22 de fevereiro de 2010

Um trade de quase 30% em TELB4 em apenas dois dias


Vou mostrar um jeito de operar tão simples, tão simples, que até uma criança de 5 anos com noções básicas em giz de cera saberia fazer.

Após a queda monumental da TELB4 na semana passada, fiquei de olho na dita cuja. Na sexta feira última, o papel no gráfico de 60 minutos, após um belo rallye de alta, mostrou que tinha força para voltar a dar novo arranque. Quando rompeu a MM20 fiquei de olho num pullback - num retorno - até a MM20 para testá-la agora como suporte e ficar pronto para uma compra. Quando os candles mostraram força de compra na aproximação da MM20, comprei na confirmação de fundo no candle das 15h15 com estope em 2.14. Uma vez que o papel fez esse fundo ascendente, tracei uma Linha de tendência de alta no gráfico unindo as duas principais mínimas dos dois fundos. Agora que o papel tinha a MM20 de volta apontando para cima e um pivot de alta, segurei o papel comigo. Hoje, quase não acreditei quando ví que o papel já ia abrir a quase +15% no leilão de abertura. Pois bem, nesse caso, copiei a inclinação da LTA formada na sexta feira para as duas outras máximas principais, e ví que formou um belo canal de alta. Acontece que o preço de abertura do leilão acusava um toque nessa LTA das máximas, dos topos, e o mais provável seria que o ativo retornaria para a LTA dos fundos e seguir assim nesse canal de alta até seu próximo objetivo. Pois bem, estava tão evidente e lógico que gráficamente o papel iria retornar que vendí metade das posições já no leilão a 2.85, e o restante em 2,90, quando ví que o ativo ficou sem força para seguir fora do canal de alta. O resultado foi mais feliz ainda, com o papel voltando de fato para o interior do canal de alta e deixando uma configuração dando sinais de que não voltará a subir até testar a LTA dos fundos desse canal de alta, aonde, num teste renovado da MM20, uma ordem de compra minha esperará pelo ativo. É claro, com muito, muito controle de risco, já que pela extrema volatilidade, qualquer deslize pode ser fatal.

Simples, óbvio, eficiente. E principalmente: sem emoção ou notícias.

Ps.: Todos sabem do meu histórico de pé atrás com esse ativo, pois nunca gostei das especulações em torno dela. Contudo, após ouvir as declarações do presidente de que a empresa realmente será reativada, e que seguirá subindo, resolví aproveitar e tirar uma casquinha, afinal de contas, temos agora perspectivas concretas para o papel.