5 de fevereiro de 2010

Análises Ibovespa

Daniel Marques, Ágora corretora:

"O Índice Bovespa continua sua tendência de baixa e já se aproximou bastante da conclusão do primeiro objetivo de queda de sua figura de reversão que projetou o mercado por volta dos 60.000 pontos, que também é uma região de suporte. Suas bandas de bollinger estão se abrindo desde o pregão anterior, o que vai lhe dando mais volatilidade e com isso movimentações mais fortes no curto prazo. Seu gráfico semanal também vai empurrando sua banda de bollinger inferior para baixo e com isso causando movimentações mais fortes no curto prazo, com o suporte principal na mesma região de 60.150 pontos. O volume negociado foi novamente muito alto, bem acima de R$ 8 bilhões e isso vai contribuindo para deixar o OBV cada vez mais pessimista"


Link Research:

"O Ibovespa, após a perda do suporte em 64.900, ficou sem tendência definida. Próximo suporte em 60.146 e resistência em 71.068. "


Fernando Goés, WinTrade corretora:

“OCO perdido nos 64.450 parecendo que vai rápido pro objetivo dos 60.500/000. A queda pode ser maior, mas esse preço pede muito um repique ao menos, e aí vamos ver o que desenha. Mas mercado pra recolher o barco de compras no curto. Só quem pensa em LP e mesmo assim sempre aos pouquinhos”.


Lopes Filho:

"A análise do gráfico diário do Ibovespa, no encerramento desta semana, mostrava que o último avanço foi simples repique corretivo e deu chance para nova precipitação na direção da principal reta de suporte de alta (que sustenta a tendência desde o fundo formado em outubro de 2008). Isto significa que a interrupção da queda nesta reta (mais ou menos 60.500 pontos), seria natural e poderia ser seguida de novas manifestações altistas. No entanto, o longo período de distribuição representado pela Cunha de Baixa deveria ter proporcional baixa e isto significa que talvez 60.500 pontos talvez não seja a definitiva marca de reversão. É possível – e mesmo provável - que o Ibovespa atinja níveis menores no desenvolvimento desta trajetória baixista, mas estas projeções variam em função dos apoios (fundos) de Fibonacci surgidos durante a alta. Deste modo, as expectativas para esta queda obedecerão às seguintes regras (tentando usar números mais arredondados):


a) Se o mercado corrigir apenas o período altista iniciado em julho de 2009, o índice poderá cair até 58.500 e 55.900 pontos;

b) Caso seja uma correção maior, englobando todos os avanços verificados a partir de março do ano passado, as projeções baixistas seriam 54.800 e 50.500 pontos;

c) Finalmente, admitindo-se a possibilidade de que esta baixa irá corrigir toda a alta verificada a partir do fundo de 2008, poderíamos trabalhar com níveis entre 50.800 e 45.750 pontos"


Silvio - Meu Gráfico Amigo:

"Segura a peruca".