índice voltar a cair, deixar um fundo ascendente e posteriormente romper o topo anterior. Uma reversão da tendência de baixa secundária para alta sem a formação de tal fundo ascendente - que só poderia acontecer numa nova queda do mercado, acima dos 61300 - apenas em caso de rompimento dos 67350, coisa pouco provável mas não impossível. De qualquer maneira mercado já vai sentindo as proximidades da LTB do canal de baixa e das médias apontadas para baixo e em plena descendência.
TCNO3 - a nova HOOT4?
TCNO3, vai fechando o pregão com um rompimento muito forte (com agulhada na compra pelo didi index e tendência no ADX) da resistência em 1.30, e parte agora para o teste da resistência em 2.15. Suportes de intraday podem servir como estope para o ativo, em 1.38 e em 1.48 se encerrar acima dos 1.60. IFR e EL em elevação, OBV otimista e volume muito forte, um dos maiores da história do papel. Setor envolvido com Copa do Mundo e Olímpiadas movimentado essa semana,
HOOT4
Papel abriu forte mas vai plotando candle de topo, e dado o IFR 100 e a enorme distância da MM9, deve lateralizar ou mesmo ceder nos próximos pregões até as retrações de fibonacci plotado no gráfico, motivo pelo qual, recomenda-se realização de lucros imediato ou abaixo da mínima do dia, pelo menos parcialmente.
Ibovespa em fim de repique
Assinar:
Postagens (Atom)