5 de fevereiro de 2010

O dinheiro esperto e o dinheiro burro

Muitos amigos e conhecidos estão fascinados com a queda de 5% na bolsa hoje. Aproveitaram para comprar as liquidações e promoções, em suas expressões. Eles estão querendo fazer uns 10% ou até 20% no curto prazo, coisa de 2 ou 3 dias, não sabem aonde ficam os estopes dessas operações, mas já sabem que se o papel cair mais um pouco podem fazer preço médio, e se cair mais um pouco ainda, podem deixar o papel para longo prazo mesmo, oras. Afinal de contas, já ouviram falar que a bolsa é o melhor rendimento que existe no longão, então fica tudo tranquilo na consciência, e claro, na justificativa para a família, que fez da economia suada do dia a dia um hábito, justamente para financiar as aventuras de um irresponsável representante diante de um Home Broker.

O que seria dos espertos se não fossem os estúpidos? Aonde entraria o lucro do dinheiro inteligente se não fosse o prejuízo do dinheiro burro? A verdade é que todo o sistema de renda variável é criado, pensado e manipulado para fazer um cidadão comum perder dinheiro. E aqui estamos novamente, num mercado dando todos os sinais, implorando para ser enxergado como um momento de reversão de tendência, da alta para baixa, e o fluxograma provando o que estou vendo com os meus olhos todos os dias: mais e mais pessoas físicas entrando na mão de compra num mercado de venda. Absurdo. Disparate. Suicídio financeiro. Plena realidade.

Mercado mal começou a cair. Segue sobrecomprado no gráfico mensal. Distante de médias móveis importantes como a MM50 e 200 no semanal. Aliás, dá só uma olhada no que aconteceu da última vez que o ibovespa perdeu a MM20 nesse tempo gráfico, aonde foi parar. Mas mesmo assim, a mão coça e fica difícil esperar a confirmação de fundo e de uma nova tendência de alta. Caiu 1% e já começa a salivar para comprar. Bem, pelo menos para quem estiver operando a favor da tendência, operando na venda, esse dinheiro de tolo financiará muito lucro que não existiria de outra forma. Eu apenas faço votos de que você, caro leitor do blog MGA, escolha o time do dinheiro esperto, que estuda, que possue método, estratégia, que sabe o que comprar ou vender em qual hora e em qual papel, e deixe para lá o time perdedor do dinheiro burro, emocional, infantil, e desesperado, que vai na onda das dicas e já perdeu o compromisso com o sucesso porque para ter sucesso é preciso comprometer-se e esforçar-se.

Estudo.

Olha o tamanho da análise que postei ontem sobre HOOT4. Não é a toa que T-O-D-O-S os papéis que compõem o índice Bovespa cairam hoje. Também não é coincidência que HOOT4 valorizou 4% como uma das únicas altas do dia de toda a bolsa: é esforço.